Dom Juan


Como funciona a cabeça do dom Juan? Pode-se dizer que o desejo de conquista é a manifestação de um desejo primitivo do macho dominante que procura preservar todas as fêmeas do seu grupo somente para sí e assim manter a sua carga genética dominante em todo o grupo? Neste caso seria um desejo inconsciente de voltar ao grupo primitivo. Entretanto, como o ser humano já superou esta fase e a única coisa que importa é a manutenção de sua descendência, que pode ser garantida pelo casamento monogâmico, isso não faz mais sentido. O macho dominante ao preservar para si as fêmeas usa a lógica do controle, que seria impossível numa situação em que houvesse mais de um macho copulando com as fêmeas do grupo, já que não haveria controle sobre as relações com esse ou outros indivíduos e por consequência da prole.
Num contexto em que o casamento é monogâmico e salvo em situações especiais quando ocorre o adultério por parte da fêmea, não faz mais sentido querer copular com todas. Além disso, o avanço da genética permite determinar com precisão a paternidade de uma criança. E por que o desejo do Dom Juan por todas as mulheres que encontra? A explicação é a satisfação do desejo narcísico do homem, que tenta possuir o desejo das mulheres por ele para si, controlando-o egoisticamente. Ao chegar à meia idade, o homem desloca o seu desejo para mulheres mais jovens e mais atraentes, repetindo o mesmo ciclo. Assim, ele deseja o desejo das mulheres por ele, que em última análise é a paixão pela paixão das mulheres por ele mesmo. Neste sentido ele não deseja as outras mulheres, nas deseja que elas conservem o desejo por ele, pois somente assim ele poderá garantir a realização do seu desejo narcísico. Mesmo tendo duas ou três mulheres, ele sempre procurará garantir que elas amem apenas a ele, mesmo sendo muitas vezes impossível. Ele jamais abrirá mão espontaneamente do desejo, que não está nele, mas nas mulheres que o desejam. É o desejo do desejo, que não se materializa em algo concreto, que é o corpo das mulheres. Por isso ele precisa de duas ou mais mulheres, pois como o seu desejo é incapaz de se realizar integralmente, sempre haverá dúvida se a mulher com quem ele divide o leito continuará apaixonada indefinidamente.
Por outro lado, o Dom Juan normalmente é um amante atencioso, pois sempre cortejará a mulher e as outras, mesmo depois de conquistadas. Outro aspecto relevante, é que a sua mente narcísica precisará sempre proclamar as suas conquistas, pois aí ele encontrará a visibilidade e o reconhecimento que sua personalidade precisa para se afirmar e consequentemente se realizar em seu desejo.