Se engana quem acha que os desfiles de escolas de samba acontecem apenas na cidade do Rio de Janeiro. Apesar de ser o mais tradicional, o carnaval carioca tem um coadjuvante, que é o carnaval de Niterói. Menos tradicional, a União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn) tenta estimular a disputa e a formação de outros grupos no carnaval niteroense. Os desfiles serão realizados entre os dias 9 e 12 de fevereiro, e o sorteio da ordem dos desfiles aconteceu no clube Canto do Rio, no centro de Niterói.

As plenárias

Uma série de plenárias serão realizadas durante o segundo semestre de 2012. Assuntos como a ordem dos desfiles, análise do pedido de filiação de uma nova escola chamada Combinados do Amor já foram discutidos na primeira plenária preparatória para o carnaval 2013. Participam das reuniões integrantes das 37 agremiações filiadas à Uesbcn, entre elas 16 escolas de samba e 21 blocos de enredo e de embalo.

O regulamento dos desfiles também estarão em pauta nas reuniões. Para fomentar o carnaval do ano que vem, está sendo organizado um concurso de sambas de terreiros, que contecerá em outubro, porém sem data e local definidos.

O local dos desfiles das escolas de samba de Niterói

A Uesbcn vai manter pelo oitavo ano consecutivo, os desfiles na Rua da Conceição, no Centro da cidade. Após 14 anos de interrupção, a revitalização fez possível a volta do carnaval niteroense, graças ao trabalho em conjunto da Uesbcn e da empresa Neltur, com apoio da direção da Câmara Municipal de Niterói e da prefeitura da cidade.

Segundo estimativa da Uesbcn, em média 15 mil pessoas, entre sambistas e desfilantes, têm participado da festa diariamente nos últimos carnavais. Diferentemente do Rio de Janeiro, que tem seus ingressos de carnaval vendidos antecipadamente, em Niterói o carnaval é gratuito.