No dia 21 de setembro iremos comemorar o dia da árvore, então é o momento oportuno para falamos desse bem tão precioso que nos auxilia do nascimento até a morte.
Se as árvores pudessem se pronunciar, talvez dissessem mais ou menos assim:
- "Fui criada por Deus antes que o ser humano viesse ao mundo, para que quando ele chegasse, pudesse encontrar uma sombra amiga na qual pudesse repousar e se refazer da fadiga de seus afazeres. Mais infelizmente, muitas vezes sou ignorada e desrespeitada pelo homem. Eles, sem nenhum escrúpulo, em nome do progresso, destroem a minha vida. Com machados, foices ou motosserras, cortam meu tronco fazendo-me cair no chão. Dizem que faço muita sujeira e dou muito trabalho, derrubo muitas folhas. Eles esquecem que as folhas que caem se tornam precioso adubo e que em seu lugar nascem outras folhas novas que renovam minha beleza. Além da sombra, também produzo frutos que alimentam os pássaros e o próprio homem. Das minhas flores as abelhas sugam o néctar para produzir o doce mel. Em meus galhos os pássaros fazem seus ninhos e se abrigam do sol, da chuva ou do frio. Da minha madeira é que são feitas as casas para abrigar as pessoas durante suas vidas, a cama onde o homem repousa durante a noite, a porta que dá segurança aos seus lares, o berço onde dorme a criança inocente e, ainda, da minha madeira é feito o caixão no qual irá repousar o corpo sem vida depois da morte. Portanto, quando passarem por mim contemple-me e agradeça ao bom Deus pela minha existência. Não me faça nenhum mal. Antes de quebrar meus galhos ou me arrancar do chão quando ainda sou pequenina, lembre-se de que faço parte da sua vida".
Meus amigos, se a natureza nos faz tão bem, então vamos viver em paz com ela. Porque não plantar mais uma árvore ao invés de destruí-la? Porque maltratar um bem tão precioso como esse? Façamos a nossa parte, pois a árvore que plantamos hoje produzira a sombra para o nosso descanso no amanhã. Árvore é vida e vida não se destrói.
Reflitamos sobre isso!


Jair Garcia Martins
Uraí - Paraná