São muitos os que amam mal, são várias as pessoas mal amadas. Fome, guerra e muita gente sem sobrenome. Juramentos quebrados, esposas mal-amadas, crianças nas ruas, assaltos à mão armada, abortos e outras mazelas são os sinais incontestes da dificuldade de se andar conforme a Lei Suprema: ama o teu próximo como a ti mesmo.

Amar não é fácil, mas é extremamente necessário, é mais do que uma obrigação, é uma escolha consciente, o passaporte para uma vida mais prazerosa e próspera, é viver com a alma leve do dever cumprido.

Importante também é ressaltar de qual amor estamos nos referindo, para que haja pleno entendimento.   Conheço três tipos de amor: o amor philo ou philias – que é o sentimento entre pais e filhos e/ou uma afeição assexuada; o amor eros – que é a afeição de natureza sexual e o amor ágape – o mais sublime de todos, é aquele sem ostentação, sem orgulho, sem interesse, perseverante e rejubilado com a verdade, costumo dizer que este realmente é “a melhor semente”, ele provêm da alma, da essência do que somos, ou pelo menos daquilo que deveríamos ser.

O amor fhilo e o eros quando em excesso, pode se transformar em amor platônico – que é o amor doentio, sem barreiras, e normalmente vem acompanhados com sentimentos na salutares como o ciúme e o ódio; já o amor ágape, mesmo quando em excesso nos leva a plenitude, nos “cristifica”.

Creio que a maior dificuldade para compreensão do amor ao próximo seja entender o que é amar a si mesmo. Afinal de contas, como é possível compartilhar algo que não se consegue vivenciar, que não está presente em si mesmo? Porque a celebre Lei faz uma comparação com o amor próprio?

Primeiramente porque “todos somos um”, segundo por causa da lei da reciprocidade, ou melhor, colhemos aquilo que semeamos. Impossível plantar milho e colher melancias, da mesma forma que é impossível plantar ódio, dor, fome, inveja e outras más sementes e querer colher frutos bons.

Se observar-mos os grandes mestres que passaram por essa orbe, perceberemos que todos, sem exceção, não só alimentavam suas almas com o amor ágape como também compartilhavam esse rico alimento com todos os seres viventes utilizando-se de misericórdia.

Façamos uma reflexão sobre a mais importante e difícil Lei a ser seguida, e nos esforcemos para trilhar em seu caminho:

 

“Tudo que somos é resultado de nossos pensamentos.” – Buddha

“Todos os efeitos são recíprocos e nenhum elemento age sobre outro sem que ele próprio seja modificado.” – C.G. Jung

“Se semeias o amor em ti, só amor serão os frutos.”- Sto.Agostinho

“Ninguém caiu tão baixo que não possa ser levantado pelo amor.”- Gandhi

”O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem.”- Exupéry

"Amar é encontrar na felicidade de outrem a própria felicidade." - Leibnitz

“Ama o teu próximo como a ti mesmo” – Jesus