O DOMÍNIO DO CONHECIMENTO DAS REGRAS DE FUTSAL PELOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Este pré-projeto de pesquisa aborda o tema de grande interesse no área do esporte educacional, a importância do conhecimento das regras de Futsal, pois sendo um esporte comum nas escolas públicas e sua utilização como recurso metodológico de ensino e aprendizagem nas series finais do ensino fundamental. 

A didática, os métodos, o planejamento, os objetivos, os conteúdos, as estratégias e a avaliação são aspectos de vital importância para obtermos os melhores resultados no processo de aprendizagem do futsal. Esta é uma aprendizagem motora, na qual a ação pedagógica visa a oferecer amplas possibilidades de movimentação por meio de uma grande variedade de experiências, culminando num bom nível de habilidade e de eficiência nos gestos específicos do futsal, assim como no aprendizado do seu sentido e significado (MUTTI, 2003, p. 237). 

Sendo a educação básica a base da formação social educacional de todo cidadão, a educação física se constitui num método pedagógico eficaz que envolve o aluno nas atividades, permitindo a mesmo se desenvolva de forma eficaz e cognitivamente.

A educação física e uma disciplina de grande importância para a educação básica, pois auxilia no desenvolvimento e ganho de novas experiências, estimula os alunos a desenvolver a capacidade de compreensão da cidadania dentro da pratica escolar e a antecipação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando nas dia-a-dia atitudes de solidariedade, cooperação e exigindo para si o mesmo respeito. 

Entendemos que a educação física na escola se relaciona diretamente com a corporalidade e o movimento humano, que implica, portanto, uma atuação intencional sobre o homem como ser corpóreo e motriz, abrangendo formas de atividades físicas como o esporte, o jogo, a ginástica, as lutas, a dança entre outros (TABORDA DE OLIVEIRA, 2003). 

A prática esportiva denominada “Futsal” vem ganhado cada vez mais destaque dentro das escolas públicas, pois por ser um esporte popular e o espaço físico utilizado para a pratica do mesmo é relativamente pequeno, quando comparado a outras modalidades de esportes, logo sua o investimento para construção desses espaços também são baixos.

O tema central deste projeto é o domínio do conhecimento das regras desse esporte por aluno da educação, mais precisamente no ensino fundamental maior, ou seja, alunos do 6º ao 9º.

Considerando as diversas problemáticas que envolvem o ensino desta modalidade de esporte nas series finais do ensino fundamental, como falta de espaço físico, material esportivo, profissionais habilitados e principalmente o conhecimento das regras desse esporte. É dar-se-à, neste trabalho, a contribuição do futsal nas aulas de Educação Física, no Ensino Fundamental, enquanto conteúdo em contexto escolar, desvinculado da tradicional maneira de ensiná-lo.

Parlebas (1988) entende que a educação física é uma pedagogia das condutas motoras. O conceito de conduta motora tem como o centro o individuo em ação, e as modalidades por ele praticadas são motrizes de expressão de sua personalidade.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física trazem uma proposta que procura democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da área, buscando ampliar, de uma visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos. Incorpora, de forma organizada, as principais questões que o professor deve considerar no desenvolvimento de seu trabalho, subsidiando as discussões, os planejamentos e as avaliações da prática de Educação Física.

Pesquisar o domínio das regras de Futsal no contexto escolar como uma possibilidade de ensino para alunos das escolas públicas de Ensino Fundamental venha a ser de grande importância, pois pretende identificar como este esporte contribui para o desenvolvimento dos alunos.

Dessa maneira pretende-se responder a seguinte problemática: os alunos do Ensino Fundamental dominam as regras do futsal. 

  1. JUSTIFICATIVA 

Percebe-se que a educação física no processo de ensino aprendizagem é de grande importância no desenvolvimento das habilidades das dos alunos. Os educando que brinca livremente e sob orientação, a sua maneira acaba transmitindo seus sentimentos, idéias, fantasias, e suas experiências reais de uma maneira ideológica.

A educação Física através da pratica do futsal, nas séries finais do ensino fundamental é extremamente relevante, por que, atende o educando na fase da vida onde ocorrem muitas descobertas: “a puberdade”. Onde o jovem deixa de ser criança e começa a se tornar adulto, e o esporte pode trazer muitos benefícios para o aprendizado dos alunos.

Catunda (2002, p.11) afirma que: “(...) a Educação Física escolar deve ser alicerçada de uma postura inovadora, que não permita que os profissionais se acomodem e instiga o rompimento com paradigmas ultrapassados”.

É nesse sentido que a Educação Física pode ser uma ferramenta de socialização. Sendo o futsal uma metodologia da disciplina de Educação Física este também faz parte dessa ferramenta socializadora do indivíduo no espaço escolar. "Essa ação pedagógica a que se propõe a Educação Física será sempre uma vivência impregnada da corporeidade do sentir e do relacionar-se. A dimensão cognitiva far-se-á sempre sobre esse substrato corporal"(BETTI; ZULIANI, 2002).

A Educação Física leva o conhecimento aos alunos. Proporciona uma vivência acerca da corporeidade do sentir e do relacionar-se. Segundo Kunz (1994): “O esporte ensinado nas escolas enquanto cópia irrefletida do esporte competição ou de rendimento, só pode fomentar vivências de sucesso para uma minoria e o fracasso ou vivência de insucesso para a grande maioria”. 

3. OBJETIVOS

3.1 GERAL

dentificar os mecanismos necessários para a prática de futsal no contextoescolar, bem como o ensino de suas regras e sua contribuição no contexto social. 

3.2 ESPECÍFICOS 

  • Verificar a estrutura, funcionamento e legislação da educação básica; organização das series finais do ensino fundamental (6º ao 9º);
  • Expor Historia da educação física no contexto escolar; a história do futsal de maneira geral e na escola e as regras e fundamentos do futsal
  • Conceituar e expor futsal como ferramenta de ensino na disciplina de educação física.

4.REFERENCIAL TEÓRICO

FREIRE (1991) afirma que: “A educação é um processo de atuação de uma comunidade sobre o desenvolvimento do indivíduo a fim de que ele possa atuar em uma sociedade pronta para a busca da aceitação dos objetivos coletivos”.

Para SILVA (2011), a educação é um tema abrangente, pois envolve diversos aspectos que se articulam, se fundem e se confundem, dando forma a este elemento fundamental a toda e qualquer sociedade. Diante da sua grandiosidade, a educação evidentemente envolve toda uma situação problemática, fonte de diversas pesquisas acadêmicas. Aspectos como família, escola, sociedade, ensino, estrutura social, inclusão entre outros, são abrangidos pelo tema, criando uma complexidade ao mesmo tempo fascinante e de difícil compreensão. Segundo Piaget (1982), a educação possui metas em revolucionar o modo de vida da humanidade, como explica a seguir: 

[...] a principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe (PIAGET, 1982, p. 68) 

Compreende-se a educação como um processo pelo qual o ser humano conduz sua aprendizagem, para-se obter um excelente resultado nessa adaptação, pois a educação não se limita em passar informações, conteúdos prontos e acabados, mas significa ajudar o ser humano a tomar consciência de si mesmo e dos outros e da sociedade, preparar o cidadão para a vida e o desenvolvimento em sociedade.

A educação deve ser compreendida como elemento essencial para o desenvolvimento do individuo que existe em um espaço amplo e não apenas no contexto escola. A educação é voltada para a formação do cidadão completo.

[...]