Estamos bastante acostumados com a idéia de que o Diabo sempre mente, uma vez que a própria bíblia de forma acertada e verdadeira o classifica como pai da mentira, mas o fato dele ser o pai da mentira, Podemos afirmar que ele sempre mente e que nunca diz a verdade? É o sobre isto que discorreremos mais abaixo:

 

A escritura no livro de gênesis, nos narra a história que Adão comeu do fruto ao qual o Senhor lhe ordenara para que não comesse, contudo tal fato ocorreu porque a astuta serpente enganara a mulher (Eva),  na teologia é pacifico que aquela astuta serpente era  Satanás personificado em uma serpente, contudo quando a serpente convenceu a mulher  para que comesse o fruto proibido, pois que assim quando o ingerisse possuiria o conhecimento do bem e do mal.

 

Todavia após o narrado episódio, Adão tenta perante o criador justificar sua conduta, atribuindo a culpa á mulher, salientando ainda que após a ingestão do citado fruto Adão se deu conta que estava nu, razão pela qual o Criador lhe teceu folhas de figueira, a questão que se coloca é a seguinte, a serpente mentiu ou falou a verdade quando seduziu a mulher para que comesse do fruto? Sobretudo ao informá-la que a mesma teria conhecimento do bem e do mal, o resultado nos mostra que o fato de Adão perceber que estava nu, nos remete a idéia de que o Diabo neste caso falou a verdade.

 

Em outro episódio mais precisamente no livro de Jó, Deus pergunta para Satanás, de onde ele vinha e o mesmo responde de passear na terra e rodear por ela, mais uma vez ele fala a verdade, tanto que Deus prossegue o dialogo sem lhe fazer qualquer advertência sobre tal resposta!

 

Já no novo Testamento Jesus fora Tentado pelo Diabo, e o mesmo diz para que Jesus se atirasse do precipício, pois estaria escrito que aos teus anjos daria ordem ao teu respeito para socorrê-lo caso tropeçasse em alguma pedra! Neste caso o Diabo cita uma passagem verdadeira das escrituras, e mais uma vez usando a verdade!

 

Assim sendo são muitos os episódios na própria escritura em que o Diabo usa a verdade, de modo que não nos parece razoável afirmar que o mesmo nunca diz a verdade, como afirma todos os evangélicos fanáticos! Aliás se aqui escrevo sobre o tema se dá ao fato de não poder trazer tal reflexão, dentro de templos religiosos, pois tal estudo causa escândalo aos puramente religiosos.

 

Então fica a seguinte pergunta porque o diabo também fala algumas verdades! Porque o bom enganador nem sempre consegue enganar somente mentindo um mentiroso de altíssimo nível, conta grandes mentiras ministrando algumas doses de verdade, para convencer aqueles mais difíceis de serem convencidos! Senão vejamos:

 

No livro 48 leis do poder, autor nos ensina que um bom mentiroso é aquele que esconde suas verdadeiras intenções, assim sendo o mentiroso pode se valer de algumas verdades para demonstrar sinceridade, uma vez que as pessoas de modo geral confundem sinceridade com honestidade, neste tocante,fica evidenciado que quando você demonstra uma sinceridade em uma área que você possa ser honesto, você encobre suas desonestidade em outras, muitos lideres religiosos, estadistas e lideres anti-ético tem se valido  desta prática .     

 

Assim sendo concluímos ser totalmente equivocado a visão dos evangélicos de que o Diabo sempre mente, demonstrando portanto, que por vezes ele pode lançar mão da verdade daí porquê o apóstolo São Paulo consignou nas escrituras que nada podemos com a verdade senão pela verdade, pois que nem sempre usamos a verdade para combater mentiras, em determinadas situações temos que combater verdade com a verdade!

 

De certo que o Diabo se valerá de algumas verdades e misturará com algumas mentiras para nos induzir em erros, nos gerar dúvida e nos levar para longe do Criador.

 

Para que o leitor tenha melhor compreensão do respectivo artigo sugiro que estudo afundo o tema sofisma onde tudo ficará mais nítido.