INTRODUÇÃO 

            A maioria dos romances que tem como tema a seca tem suas influências ligadas ao Romantismo . Daí irão surgir as obras “O Quinze” de Rachel de Queirós , “O Cabeleira ” de Franklin Távora e mais precisamente “Luzia- Homem” de Domingos Olímpio , foco do nosso estudo.

            Nesse cenário de tristeza e de clima desfavorável criava nas pessoas mesmo aquelas que não tinham nenhum conhecimento por não terem tido acesso a educação, uma certa visão fatalista da natureza. Bastaria ver as constantes ocorrências de seca, que criava no homem do sertão uma certa desconfiança com a própria natureza. Por isso, saiu do saber popular a afirmativa: “ A terra é boa, o céu é que não presta”(LANDIM,1992,p.26).

            Esse artigo tem por objetivo retratar as possíveis influências que o homem sofre do meio, bem como relatar como os sertanejos previam se haveria um bom inverno ou não.

“      O sertanejo vive permanentemente consultando os sinais que                                                                                                                     a natureza lhe pode proporcionar no sentido de prever se o                                                                                                                            ano será de seca ou inverno. São muitas as “experiências”                                                                                                  observadas secularmente, construídas empiricamente, que                                                                  lhes deram  uma certa margem de segurança. Prescrutavam a                                                      flora , a fauna os astros que povoavam o céu de sua região ,                                                                                    num sentimento de muitas vezes desconfiado mas que não                                                                                                                        deixa de alimentar a ilusão,amenizar a angústia e fortalecer a                                                                                                                            esperança. O caminho da fé, da prece aos santos era uma                                                                                                  norma com todos os rituais  que tem passado de geração a                                                  geração, por outro lado explorado pelos romancistas de todas                      as épocas”(LANDIM,1992,p.27). 

Esse trabalho  mostra a coragem de a fé de um povo castigado pela seca, mesmo diante de todas as adversidades provocadas pelo meio, os personagens na obra “Luzia-Homem” não se deixaram corromper permanecendo com as suas virtudes até o final da obra.