O Efeito Estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. É gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.

Nos últimos anos, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera tem aumentado anualmente, este aumento se deve à utilização de petróleo, gás e carvão e à destruição das florestas tropicais. A concentração de outros gases que contribuem para o Efeito de Estufa também aumentou rapidamente. O efeito conjunto de tais substâncias pode vir a causar um aumento da temperatura do planeta.
Se a terra não fosse coberta por um manto de ar, a atmosfera seria demasiado fria para a vida. As condições seriam hostis à vida, a qual de tão frágil que é, bastaria uma pequena diferença nas condições iniciais da sua formação.

Preocupados com estes problemas, organismos internacionais, Organizações Não Governamentais e governos de diversos países já estão tomando medidas para reduzir apoluição ambiental e a emissão de gases na atmosfera.