Autor: José Patrocínio de Souza

Especialista em Docência do Ensino superior.

O dia primeiro de maio e as questões dos salariais e opinião.

O dia 1º de janeiro é considerado dia universal da fraternidade Universal, um dos poucos feriados de caráter mundial, dedicado ao trabalho e por consequência àqueles que por ele são responsáveis: os trabalhadores, nem sempre foi assim. Em sua origem histórica 1º de maio comemora-se sem dúvidas o massacre de Chicago, quando trabalhadores Norte Americanos em greve, por reivindicações de melhores salários e direitos trabalhistas, foram repreendidos e mortos, pela policia , instruindo-se, a partir do século, o hábito universal de se comemorar a tal data.

O conflito por melhores condições de salários recebeu reconhecimento da Igreja por meio da famosa Encíclica do Papado Leão XIII a “Rincón novatum”. A partir daí, passou a ser tratado como “questão social”, adquirindo conotação política generalizada e acolhimento constitucional em todas as democracias. Hoje, o conjunto de conquistas de classes de trabalhadores forma, na maioria das constituições contemporâneas, um capitulo dos direitos econômicos e sociais.

No Brasil, embora a questão social tenha emergido desde o início do século, o reconhecimento do Estado veio tardio e de forma muito precária. Pode-se mesmo, dizer que somente a partir das grandes greves do ABC de 1978, o movimento sindical Brasileiro se emancipou da tutela do estado e não tardou a adquirir, com reconhecida rapidez, conotação política e, mais do que isto, partidária.

Os vícios do velho paternalismo do Estado, no entanto, ainda não foram superados, o modelo de organização sindical do Brasil ainda se reveste das afeiçoes originais da centralização e da unidade, impedindo na base, o pluralismo que se admite na cúpula.

Um dos crassos erros da Constituição de 1988 que, desta forma impede o pluralismo consagrado na convenção 87 da organização internacional de trabalho que o Brasil subscreve em 1947 e até hoje não ratificou! Este , no entanto, é apenas um dos aspectos da gravidade do problema do trabalhador brasileiro, onde 55% desses trabalhadores são formados pela população economicamente ativa e que são assalariados e trabalham sem carteira assinadas segundos dados do IBGE.

A mentalidade empresarial mudou muito nas ultimas décadas, mesmo no Brasil. Aos poucos, governo e empresários vão se convencendo de que não há progresso material sem progresso da classe trabalhadora. E que não há progresso social sem garantias solidas para a expansão do emprego.

Opinião...

Estamos todos cansados de saber que para ter poder aquisitivo do ano que foi instituído, 1943, o salário hoje é de 622,00 reais, ainda é pouco mais já é uma ajuda indispensável na vida de quem depende dele. O salário mínimo de hoje, só da para pagar contas de energia e água, alimentos nem pense em comprar carne, caso contrário vai ficar devendo para o próximo mês.

É uma decepção para quem depende dele, mas os funcionários públicos não recebem aumento já faz alguns anos, o que querem de fato? Será que querem igualar os salários até que o assalariado chegue ao vencimento de um funcionário publico? A verdade é a seguinte: Se aumenta o mínimo, por que não aumenta os salários dos funcionários públicos, o que há de errado?  O nosso País é uma desigualdade que não consigo entender, se os assalariados ganham poucos, os funcionários um pouco melhor, porque esta falta de consideração? Será que não são trabalhadores e merecem uma renumeração?

A meu ver quem ganha bem neste País são os políticos, que por sua vez são ágeis em aumentar seus salários que nem precisam de muita votação para sua aprovação, se for anunciado hoje, amanhã já está em vigor. Engraçado além de ser um salário bem remunerado, ainda tem políticos ignorantes que nem o próprio nome sabe escrever é aí onde eu repito o que o saudoso Renato Russo canta em sua canção... (Que País é Esse)? Parece até que ele já previa o que iria acontecer nos próximos anos.

Em nosso País, é assim: Se o candidato for eleito e for humilde ele trabalha em prol da sociedade os quatro anos, depois ele perde a humildade e os outros quatro, ele guarda no banco, ou prepara um parente para o pleito eleitoral do ano seguinte, esta é a forma de governo de nosso Brasil, estes deveria ser condenados a receber um salário mínimo para o resto da vida.

Já citei em outros artigos que estão fazendo de nossa política uma forma de se ganhar dinheiro, e não é pouco o que se desvia, desde as verbas da saúde, educação, e programas sociais. Está faltando em nosso País, à volta dos movimentos sociais, que aos poucos foram perdendo força e isso não é bom, para a nova geração que  está preocupada com a tecnologia e deixando de lado, o futuro no qual vão enfrentar, nos próximos anos. Isso é tão provável que os políticos já estão criando um novo meio de enganar os jovens, onde dizem que vão adotar o tablet na sala de aula, com isso os livros ficarão esquecidos sem falar na família, que estas já estão esquecidas, e quem paga com isso são os próprios jovens. Não sou contra nem a favor da criação destes e outros dispositivos, ao contrário do que parece, mais é bom que se tenha muito cuidado ao fazer uso deles, ainda mais no mundo de hoje em dia,onde nossos jovens usam a internet como meio de exposição para a prática de sexo virtual e outras práticas ilícitas na qual não me atrevo a citar porque todos sabem.

Gosto do uso da internet, para fazer algumas pesquisas, mas prefiro os livros, mesmo porque a internet possibilita uma rapidez muito satisfatória, e nem sempre é confiável ao que disponibiliza.