O diálogo político de Dilma Roussef no Twitter

Toma a vez no mundo on-line um novo padrão performático de comunicação, o chamado twitter. Em uma explicação simples e direta, significa uma rede social que funciona como blogging que permite aos usuários enviarem mensagens instantâneas em até 140 caracteres, os quais se denominam por twits. Este sistema compartilha dados através de SMS ou também softwares específicos.
Destacou-se na mídia entre manifestações políticas anteriores ocorridas na Moldávia, depois do resultado das eleições legislativas em 2009. Também esteve presente no debate político e nas mãos da oposição no momento das eleições presidenciais no Irã, no mesmo ano.
A briga estética pela melhor retórica se dá de forma astuta. Quanto ao tema Linguagem e expressividade que Bakhtin trabalha no contraposto autor e herói na atividade estética, implica sobre este fator - e que importa ressaltar - que há de fora para dentro uma observação de um processo concomitantemente relacionado ao outro, para então, poder enformá-lo no contexto discursivo.
O discurso se emancipa pela prontidão, velocidade e concisão, que são fatores mais relevantes do programa. E sobre o argumento utilizado pela ferramenta on-line, tem-se um exemplo do livro Linguagem e Diálogo, de Carlos Alberto Faraco:

A consciência do falante não se orienta pelo sistema da língua, mas pelo novo, pelo irrepetível do enunciado, pelo concreto de sua singularidade, pelo seu horizonte social avaliativo. (p. 24. 2003).

A singularidade no caso do discurso de Dilma se apresenta em termos distintos. Primeiro, apresenta a mesma, um colóquio na fala, onde algumas expressões são repetidas de forma a abordar um assunto único cabível para adentrar no poder de convencimento retórico. Ao perceber o objetivo disperso e direto na fala (neste caso, na forma ortográfica) observa-se também um limite adentrado do que se deve e não ser expresso e dialogado, ou seja, o nível deve, por primordialidade, permanecer no plano de auxílio e companheirismo, já que o tempo para Dilma, neste sistema do Twitter, é tão importante quanto sua reputação. Afinal, boa parte da população usa o sistema. Há uma estimativa de que em meio do ano de 2009 existiam em média 11 milhões de contas de usuários para o programa.
Com relação aos enunciados e posicionamentos axiológicos em diferentes planos, Bakhtin defende a ideia de que não há, nem pode haver enunciados neutros. Logo, qualquer enunciado partido de um enunciador, emerge sempre num contexto específico e cultural saturado de significados e valores e é sempre um ato responsivo, ou seja, acontece uma tomada de posição dentro de um determinado contexto.
E de fato, no caso específico do diálogo de Dilma Roussef, ela dialoga num círculo cultural onde, de certa forma, prospecta seguidores através do enunciado pronto em benefício do outro, no caso, do futuro eleitor ? cidadão.
Segue um exemplo retirado da página do Twitter de Dilma, do dia 20 de abril de 2010, onde ela ressalta em poucas palavras a volta de um projeto que é de grande valia ao país:
Voltamos a fazer política industrial:tudo o que pode ser produzido no Brasil deve ser produzido Brasil.Isto fez e faz toda a diferença. 8:33 AM Apr 20th via web.(@dilmabr)

Observa-se que o poder de convencimento é grande, a retórica persuasiva está aliada à não-contradição. Neste caso, há um sistema que recupera erros e gramatiza acertos, ou seja, o twitter é um programa onde o internauta estabelece uma conexão e transmite um texto, somente após conferência e aprovação própria ou ? talvez ? de uma equipe por detrás de cortinas.
Mesmo através de expressões rápidas e precisas, de acordo com Bakhtin, nunca conseguiremos expressar nossas experiências vividas em totalidade. A resumir: dar sentido ao vivido verbalmente é um processo possível, porém, sempre aberto.
As expressividade se dá através de diálogos, como uma espécie de chat onde são debatidas questões importantes e críticas a determinada classe de pessoas. No caso de Dilma, ela toma posse de mais uma das muitas ferramentas de que a contemporaneidade lhe cerca, e aproveita o embate para divulgar de forma criteriosa o seu partido, como mais um post do dia 20 de abril de 2010, onde expõe em resposta a um determinado internauta:
Caro @eosjunior, o desemprego caiu. No 1ºtri de 2010,criamos 656 mil novos empregos.De jan/03 a fev/10,já criamos 12,4 milhões de empregos. 8:29 AM Apr 20th via web. (@dilmabr).
Neste momento, há uma apresentação dialógica em forma de propaganda que abastece informações de divulgação do setor político à sociedade sobre quantos empregos foram criados até o momento.

Um estudo com maior aprofundamento parte em relação ao referente utilizado, ou seja, o método é responsivo e o ato da fala tem um objetivo específico, que vem a ser as formas de diálogos e persuasão. Tem-se um exemplo de citação de Frege, onde ele completa a ideia: "Se as palavras são usadas de modo corrente, o que se pretende falar é de sua referência." (Frege 1892. p. 64).
O discurso, neste ínterim, se baseia em fatores distintos: remessa do diálogo, comprometimento com o mesmo, e resposta ao enunciado. A política em si, segundo Marx e Engels, transmite certo antagonismo de classes, o homem livre e o escravo, patrício e plebeu, onde estiveram em contraposição uns aos outros e envolvidos em uma luta que termina com a revolução da sociedade inteira com declínio de classes em conflito.


Existe uma ideologia por detrás de cada ato de enunciado. Este termo, do livro de Faraco, simboliza um produto do "espírito humano", aquilo que algumas vezes é chamado por outros autores de cultura imaterial ou produção espiritual. Do mesmo livro, tem-se o seguinte relato:

Ideologia é o nome que o círculo costuma dar, então, para o universo que engloba a arte, a ciência, a filosofia, o direito, a religião, a ética, a política, ou seja, todas as manifestações superestruturais (para usar uma certa terminologia da tradição marxista). (2003, p. 48).
Por este fragmento, entende-se que o real nunca é dado de forma concisa, crua, mas do contrário, onde o dado puro não é experimentado. O relacionamento acontece através de uma matéria significante, o mundo só adquire sentido quando tratado pelo olhar semiótico.
Em breve responderei outras perguntas enviadas durante o lançamento do meu site. Novamente agradeço a atenção e carinho de todos e todas 3:59 PM Apr 19th via web. (@dilmabr).
O lançamento do site é uma ferramenta de marketing. O ato de ter um site significa status, principalmente quando se trata de um em termos políticos. Dilma se eleva através da mídia barata com precisão, o objeto dos tempos modernos que sobressai em relação a outros meios de comunicação, assim como radio e TV, meios mais antigos. A internet está nas mãos de boa parte da população, e além do aproveitamento, no caso do twitter, a mão de obra torna-se curta, direta, precisa e sem muito esforço por parte do enunciador.

Para Bakhtin, muito importa a dialogização das vozes sociais, ou seja, o encontro sociocultural dessas vozes e a dinâmica que se estabelece. As vozes têm apoio fortificado, se contrapõem parcialmente e se diluem de forma fracionada até se parodiarem umas às outras.

Sobre a criação ideológica, importa ressaltar como fator primordial o modo de percepção e recepção do enunciado. A ideologia passa a falar da dialogicidade de todo o dizer. Neste caso, todo o dizer, ou melhor, a dialogicidade é apresentada em três casos: primeiro, todo o dizer não pode deixar de se orientar para o "já dito". Depois, todo o dizer é orientado para a resposta, e por fim, todo o dizer é internamente dialogizado, neste caso ele passa pela heterogeneidade, uma articulação de múltiplas vozes sociais, como é o caso inter-social do chat twitter, as vozes se cruzam, se padronizam e se estabelecem em um universo único de encontro, onde a gama de enunciadores é infinita e o dialogismo ultrapassa limites de enunciados.
O debate político, a citar como exemplo, relata relações entre réplicas de diálogos mais visíveis. As relações dialógicas não se parecem com relações entre réplicas do diálogo concreto, são muito mais amplas, variadas e mais complexas.
Outro caso a ser citado, por Dilma Rouseff, postado no dia 16 de abril de 2010:
A geração de emprego não é só estatística. É gente de verdade que está melhorando de vida. Fico feliz de ter contribuído para essa mudança. 4:14 PM Apr 16th via web (@dilmabr).
Dá-se por este relato a busca e obtenção de sucesso através do resultado. Em ficar feliz por contribuir com tal mudança, também auxilia, em termos, em sua posterior candidatura. É claro que o método utilizado de enunciado deixa uma omissão de significado, tendo como fator primordial uma pragmática ostensiva e indireta. É, entretanto, através desta voz que se pode perceber o tom de combate, como mais ou menos fosse: "eu fiz, eu consegui, então eu mereço".
Ideias e ideais modificam-se através do tempo, principalmente quando se tratando de política. Hoje, ao analisar alguns fatores, percebe-se que os diligentes estão cada vez mais próximos do povo, isso torna o fator "democracia" um tanto quanto suscetível ao público. O político tenta se expressar cada vez mais a partir da voz do povo, ou seja, do outro. A dependência é total e a proeminência em garantir um futuro ainda melhor e mais amplo à sociedade se dá por uma retórica de forma sinestésica e que, de algum modo, o prometido seja cumprido.
Cumpre-se em certo aspecto, um discurso de persuasão onde quem leva a crer, também se obriga a adentrar no canal social inverso, no caso, o político ser parte fundamental de um bairro, uma cidade, um Estado e por fim, de um país, onde o mais importante é ter um representante que surpreenda e signifique o povo.
O Brasil apresentou-se à tecnologia em muito pouco tempo atrás. Isto é fato. Diante desta situação, tem-se determinado desentendimento em alguns meios ainda inéditos ? principalmente nas classes baixas ? pelo país. O momento atual é de tensão, de silêncio e expectativa. E a citar uma parte do manifesto de Marx e Engels:
Ideias religiosas, morais, filosóficas, políticas, jurídicas etc., dirão, modificaram-se ao longo da história, porém, a religião, a moral, a filosofia, a política, o direito sempre sobreviveram a essas transformações. (2008. p. 42).
Em conclusão, a maneira como Dilma se refere não é agressiva e nem bastarda, há neste fator, no twitter, um aproveitamento da mídia a seu favor. Desconsidera-se portanto, todo mal entendido que se cause em contradição à sua gama de seguidores, pois de outro lado, seus opositores também utilizam mesmas ferramentas atuais para seus favores. Nada mais digno do que um cavaleiro que alimenta o seu cavalo. A crueldade se veste de figura de linguagem, e cada palavra é travestida em significações distintas ou pior, contraditórias.
Ao analisar o discurso político atual no twitter, observa-se um poder imaginário, um poder democrático onde a vez e a voz que imperam uma lei são reproduções imagináveis, ou seja, o universo on-line é transparente a ponto de não se ter certeza de quem realmente está no outro lado da linha. Se há trote, não se sabe. Muito do contrário, é este fator, a omissão de um enunciador que faz com que a mídia se fortaleça e cresça cada vez mais.


Portanto, quanto mais crescer o fácil acesso a estes recursos, maior será a facilidade (ou dificuldade) de expressar opiniões políticas nestes meios. A consciência é social, então o sujeito se individualiza e individualiza seu discurso, não por atualização de um sistema gramatical, mas da interação viva com as vozes sociais. Por este fator é que Dilma, através do twitter orienta-se sob o olhar de uma perspectiva atmosférica e toma uma posição estratégica dentro do contexto da circulação de vozes sociais, acaba por explorar uma tensão criativa e dialógica e trabalha sobre fronteiras que dão lastro à sua campanha, vez e voz, mais uma vez, tornam-se grandes explicações em pouquíssimos caracteres, diga-se de passagem, 140, no máximo.
































REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e Diálogo: as ideias lingüísticas do círculo de Bakhtin: Criar Edições, 2003.


FREGE, G. Sobre Sentido e Referência. In Estúdios sobre Semântica. Madrid Ed. Orbis, Hyspamérica, 1892.

MARX, ENGELS, Karl, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

http://twitter.com/dilmabr

http://twitter.com