Tema: O Dia do Juízo

Parte I

Pastor George Emanuel

·Como o fogo do ourives e como a potassa dos lavandeiros.

Texto bíblico: Ml 3:1 Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos.2 Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda? E quem poderá subsistir quando ele aparecer? Porque ele é como o fogo do ourives e como a potassa dos lavandeiros. 3 Assentar-se-á como derretedor e purificador de prata; purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata; eles trarão ao SENHOR justas ofertas.4 Então, a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao SENHOR, como nos dias antigos e como nos primeiros anos. 5 Chegar-me-ei a vós outros para juízo; serei testemunha veloz contra os feiticeiros, e contra os adúlteros, e contra os que juram falsamente, e contra os que defraudam o salário do jornaleiro, e oprimem a viúva e o órfão, e torcem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o SENHOR dos Exércitos.

Introdução:

No final de Malaquias 2, Israel queixou e afirmou que Deus não recompensa os justos nem retribui aos maus, eque não exercer Sua justiça no mundo. Deus responde as suas acusações descabidas e hipócritas: "Eu irei Julgar e Retribuir a todos com o aparecimento Messias. Mas antes Ele enviará um mensageiro, um trator que removerá os obstáculos". O propósito de Deus em trazer esta profecia específica através Malaquias foi repelir as murmurações e acusações de Israel contra as promessas proferidas por Ageu e Zacarias. Malaquias mostra que o caminho para o Messias deve ser preparado, e eles não estão prontos ainda para o Dia do Juízo.

·Esta seção começa com a pergunta retórica: "Que pode suportar o dia da vinda Dele?"

1. Os mensageiros da Aliança: Malaquias (1:1); Sacerdotes e o povo (2:8); Precursor: João, o Batista (3:1), que viria 400 anos depois, conforme o registro de Mt 3:2. E o Anjo da Aliança: Uma Cristofânia no A.T. que representa o Messias de Israel. Malaquias 3:1 fala de dois mensageiros que estão para vir - um para preparar o caminho do SENHOR, e o outro é o Mensageiro do Pacto.

·"Assim como a maioria dos profetas Antigo Testamento, Malaquias, em seu oráculo profetiza uma imagem vivida e clara da vinda Cristo, na sua segunda vinda, no advento do Juízo." (Alden).

2. O Dia da Sua Vinda nada mais é do que o Dia Senhor anunciado pelos profetas, a libertação do cosmos, mas será um dia apavorante para todos e, para aqueles devotados ao mal, este é o dia de sua retribuição e destruição. Is 4:4 quando o Senhor lavar a imundícia das filhas de Sião e limpar Jerusalém da culpa do sangue do meio dela, com o Espírito de justiça e com o Espírito purificador.

3. Este Dia também será:

·Dia de Retribuição - Mt 16:27

·Dia de Tomar o que é DELE (trono da sua glória) - Mt 25:31

·Dia de Separar os seus do mundo - Mt 25:32

·Dia de Julgar - II Tim 4:1

·Dia de Trazer á luz e manifestar o encoberto - I Cor 4:5

É o Dia da cólera de Deus contra a ordem terrena, demoníaca, apostata e pecaminosa. O Dia do Senhor, esse dia será um tempo de retribuição, de vingança, de colher o que se plantou. Para os perversos este é um pronunciamento de perdição, mas, para Judá de proclamação, de purificação, de liberdade e salvação. No "Dia do Senhor" os bons serão recompensados e os maus castigados (3,16-21).

4. O Dia do Senhor é preparado por um mensageiro (3,1; ver Is 40,3), que, na parte final do livro, é comparado a Elias, precisando-se aí também a importância da sua missão (3,22-24). Mais tarde, o Evangelho comentará esta passagem (Mt 17,10-13; Lc 1,17) e reconhecerá na figura de Elias a silhueta de João Baptista, o Precursor do Messias (Mt 11,10; Mc 1,2; Lc 7,27). Semelhantemente, Jesus entendia que a profecia de Malaquias a respeito do envio do "profeta Elias", antes do "dia grande e terrível do SENHOR" (4.5), aplicava-se a João Batista (Mt.11.14; 17.10-13; Mc.9.11-13).

5. Este é o dia de Purificação e de Salvação (O Messias é comparado a um Fundidor e Purificador dos Levitas). O primeiro foco do julgamento estará em purificar os Levitas de forma que eles serão forjados e purificados para conduzir a adoração.

·"A beleza desta imagem é que o refinador olha para o forno aberto, ou pote, e sabe que o processo de purificação está concluído, e as escórias todos queimados fora, Quando ele pode ver sua imagem claramente refletida nas ligas metálicas".(Joyce Baldwin).

·"Se qualquer um de vocês, meus ouvintes, estão buscando a Deus, neste momento, quero que você entenda o que isso significa esta mensagem de Malaquias: você está procurando um incêndio que irá testar você, e consomem tudo aquilo que tem sido caro para você e aos seus olhos. Não estamos à espera Cristo para vir e nos salvar dos pecados, ele vai vir e nos salvar de nossos pecados"; (C.H. Spurgeon).

·Ele pode dar o seu encargo anjos que nos preocupa quando estamos em perigo; Mas ele mantém a nossa purificação sob sua superintendência especial, paciência, cuidado, tempo, e constante vigilância. (Dr. Meyer).

Um dia "em que com justiça há de julgar o mundo". Atos 17:31. Este é o dia da paciência de Deus, dia em que Ele tolera os vasos da ira merecedores da destruição (Romanos 9:22); dia em que os homens desafiam a Deus e "aparentemente" escapam do julgamento. Pelas aparências eles (os ímpios) escapavam da ira de Deus, mas no dia do julgamento, Deus julgará todos os rebeldes e jactanciosos. Naquele dia Sua ira, agora restringida, será manifestada. Mas as mudanças nas atividades divinas não significam mudanças no caráter e propósito divinos.

Os judeus entendiam que quando Malaquias terminou de escrever e guardou sua pena, "os últimos dias", começariam com o aparecimento do precursor do Messias.

6. "Dia em quer Deus trará restauração de todas as coisas" começou com a obra de João Batista, que veio para preparar o caminho para o Messias (veja Malaquias 3:1; 4:5, 6; Mateus 17:11, 12; Marcos 9:12, 13). A "restauração" continua quando homens e mulheres são restaurados ao Senhor por meio do sacrifício de Jesus Cristo (Efésios 2:16–18).Pela restauração final e completa de todas as coisas, porém, temos de esperar até a volta do Senhor. Muito do que nos preocupa agora não é de fato digno de restauração. Um dia veremos que tais preocupações não são de fato importantes no esquema eterno.

Faça uma reflexão pessoal: alguns perderam a saúde; isso lhes será restaurado. Alguns perderam posses materiais; mais receberão tesouros no céu. Alguns perderam amigos e entes queridos; mas aos fieis, estes estarão com Deus, Cristo e o Espírito Santo, os anjos e os santos no céu.

Com o aparecimento de João Batista, os judeus ficaram animados, pois estavam testemunhando o reaparecimento de um profeta semelhante a Elias. João veio "no espírito de Elias" para preparar o caminho para o Messias (Malaquias 4:5, 6; Lucas 1:13–17; Mateus 11:11–14; 17:10–13)25 . Provavelmente os judeus ouviram testificar de Jesus o seguinte: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" (João 1:29)! A maioria dos judeus cria que João era um profeta (Mateus 21:26). E a lei e os profetas estiveram em vigor até João (Mateus 11:13) e depois dele veio o clímax, o cumprimento dos anos da Restauração e do planejamento — nominalmente, a fundação do reino de Deus, Sua casa, Seu monte, Seu povo, Sua igreja!