Oi, meu nome é Ismael Modesto Furtado, tenho 17 anos, estudo na escola João Bento da costa 1°ano1, no estado de Rondônia/Porto Velho, sou esforçado aos estudos e meu grande objetivo é me formar em medicina.

 “A carta de Pero Vaz de Caminha”

 Pero Vaz de Caminha um espírito de renascentista, descreve maravilhosamente a natureza e os habitantes que lá existiu “Os Índios”. Mas com seu jeito de mercantilismo, falou que os Índios não trabalhavam com metais e não plantavam nada em grande quantidade que pudesse ser vendido, ele narra também o desembarque dos Portugueses na praia, a primeiro visão, o contato com os Índios e a primeira missa na terra “descoberta”. A carta é um luxo para os Europeus.

A carta ficou inédita por mais de dois séculos no arquivo Nacional da Torre do Tombo. A carta geralmente é conhecida como, “achamento do Brasil” onde falou suas primeiras impressões logo quando chegou á terra “descoberta”, pessoas novas, novas culturas e nova terra é claro.A carta de Pero Vaz de Caminha é de valor incalculável. O livro é considerado o primeiro documento escrito da história do Brasil. O descobrimento do Brasil pode ser considerado um pontapé inicial para a construção da historia Brasileira, e assim o Brasil ficou conhecido.

 Caminha é um homem honesto e de muita simpatia. Fala na carta que, ele anotava as coisas mais interessantes do ponto de vista dele e as suas dúvidas, é um livro para qualquer pessoa que queira ler e entender o descobrimento do Brasil. O termo “descobrimento” é muito questionado, porque quando nos usamos o termo, esquecemos que as terras já eram habitadas pelos Índios. Esse livro significa um marco na história do Brasil; pelo menos existe alguma coisa sobre o Brasil, uma história que possa ser falada. Pero Vaz de Caminha um autor maravilhoso, digno no que faz, no meu ponto de vista descreve o Brasil e os habitantes bem não fala mal á não ser que os Índios não plantavam nada em grande quantidade, fora isso tudo bem. Recomendo o livro ou melhor “A carta”, para quem quer saber mais um pouco sobre a história do nosso querido Brasil.