Hoje em dia no Brasil cada dia mais se vê adolescentes insatisfeitos com seus corpos, que optam por realizar procedimentos cirúrgicos cada vez mais cedo. Há uma mentalidade de “insatisfação generalizada” por pressão da sociedade da beleza e as cirurgias plásticas são vistas como uma forma rápida e eficaz de “solucionar” os defeitos físicos percebidos pelos adolescentes. Enfrentamos uma crise de autoestima e confiança na sociedade brasileira.

Antes a cirurgia plástica era acessível para poucos, da alta sociedade, e era realizada apenas para corrigir defeitos claros no corpo humano ou para ajudar a combater doenças. Hoje em dia a cirurgia plástica se tornou uma prática comum e até rotineira entre os brasileiros. E ela está cada vez mais acessível a todas as camadas da população.

Mundialmente cirurgiões de prestígio se pronunciam contra essa banalização corporal e pratica da cirurgia plástica de rotina. Se considera hoje em dia que a plástica se tornou uma tendência entre os adolescentes. Esses ainda não têm capacidade psicológica de decisão frente a uma escolha como essas, e tem pensamentos muito imediatistas, além de muitas vezes não terem idade suficiente para passar por uma intervenção cirúrgica.

Muitas vezes o problema está na sociedade, que incentiva praticas como essa, e exalta a beleza artificial como a desejada. E ainda maior são os problemas que advém internamente, ou seja, de dentro de casa. As meninas adolescentes que realizam cirurgia plástica muito jovens muitas vezes têm mães que já realizaram também e as incentivam.