Este artigo buscou descrever e analisar o desenvolvimento de competências organizacionais ligados à oferta de cursos a distância via internet. Adotou-se como moldura conceitual interpretativa a perspectiva teórica pertencente ao campo da economia/estratégia, que está ligada à visão baseada em recursos. Os resultados apontam para a existência de uma estreita relação entre as perspectivas organizacional e individual do processo de desenvolvimento de competências. Tal estudo encontra-se respaldado no novo impulso mundial promovido pelo advento da internet ao ensino a distância – EAD – a partir de meados dos anos 90. No Brasil, nessa mesma época, entrou em vigor a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Isso marcou, do ponto de vista legal, o reconhecimento da educação à distância como modalidade válida e equivalente ao ensino presencial no País. Esse contexto tem sido marcado também pela corrida mundial das instituições de ensino superior - IES - em busca da realização das potencialidades associadas à aplicação das novas tecnologias de informação ao ensino (BELLER e OR, 2003).

Para permitir o estudo mais aprofundado do problema proposto, escolheu-se desenvolver um trabalho de natureza descritiva qualitativa por meio do método de estudo de casos múltiplos. Para reunir as informações necessárias ao desenvolvimento da pesquisa, foi adotada uma triangulação de instrumentos de coleta de dados (YIN, 2001): análise documental, entrevista semi-estruturada e observação direta. Um roteiro de coleta de dados foi elaborado para atender ao objetivo de identificar e descrever ações planejadas e implementadas pelos indivíduos que estivessem envolvidos diretamente no processo de desenvolvimento de competências. Numa análise preliminar de resultados, diante duas Instituições de Ensino Superior que atuam no segmento de ensino a distância no Brasil, foram identificadas quatro competências organizacionais: coordenação de cursos, capacitação e apoio tutorial, produção de materiais didáticos e engenharia de software, além de assessoria pedagógica, coordenação de cursos por área, produção de cursos e de outras mídias, desenvolvimento e administração do sistema e assessoria de comunicação e marketing. Existe ainda uma tendência de que irá se instalar uma concorrência direta ainda mais acirrada no segmento brasileiro de ensino superior a distância. Do ponto de vista teórico, as informações levantadas indicam que, atualmente, prevalece o segundo estágio de desenvolvimento de um setor apresentado por Hamel e Prahalad (1995): a competição pelo encurtamento dos caminhos de migração, que é o período quando se concentram esforços no acumulo de conhecimentos e desenvolvimento de competências pelas organizações antes do surgimento de um setor bem estruturado, no qual parâmetros de valor, preço e custo já foram definidos.

            As competências identificadas nas duas IES pesquisadas apresentam uma característica comum: todos os seus recursos considerados raros ou escassos são de natureza intangível, sendo que a maior parte deles consiste de conhecimentos específicos carregados por alguns de seus funcionários. E para compensar a ausência ou insuficiência de posse e domínio desses conhecimentos raros, as duas IES têm buscado também formar alianças ou recorrer ao mercado como meios de acesso aos mesmos. Apesar das consistências de idéias, a revisão da literatura sobre competências demonstrou um problema de consciência de definições, o que dificultou a aplicação de seus conceitos na realidade das organizações pesquisadas. Isso foi agravado pela escassez de modelos aplicados que pudessem ser tomados como referência. Para superá-lo, ao invés de eleger uma das muitas e diferentes definições existentes, buscou-se identificar as características mais comuns das competências abordadas pelos principais autores que tratam do assunto.

Pergunta para Análise: Citar pontos positivos e negativos referente ao ensino a distância.