São tantos livros escritos, tantos artigos, tantos sermões, que de repente nos perguntamos se o intelecto aleatoriamente alimentado não entraria em colapso. Mas ao mesmo instante sabemos que a Bíblia foi selada, porém a inspiração de Deus para alimentar os seus filhos, continua até os dias atuais.

Por tudo isto é que me vejo mais uma vez diante de uma máquina do século XXI, (chamo assim porque não sei como se chamará na época em que você estiver lendo ou ouvindo este artigo). Exatamente neste instante, me sinto atemporal como Deus, penetrando na tua vida como se estivesse contigo, tantos anos depois, pois sei que o livro eterniza o ser humano na história. Aprouve Deus eu ter contato contigo através da escrita ou do que falo.

Se você me conhece pessoalmente, é meu contemporâneo, estará vivendo a minha época e obviamente acompanhando o meu pensar deste instante e obviamente dividindo idéias em momentos informais e até em sala de aula, onde não me poupo em passar tudo que obtive de conhecimento. Deus faz infinitamente mais e nos usa para penetrar no coração daqueles que Ele ama e deseja se revelar ao longo da vida. Quantos trabalhos só foram reconhecidos depois da morte de seus autores? Mas as manifestações do SENHOR são para o momento DELE.

Atualmente as pessoas não mais conseguem acreditar em nada. Qualquer atitude de fidelidade é altamente criticada como se a atitude de ser verdadeiro, tornara-se um andar na contra mão.

Era uma manhã como qualquer outra, manhã de verão no Rio de Janeiro, o céu estava claro e o sol muito quente. Acontecia em mim um questionamento inquietante a respeito de várias coisas que ocorrem com os cristãos.

A Ciência, com sua lógica mostra um sem número de complicações que acontecem com o povo de Deus e muitos não são capazes de entender que há uma terrível mistura entre alma (psiquê) e espírito (sopro de Deus).

Para que o leitor entenda este mistério é necessário que se explique.

O HOMEM É TRIUNO:

CORPO- HOMEM NATURAL

ALMA-HOMEM EMOCIONAL

ESPÍRITO - HOMEM ESPIRITUAL

A Bíblia nos diz que "o homem natural cuida das coisas naturais." As coisas naturais são o que normalmente fazemos no dia a dia. Trabalha-se, alimenta-se, compra-se e vende-se. Tantas outras coisas do cotidiano que acontece a todos àqueles que foram criados por Deus. Já o homem emocional se envolve com coisas mais significantes como os laços de família, as amizades mais fortes, a Igreja, os colegas de trabalho e todos com quemformamcerta aliança de convivência.

Está exatamente nesta área, a mais forte ligação do ser humano com o seu semelhante. É exatamente ali que acontecem as dores, angústias, decepções e tantas tristezas que levam muitos, ao completo desengano com a vida.

Quanto ao espiritual, é este o território onde Deus se relaciona com o homem. Quando O conhecemos e O reconhecemos como Senhor absoluto de nossas vidas, acontece a grande fusão da criatura com o Criador e a Palavra afirma e, portanto é para crer. Que o homem se torna um só espírito com Deus.

Faz-se necessário uma pausa para refletir. Deus trata com cada ser humano particularmente, como uma impressão digital no universo.

Pergunta-se por que e para que fomos criados. O leigo se enche de respostas sem sentido e se envereda por um caminho completamente diferente do propósito real do Senhor.

A Bíblia está permeada da palavra fé e isto leva a muitosa não entender, que em momentos distintos esta fé é decodificada ou traduzida como confiança. "Sem confiança é impossível agradar a Deus", portanto apegue-se a isto para entender a razão pela qual você pede tanto e não recebe dAquele que firmou promessas na tua vida e o fez para cumprir e não para brincar com seus filhos.

ATITUDES DE VITÓRIA

As atitudes humanas dizem muito daquilo que o homem traz em si. 

Se habitue a listar pelo menos dez habilidades que lhe fazem se sentir seguro naquilo que faz.

Liste também dez fraquezas que se escondem dentro de você e causam inquietudes.

Comece a usar as habilidades de tal forma que supere e apague paulatinamente uma fraqueza.

Use o comando de voz para que você se convença de que está lutando contra o outro ser que se formou no seu emocional e tenta torná-lo impotente.

Não converse com pessoas que você sabe de alguma forma são pessimistas e lhe sufocam com críticas ou elogios falsos.

Evite pessoas que o tempo todo lhe elogia apenas para ganhar a sua atenção.

É o seu momento a sós com você. Só a sua opinião importa.

Tente sair de dentro de você e se veja de fora, como se tivesse ficado em um canto enquanto é observado.

Esta experiência tem levado muita gente a ter um forte e maravilhoso auto-encontro e com Deus.

APRENDENDO A SONHAR OS SONHOS DE DEUS

Muitos não entendem que só se sonha os sonhos que Deus reservou para cada um.

Sonhar o sonho do outro ou aspirar por aquilo que não lhe pertence é invejar.

Quando se consegue aquilo que se sonha a isto se chama de sucesso. Conseguir o que se aspira é felicidade. Ter sucesso na vida é ser feliz e isto gera gratidão a Deus. Quando o sucesso gera a soberba o coração nunca conheceu ao Senhor e, portanto o ser humano estará à beira da ruína, pois Deus controla e gere todas as coisas.

Ser feliz é, portanto aceitar de forma salutar o que se consegue com trabalho, e honestidade. Isto não significa que a quantidade gere felicidade, mas a forma grandiosa como as coisas aconteceram vindo do coração de Deus para o seu coração.

A RELAÇÃO DE DEUS COM O HOMEM É UMA RELAÇÃO DE CONFIANÇA Quando Deus escolheu o homem para ser chamado de seu filho não perguntou o que ele

tinha ou o que poderia lhe oferecer, mas de que forma confiaria nEle.

Os relacionamentos bem sucedidos começam por laços de entendimento. Pode-se identificar um relacionamento bem sucedido, observando o modo como as pessoas se respeitam. Deus respeita o ser humano de tal forma que coloca condicional em todas as promessas. "Eis que estou à porta e bato, se ouvires a minha voz e abrires a porta entrarei e cearei contigo". Percebe-se a elegância de Deus que pode todas as coisas, e nos explicita que devemos ser como Ele, pois somos a sua essência.

Quando se quer reencontrar sentimentos que foram banidos do coração e que foram plantados por Deus, faz-se necessário adotar atitudes maduras.

As atitudes destacadas neste trabalho seriam as atitudes tomadas por Cristo em seu lugar.

Certamente uma das atitudes que leva o ser humano a um alto patamar de credibilidade é saber e ter uma comunicação objetiva e clara.

Às vezes a comunicação não precisa ser especificamente verbal. Quando Jesus olhou nos olhos de Pedro no momento em que foi negado, a leitura de Pedro foi imediata. Muitas vezes a pessoa está dizendo uma coisa e falando outra. Ter sensibilidade nesta área é de primordial importância.

Deve-se aprender a se doar. Dar, não significa doar. Doar está relacionado a uma atitude de perfeito amor. Quem dá, geralmente quer algo em troca. É a atitude comum de ação exigindo uma reação. No entanto doar é a atitude de causar alegria, conforto e contentamento no outro. Trata-se de um comportamento,não de um sentimento.

Ser grato é uma atitude humana. Quando se reconhece que o outro foi a instrumentalidade de Deus para abençoar a nossa vida, deve-se transferir toda glória e honra a Deus, mas ter um gesto de gratidão com aquele que nos abençoou.

CONFIANÇA, O QUE É ISTO?

Definir confiança seria dentro da concepção humana um simples ponto de vista.

Uns nasceram para confiar plenamente, outros para desconfiar. Certo amigo meu dizia que confiança se dá aos poucos. No entanto eu arriscava discordar dizendo que confiança se aplica integral e que aquele que recebe vai se firmando ou perdendo de acordo com suas atitudes. O fato é que existem dois pontos a serem colocados: O primeiro é que a decepção acontece quando a confiança é quebrada e o outro é quando há o cumprimento de tal atitude gerando satisfação.

É impressionante quando se deposita a confiança em algo ou alguém que se julgava ter obtido todas as informações possíveis a respeito, tinha-se eliminado todas as probabilidades de erro, e no final, exatamente naquele ponto, se é derrotado. A sensação é terrível. Fica combalido, se frustra e então vem a tentativa em buscar o estabilizador que se tornou indispensável entre seres imperfeitos: o Perdão.

As várias tentativas em dar ao semelhante este crédito, não poderão cessar enquanto houver um ser humano diante do outro. Afinal o homem foi feito para acreditar. Sem esta condição a vida se torna desumana.

Diariamente se é bombardeado por notícias ruins, pensamento negativo, atitudes frustrantes e tantas outras coisas catastróficas que poderiam levar qualquer um a um estágio de desalento. Os sonhos são anulados e o homem, feito imagem e semelhança de Deus, vai aos poucos entrando em um estado de estresse espiritual. A felicidade está dentro daqueles que acreditam que o ontem é apenas um marco para não repetir o que foi errado, que o futuro é apenas uma hipótese e que a realidade é o presente que segue a própria etimologia da palavra. Não merecíamos, mas estamos sendo presenteados por Deus com mais um dia de vida.

O homem que conhece Deus sabe investir em si próprio e aproveitar todas as situações para delas tirar o maior proveito. A vida é uma dádiva de Deus a cada um, portanto o comando dela terá que ser assumido inteiramente por aqueles que reconhecem isto.

MUDE, ASSUMA O

COMANDODE SUA VIDA

Existem pessoas que ainda não sabem o que são e para que foram geradas. É importante que neste exato momento haja a tomada de consciência de que há um motivo lógico de você ter nascido. Portanto questione sobre quais os resultados que poderia alcançar se começasse a desenvolver um projeto pessoal. Essas decisões ativam e determinam os resultados finais.A felicidade de assumir o comando de sua existência será o seu melhor presente.

Quando se entende que a vida é dominada por cada um nunca o contrário, evidentemente a sensação de vitória é absoluta.

Vê-se que a maioria das pessoas que não é vencedora, geralmente se torna prisioneira de um indescritível medo. Porisso a felicidade é algo distante e inacessível.

Evidentemente ninguém sofre deste distúrbio de forma espontânea, mas a injeção de coragem, estímulos e confiança,podem ajudar esta pessoa a tomar um novo rumo em seu viver. A Palavra diz que "o amor lança fora todo o medo". O amor aqui referido é a própria expressão do Cristo. A intimidade, o conhecimento e o reconhecimento das promessas nEle, levam o homem a uma nova tomada de atitude.

DEUS NOS TORNA PERFEITOS EM TUDO QUE FAZEMOS

Incrível como existe rejeição quando se fala em perfeição. Costuma-se dizer que "perfeito só Jesus". É notável que o próprio Jesus, nos atribui esta condição de igualdade com Ele. Ora, ser perfeito não é defeito, é um dos atributos deixados por Deus ao homem. Não fomos constituídos para errar, mas para fazer as coisas com perfeição. Se há uma inteligência e o exercício dos sentidos, evidentemente o resultado terá que ser muito bom. Costuma-se dizer que "a pressa é inimiga da perfeição", Evidentemente que o cuidado, a atenção, o zelo, o estudo, o projeto, a vontade de fazer bem feito levam a um alto nível de aperfeiçoamento. A eficiência é o resultado de um forte exercício da atenção. Uso um provérbio que me veio à cabeça quando tentava costurar pela primeira vez uma camisa de homem, coisa que nunca houvera feito antes. Queria por fina força terminar rápido e me veio à mente a formulação deste provérbio quehoje deixo registrado. "Tudo que fizeres, faze-o bem feito, para que ninguém encontre em ti defeito algum". Ter a convicção de que Deus aperfeiçoou todas as coisas pode levar ao descanso de que nEle somos perfeitos. Mesmo que o mundo inteiro diga e mostre imperfeições, a certeza existe com convicção naqueles que conhecem a Deus. Quando no tempo de ignorância, não se atentava para estes detalhes, mas vindo a plenitude do conhecimento, é para se defender veementemente a grande verdade proferida e registrada nas páginas do livro de Deus.

Portanto, é necessário conhecer estas coisas que certamente lhe levarão a encontrar e colocar novamente o Éden dentro de você.