O Desenvolvimento do setor de shoppings em São Luís do Maranhão: Histórico, desenvolvimento e tendências.

Daniel Duarte²

1 - DESCRIÇÃO DO CASO

A capital do Maranhão, São Luis, é a única cidade brasileira que foi fundada pelos franceses, em 1612. Tem um pouco mais de um milhão de habitantes e é conhecida por vários “apelidos” que são bastante peculiares, como “Ilha do amor” por a cidade ser uma ilha, Atenas maranhense por causa da literatura, “Cidade dos azulejos” por causa de espaços arquitetônicos feito por portugueses, “Jamaica Brasileira’ por ser uma das poucas cidades que ainda tem clubes de reggae.

Com um pequeno desenvolvimento na politica e na economia, apresentou um tímido crescimento, com investimentos na área comercial e focando para o investimento em shopping center.

O primeiro complexo comercial, como se fosse um “mini shopping” por não ter espaço físico para ser um shopping, foi o Tropical shopping, que até nos dias atuais é bem frequentado, com variedades de lojas, com lojas ancoras como a rede de Supermecado Mateus, possui também restaurantes e é muito bem localizado, por ficar perto de faculdades, escritórios, clinicas e também por estar próximo de uma avenida muito movimentada.

Na década 90, foi que tivemos o primeiro shopping com espaço físico apropriado, o então chamado Colonial Shopping, foi muito famoso pois era em uma das áreas de comercio mais aquecida em São Luis, só que não deslanchou tanto e acabou fechando.

No ano de 1999, foi inaugurado o Shopping São Luis, com um grande espaço físico, com cinema, com grande novidade para aquele contexto. Sem concorrência reinou durante 11 anos na liderança de shopping em São Luis, o que o fez ficar mais acomodado, o que causou problemas, o atendimento já não era o mesmo, a limpeza e a organização do shopping e do cinema já não era preparada. Na tentativa de fazer frente ao Shopping São Luis, tentaram construir o chamado Shopping Jaracati, na mesma avenida do Shopping São Luis só que um pouco antes para quem vai em direção ao centro. Não teve sucesso, o Shopping Jaracati, é teve vários problemas no começo e atualmente tenta se reerguer com a construção de prédio empresarial localizado atrás do próprio Shopping Jaracati. É um shopping diga-se de passagem importante, pois tem o VIVA CIDADÃO, CORREIOS, lojas ancoras com Americanas, rede de supermercados Mateus, LeBiscuit e a Novo Mundo.

No dia 15/04/2010, foi Inaugurado o Rio Anil Shopping. Rio Anil por estar localizado próximo ao famoso rio anil que batiza um bairro da cidade, chamado Anil. O shopping veio com a proposta de fazer frente ao Shopping São Luis.

1 Case apresentado à disciplina Marketing Estratégico, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco - UNDB.

2 Aluno do 5º Período, do Curso de Administração de Empresas, da UNDB.

3 Professor Roberto Reis

No começo não conseguiu, teve sérios problemas com a inauguração, lojas quebradas, furtos, muitas pessoas, pouca organização e pessoas “loucas” (afinal, quem é que não lembra da louca do rio anil). Depois disso o Rio Anil Shopping, foi ficando mais organizado, mais bem preparado, vem se tornando um grande centro comercial, por fica muito bem localizado, apresentou atratividades como o kart dentro do estacionamento. Ao longo desse crescimento, fez um projeto de expansão para a melhoria do shopping, nesse projeto aconteceram alguns acidentes na estrutura física. Depois de concluída a expansão, teve problemas com “rolezinhos de adolescentes”, em alguns casos ocorreram brigas entre adolescentes e por conta disso o Shopping teve que tomar medidas para evitar esses acontecimentos. Apesar disso tudo, o Shopping Rio Anil, vem ganhando espaço e é um grande centro do comercio.

Em dezembro de 2011, foi inaugurado o Shopping da Ilha, com a força do grupo Camargo Corrêa, agitando ainda mais a rivalidade entre os shoppings. No começo o Shopping da Ilha apresentou graves problemas, como tiveram que inaugurar o shopping, correndo, teve problemas com goteiras no shopping, com obras ainda não terminadas e falhas na segurança. Assim como o Rio Anil Shopping, o Shopping da Ilha, deu a reviravolta e cresceu muito, eles tinham (e têm) dinheiro, espaço físico e uma ótima atratividade, conseguiram ganhar um grande espaço no coração e no bolso do cidadão Ludovicense.

Em 2015 temos grandes expectativas, a inauguração do Shopping Pátio Norte no bairro do Maiobão e também a expectativa do grande Golden Shopping, localizado em uma área nobre da cidade. O que vai deixar esse mercado mais aquecido na Ilha do Amor.

2 – Questões para Análise

  1. Qual é a base para reformulação estratégica neste caso?

Em primeiro lugar a reformulação da base dos Shoppings é a definição da missão da empresa. O que eles querem? Qual é objetivo? Aonde querem chegar?. A definição da missão deve ser baseada sempre nas perguntas de Peter Drucker: “Qual é o nosso negocio? Quem é o cliente? O que tem valor para o cliente? Qual será o nosso negocio? Como deveria ser o nosso negocio?”. Essa é a primeira definição que eles devem fazer para a construção da base estratégica.

Em segundo é definir seu negocio, Segundo Levitt, definir o negocio por meio da área em que ele atua é melhor do que definir por meio de produtos. Definir o negocio por meio da área em que ele atua é reconhecer que empresa estar ali para suprir uma necessidade do que cliente. Os produtos tem uma vida útil, como por exemplo no caso do shopping, uma pista de patins no gelo, isso tem um tempo e nem sempre vai ser tão atrativo, é preciso enxergar que as necessidades do cliente são duráveis e produtos ou serviços não. É necessário que os shoppings redefrinem o negocio direcionado para as necessidades dos seus cilentes, por isso os questionamentos da missão são tão importantes. É olhar para o mercado de shoppings e se questionar, “O que o consumidor em um shopping necessita?”.

Em terceiro, avaliar as oportunidades de crescimento. A avaliação consiste nas oportunidades em que a empresa deve avaliar. Se há atividades escassas ou ultrapassadas que não trazem retorno ou então ocupam o lugar de uma atividade que pode trazer retorno. Avaliar novas atividades, direcionando para os shoppings, o Shopping da Ilha, é o melhor em diferenciação nas atividades de crescimento. Como o Shopping da Ilha possui dois terrenos grande um que pertence ao espaço físico do shopping e o outro que o shopping usa para atividades adicionais com Shows, Espaço para Circo, Eventos de esporte e em alguns casos utiliza para estacionamento em caso de datas corridas como, por exemplo, Natal. Também é utilizado dentro do Shopping, um enorme espaço para crianças e adolescentes, nesse quesito o Shopping Rio Anil também faz frente, os dois Shoppings Exploram muito bem essa parte.

  1. Que tipos de estratégias foram aplicadas em todos os casos?


Primeiro é analisado o Macroambiente e o Microambiente. O macro para saber se o ambiente externo é favorável, e em São Luis – MA, o ambiente externo é muito favorável, até porque é uma cidade que não tem muitas atratividade de entretenimento. Também para analise de qual é a necessidade do consumidor e principalmente que foi usado, em que local da cidade. Se formos analisar já temos Shoppings nos locais mais importantes e movimentados da cidade. O segundo seria a analise do microambiente que foi feita depois de o shopping ter inaugarado, boa parte deles, no começo, tiveram problemas e tiveram que analisar o ambiente interno para como melhorar.

Em segundo é o uso da analise SWOT, a analise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. É de grande importância a analise SWOT, para saber aonde estão as nossas fraquezas, então aonde tenho que melhorar, em segundo as forças, para saber aonde posso continuar investindo. Nesse caso as oportunidades devem ser analisadas sempre com a concorrência, para ver aonde eles não investem e aonde posso aplicar. As ameaças dentro os shoppings, o que mais sofreu foi o Shopping São Luis, podemos até conciliar com as 5 forças de porter, uma delas é os novos entrantes no mercado o que é uma ameaça. Foi uma ameaça ao Shopping São Luis, ver os outros Shoppings sendo construídos e tomando seu reinado.

[...]