O Embasamento Científico da Cromoterapia
 
O Embasamento Científico da Cromoterapia
 


A Cromoterapia é uma terapia natural que atribui às cores um significado que pode alterar problemas de saúde, promovendo o alívio sintomático através da cor absorvida pelo corpo. Isso se dá pelo eletromagnetismo, ou seja, o corpo recebe diferentes campos eletromagnéticos da luz e o corpo os absorve em um padrão de vibração interpretado pelo Cromoterapeuta, desenvolvendo o equilíbrio energético, tão imprescindível para a saúde física, mental, emocional e espiritual. É uma terapia que leva em conta todos os níveis do ser humano ( físico, mental, emocional, energético e espiritual), e não apenas os sintomas físicos, já que corpo e mente encontram-se intimamente interligados.

FATOS HISTÓRICOS

Em 3000 A.C. já se fazia uso das cores no Egito para curar doenças e desenvolver os dons espirituais, através do uso de pedras preciosas, cristais, cores, mantras, perfumes e doação de energia pelas mãos, além da já utilização da água solarizada (garrafas de água envolvidas em papel celofane na cor adequada ao caso).

Ainda em 3000 A.C. na Índia, houve grande desenvolvimento dos princípios energéticos que propiciam a cura, fazendo a Cromoterapia parte da Medicina Ayurvédica, que se utiliza de cristais, sons, exercícios respiratórios, alimentos, massagem, mandalase plantas medicinais que agem sobre as glândulas (aqui chamadas de chacras), e que são os centros de energia do corpo humano.

Em 2700 A.C, a China já utilizava as cores na alimentação e no diagnóstico dos desequilíbrios internos.

Em 500 A.C. a Helioterapia (Terapia do Raios Solares) já era bastante utilizada na Grécia e receitada por médicos como Hipócrates ( O Pai da Medicina).

Na metade do século XX, nos Estados Unidos, começaram a ser financiadas pesquisas sobre os efeitos das cores, e podemos dizer que o Raio Laser, usado inclusive em cirurgia, é um ótimo exemplo, assim como a medicina tradicional hoje faz uso dos raios infravermelho e ultravioleta. É importante também saber que a NASA realiza importantes pesquisas com as cores no espaço.

No Brasil, hospitais públicos como Lourenço Jorge e Miguel Couto (no Rio de Janeiro) mudaram a cor das paredes dos quartos para verde claro, pois é uma cor que acalma, equilibra a parte emocional e acelera a cicatrização. Muitas empresas contratam Cromoterapeutas para decorar o ambiente de trabalho com cores que atinjam determinados objetivos, como motivação, aumento de produção, concentração, equilíbrio, Raciocínio, reflexo, memória, redução de acidentes, melhor relacionamento entre os funcionários,...

BASE CIENTÍFICA

Para você conseguir entender melhor como uma luzinha colorida pode alterar o seu estado de saúde torna-se válida essa explicação de como a energia luminosa altera o estado da matéria. Vamos voltar para a escola?

Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Toda matéria é composta de átomos, que são a menor porção da matéria. O átomo é composto por uma parte central (núcleo), onde são encontradas duas partículas: o próton (de carga elétrica positiva) e o nêutron ( de carga elétrica neutra). Ao redor do núcleo giram em altíssima velocidade as partículas chamadas elétrons (de carga elétrica negativa). Os átomos ligam-se uns aos outros até formarem uma matéria sólida.

A ciência descobriu que, assim como tudo que existe, os tecidos do nosso corpo são compostos por partícula de energia, sendo então energia. O átomo possui 7 níveis ou 7 camadas, onde os elétrons se encontram aprisionados. Porém, se o átomo for energizado, seja através de calor, luz, etc, os elétrons absorvem essa energia e "pulam" para níveis mais afastados do núcleo.Em um curto espaço de tempo, os elétrons retornam ao nível de onde saíram,mas aí já liberam ou devolvem a energia que absorveram em forma de luz. Esse facho de luz chama-se Fóton ou Quanta de Luz.

Por exemplo: Quando ligamos o interruptor de luz em nossa casa a mola existente dentro da lâmpada (em geral de tungstênio) é composta por átomos. Ao ligarmos o interruptor este energiza os elétrons, que absorvem a energia e pulam para níveis afastados e, ao retornarem, liberam a luz. A luz que você vê na lâmpada é composta por pequeninos fachos de luz liberados por cada elétron.

Albert Einstein descobriu a relação entre matéria e energia, definindo que "Matéria é energia em estado condensado, e energia é matéria em estado luminoso". Onde queremos chegar? Bem, as células são compostas por átomos, também são matéria/energia e reagem às cores mediante a descarga de hormônios.

Mas, por que essa explicação agora? Porque o nosso corpo é igualmente composto de átomos,células, e, ao utilizar as cores,estas iluminam os elétrons que absorvem a energia luminosa, ocorrendo alteração da matéria. A partir do momento em que os elétrons da luz colorida são absorvidos, os doentes são expulsos. Pense na Fotossíntese, em que células especiais nas folhas dos vegetais absorvem a energia luminosa do sol e a transformam em energia química, armazenada na molécula de glicose. O que acontece quando você come aquele vegetal? A energia contida na glicose passa para o nosso sistema de energia e nos serve de combustível para os movimentos, bom funcionamento dos órgãos... A luz solar corre por nossas veias e nervos, proporcionando o bom funcionamento do nosso corpo. Assim, acredito, fica mais fácil compreender a atuação das cores no nosso corpo através da Cromoterapia.

O TRATAMENTO

Um corpo não saudável emite vibrações desequilibradas e a cor, através da luz e do ambiente, às vezes na alimentação, atua por meio do sistema nervoso, estimulando a produção de hormônios que controlam o equilíbrio químico e energético do corpo. É uma terapia alternativa que promove um grande bem-estar e, aos poucos, através de entrevistas e acompanhamento, avalia-se os desequilíbrios energéticos existentes. Para tanto, o Cromoterapeuta necessita conhecer bem a história clínica, o estilo de vida, a alimentação do cliente, se concentrar nesses detalhes para captar o estado energético e localizar devidamente o desequilíbrio da cor.

O Cromoterapeuta, em um tratamento à distância, não tem como avaliar as vértebras do cliente, nem irradiar luzes utilizando a Lâmpada de Cromoterapia como em um consultório, onde são aplicada infinitas técnicas de uso das cores. De qualquer forma, é um tratamento que funciona muito bem com recomendação à distância, quando o terapeuta sugere uso de cores nas roupas, na dieta, na decoração da casa ou do escritório, indicação de pedras curativas para aplicação caseira, músicas terapêuticas para relaxamento, água solarizada, exercícios de visualização e relaxamento físico, que podem ser feitos em casa sem qualquer risco para a saúde. As cores utilizadas na cromoterapia são as mesmas do arco-íris: Vermelho, Laranja, Amarelo, verde, azul, Índigo e violeta, acrescentando-se o Rosa que é excelente para as emoções.

O QUE PODE SER TRATADO COM A CROMOTERAPIA?

Resfriados

Bronquite

Anemia

Dores reumáticas

Diarréia

Prisão de ventre

Distúrbios da Menstruação

Perturbações Renais

Distúrbios Sexuais

Inchaço abdominal

Fígado cansado

Vesícula Biliar

Reumatismo

Eczemas

Indigestão

Enxaquecas

Cansaçofísico/mental/emocional

Depressão

Ansiedade

Pânico

Estresse

Angústia

Apatia

Tristeza

Fobias

Insônia

Irritabilidade

Hipertensão

Hemorróidas

Artrite

Artrose

Osteoporose

Dor de dente

Vômito

Tosse

Espasmos

Gripe

Febre

Úlceras

Gastrite

Apendicite

Sinusite

Nevralgias

Zumbidos

Perturbações da visão

Nefrite

Otites

Cistite

Dores ciáticas/lombares

Irritação da pele

Asma

Cólera

Emoções violentas

E muito mais!

 Contatos:

Telefone: (21) 3315-0645E-mail: [email protected]: www.ombroamigo.net

 
Avalie este artigo:
2 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Marcia Sampaio
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Marcia Sampaio é Terapeuta Holística com especialização em Psicoterapia Holística, Cromoterapia, Florais de Bach e Fitoterapia. Pedagoga com extensão especilizada em Psicologia e Saúde Mental,Pedagogia Empresarial,Consultoria Interna e Gestão de Conflitos organizacionais. Educadora,palestrante e es...
Membro desde março de 2009
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: