NOSSO endereço geralmente inclui país, cidade e rua. Podemos dizer que a Terra também tem um endereço: o "país" é a nossa galáxia, a Via Láctea; a "cidade" é o sistema solar ? composto pelo Sol e os outros planetas; e a "rua" é a trajetória da Terra em torno do Sol. Graças aos avanços na astronomia e na física, os cientistas têm compreendido cada vez mais as vantagens da localização de nosso "cantinho" no Universo.
Por exemplo, nossa "cidade" ? ou seja, nosso sistema solar ? encontra-se numa parte da Via Láctea que muitos cientistas chamam de zona habitável galáctica. Essa zona fica a cerca de 28 mil anos-luz do centro da galáxia e contém as concentrações exatas dos elementos químicos necessários à vida. Se a zona estivesse mais longe do centro, esses elementos seriam muito escassos; se estivesse mais perto, as condições seriam extremamente perigosas em vista da grande quantidade de radiação letal e outros fatores. "Vivemos numa região nobre", disse a revista Scientific American.
A "rua" ideal
"Nobre" também é a rua, ou seja, a órbita que a Terra percorre na "cidade", o sistema solar. A uns 150 milhões de quilômetros do Sol, essa órbita fica dentro do que os cientistas chamam de zona habitável circunstelar, onde as condições não são nem frias nem quentes ao extremo. Além disso, visto que a órbita da Terra é quase circular, sua distância em relação ao Sol permanece praticamente a mesma o ano todo.
O Sol, por sua vez, é a perfeita "usina de energia". É estável, do tamanho ideal e emite a quantidade exata de energia. Não é por acaso que ele tem sido chamado de "uma estrela muito especial".
O vizinho perfeito
Se você fosse escolher um vizinho para a Terra, não haveria opção melhor do que a Lua. Seu diâmetro mede um pouco mais de um quarto do diâmetro da Terra. Assim, em comparação com outras luas do sistema solar, a nossa Lua é excepcionalmente grande em relação ao planeta que ela orbita. Mas isso não é mera coincidência.
Por exemplo, a Lua é a principal responsável pelas marés, que desempenham um papel vital na ecologia do planeta. A Lua também contribui para a estabilidade do eixo de rotação da Terra. Sem a Lua, que foi feita sob medida, nosso planeta seria como um pião em baixa velocidade, que depois tomba e continua girando de lado. O clima, as marés e outras condições sofreriam mudanças catastróficas.