O desenvolvimento de um país: a sua parte

Quem são os responsáveis pelo desenvolvimento de um país?

 Você, talvez, diria que é o governo, correto? Essa resposta não está errada, mas está incompleta. A resposta para esta pergunta é que não apenas o governo tem essa função. Organizações não governamentais (ONGs), empresas, comunidades, agência internacionais de ajuda e nós mesmo na qualidade de indivíduos somos agentes de desenvolvimento.

 Em outras palavras, se nós somos agentes de desenvolvimento, isso significa que a forma com que agimos em sociedade possui conseqüências para o grau de desenvolvimento. Por exemplo, se respeitamos as normas de trânsito, respeitamos todas as pessoas, estamos colaborando para um maior bem-estar de todos.

 É claro que o governo possui papel crucial em estimular o desenvolvimento. Uma das formas para tanto seria o investimento de educação de qualidade. No entanto, como foi mencionado, nós como indivíduos e parte da sociedade em que vivemos somos também agentes de desenvolvimento. Assim, fazer a nossa parte como cidadãos e agir no sentido de buscar uma mudança faz parte de nosso papel, ou seja, também temos a nossa parte na questão do desenvolvimento. Faça sua parte.

 Preparado a partir de:

 HOPPER, P. Understanding development.Cambridge: Polity Press, 2012. 332p.