Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim, como também é conhecido em alguns países, é uma data que homenageia as relações amorosas (geralmente namoro), havendo troca de presentes entre os parceiros.

Há diversas histórias contraditórias a respeito da vida de Valentim, uma delas é que em Roma, século III existia um padre com este nome que lutou contra a imposição do imperador Claudio II, que proibia os soldados de se casaram por alegar que assim seu rendimento seria melhor nas guerras. Mesmo com tal proibição, o padre continuou celebrando secretamente casamentos. Como não renunciou ao Cristianismo, foi levado à morte. Na prisão, o padre conhece a filha cega de um carcereiro e se apaixona por esta, devolvendo-lhe a visão. A menina recebe uma mensagem de despedida de Valentim antes de morrer, que estava assinado como "Seu Namorado".

A data de sua morte, 14 de fevereiro, precede a véspera das festas em homenagem a Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e Pã (deus da natureza), onde havia um ritual para a conquista da fertilidade onde os sarcedotes batiam nas mulheres com correias de ouro para que estas fossem férteis.

Dizem também que no século XVII a Inglaterra e a França começaram a celebrar a data do padre com a união do Dia dos Namorados. Além disso, outra especulação é que a data 14 de fevereiro seria na Idade Média o primeiro dia de acasalamento dos pássaros, fazendo com que muitos deixassem mensagens de amor nas soleiras das portas de suas amadas nesta data.

No Brasil, a data 12 de junho como Dia dos Namorados é comemorada desde 1949, quando o publicitário João Dória trouxe a idéia dos outros países. Junho foi escolhido por ser um mês com vendas baixas, além de preceder a comemoração do dia de Santo Antônio, santo do casamento.

Nos Estados Unidos o dia é comemorado em 14 de fevereiro e não é focada apenas na relação de amor entre namorados, já que cartões são enviados para diversas pessoas, até membros da família.

O Dia dos Namorados é caracterizado pela troca de recados amorosos, sendo que a partir do século XIX, as mensagens manuscritas passaram a ser substituídas pelos cartões. Além disso, há uma estimativa de cerca de um bilhão de cartões a serem enviados para a data anualmente.

Se você quiser presentear a pessoa amada de uma maneira muito interessante e sem gastar dinheiro, você pode entrar no site MoldurasdeFoto.Me e presenteá-la com uma belíssima foto com moldura. É só escolher a moldura e a imagem e pronto! Não deixe de conferir as belas molduras para fotos de dia dos namorados. Você tem uma bela lembrança para surpreender a quem você ama!