O DINHEIRO E A FELICIDADE!

 

Professor Me. Ciro José Toaldo.

 

Quem não deseja ser feliz? Quem não quer ter muito dinheiro? Caros leitores - vivemos envolto a sociedade obcecada por dinheiro e na busca por uma felicidade onde se imagina que tudo pode ser comprado! Será que desta forma se obtém a verdadeira felicidade? Na comodidade onde o dinheiro compra tudo, milhões de criaturas vivem no fundo do poço, pois aboliram a existência de qualquer tipo de ‘sacrifício e sofrimento’. Tudo é fácil e tudo é permitido! Às vezes tenho a impressão que novamente à filosofia do epicurismo se faz presente, uma vez que o prazer representa tudo para o ser humano e, nesse contexto dinheiro é fator decisivo.

Será que realmente é assim? Cada um tem sua história e a vida nos mostra que dinheiro não nunca comprou tudo; caso contrário, não haveria inúmeros afortunados infelizes, outros morrendo de overdose ou se entregando ao mundo das “drogas”. Quem não lembra o caso de Michael Jackson? Esse assunto é polêmico, mas dinheiro pelo dinheiro não representa nada, pelo contrário, torna o ser humano um animal irracional. Escrevo este artigo após receber um e-mail relacionado ao presidente dos EUA, Barack Obama, onde refleti que dinheiro, poder, fama ou posição social não pode ser fator preponderante para sermos felizes. Na verdade quando o dinheiro fica em primeiro lugar, quando o ser humano imagina que é superior aos demais, o dinheiro se torna lixo, pois essas pessoas tornam-se amargas, doentes, ambiciosas e tudo fazem com ‘segunda intenção’, uma vez que a ambição toma conta de suas vidas, sendo determinadas a vencer a qualquer preço, dessa maneira se tornam criaturas infelizes e incapazes de conviver com os outros.

As imagens que observei do presidente estadunidense, podem ser acessadas em meu blog www.cj.toaldo.zip.net, lá podemos verificar que o homem mais poderoso do mundo sabe aproveitar os momentos bons da vida; tem prazer em mostrar sua vida familiar, não tem receio em expressar seus sentimentos, bem como não deixou de lado a simplicidade ao viver pelo fato de ser presidente. Creio que essa é uma postura maravilhosa, infelizmente para muitos é motivo de zombaria, chacota, ridicularidade, pois nossa sociedade vive de aparência e esquece que o ser humano, seja ele de qualquer posição social, ele tem anseios, necessidades, amor, tristezas, desilusões, aborrecimentos e tudo o que um ser mortal possa sentir. De que vale buscar dinheiro, vivendo obcecado pelo trabalho? A realização plena da vida e da felicidade está na forma como se usufrui os pequenos momentos da vida, dentre eles, quando estamos com a família, ao poder dar uma boa risada ou chorar, ou seja, não tem vergonha de expressar a emoção. Não esqueça: a vida é feita de momentos.

Essa é a grande lição que nossa sociedade precisa aprender, ainda são milhões de criaturas que acreditam que apenas o dinheiro compra a felicidade, isso é fruto da vida hipócrita, imbecil e de faz de contas em que estamos inseridos.

Ainda somos bitolados, pois continuamos vendo somente a posição social, o carro, a roupa, ou seja, as pessoas são medidas por padrões impostos, caso contrário é relegado ao segundo plano. Quanta ilusão e quanta importância a aparência tem! E isso anda deixando muita gente "doente", pois muitas vezes não tem como viver dessas aparências.

Somos o que somos e não podemos viver de aparências. Independente da posição social e do dinheiro a pessoa deve ser o que é e não querer aparecer. Novamente lembro meu pai: “dê o passo conforme sua perna e seja você mesmo”! Meus amigos: riqueza, dinheiro, fama ou posição social não é termômetro que mede felicidade; desde os gregos antigos a lição foi ensinada: o ser humano é feliz quando encontra sua forma de “ser” e de viver e nela está o sentido de sua existência e essa forma de vida não é medida pela quantidade de dinheiro, posição social ou pelo montante dos bens materiais!

Pense nisso, amanhã pode ser tarde.