O diálogo é a base de tudo

 

Concepção de educação dialógica

Pressupõe o dialogo, mesmo que este se realize sobre a negação do próprio dialogo.

É humanista libertadora, onde a interação é necessária para que se concretize a educação e a aprendizagem.

A realidade do educando tem que estar próxima pedagogicamente, bem como do mundo que contextualiza seu aprendizado.

Os seres humanos vivem uns com os outros numa relação conscientes das suas ações, e pra que seja harmoniosa esta relação tem que ser dialética entre a liberdade e os deveres de cada um. Relações dialéticas, dinâmicas por natureza, que impõem permanentes renovações e (re)construções de saberes da experiência cultural, rejuvenescendo e amadurecendo o pensamento criativo-criador do educador e educando.

 

Interculturalidade – resume – se no diálogo respeitoso entre as diferentes culturas.

  1. Conceito- tem uma forte relação com o de educação, ambos uma necessidade e exigência da sociedade atual. A complexidade e multiculturalidade são fenômenos intrinsecamente ligados ao mundo dos dias de hoje, onde globalização, migração, minorias e tentativas de hegemonia são realidades efetivas.
  2. Desafio - passa pois pelo desafio lançado pela globalização e suas implicações étnicas e culturais.
  3. Eixos definidores- Identidade, homogeneidade e diversidade são os, que tem na educação e suas instituições e agentes os meios de desenvolvimento.
  4. Valores- são os da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da igualdade, tolerância, educação multicultural.
  5. Objetivo- promover a aprendizagem, a valorização do outro, a adaptação entre as culturas, a formação e a integração dos grupos no todo social, perante o individualismo e a cultura consumista e imediatista da globalização.
  6. Defende- que uma determinada cultura não é melhor do que outras; antes ensina a pesquisar ou procurar entender os costumes e a maneira de pensar da mesma, sem assim termos de mudar a nossa e sem a desvalorizar.

 

Pratica educativa

  1. Conservadora – se mostra contrario as mudanças.
  2. Reacionária – face as mudanças que já ocorreram a mesma se contrapõe desejando o retorno a situações passadas sejam elas sociais, morais, econômicas ou políticas.
  3. Bancaria – pratica de transmissão mecânica de conteúdos;(memorização).
  4. Autoritária – imperiosa, não admite contradição.

 

Processo educativo libertador

  • Dialógico
  • Humilde, fé, esperança;
  • Respeita o outro como é e os saberes do educando. Busca formar cidadãos que pesem criticamente e que sejam capazes de gerarem as criticas.
  • Democrático – Pressupõe a transnacionalidade da educação e a superação dos hermetismos sociais, bem como a oposição à supremacia de culturas sobre outras, tem o dialogo e a convivência como fatores fundamentais.