FACULDADE NOSSA CIDADE

CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

ORIENTADORA: ESTHER COSSO

ARTIGO: O DESAFIO DOS GESTORES DE RH NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

ALUNA: IVETE MOLNAR DA SILVA

           Esse artigo visa falar sobre as relações interpessoais nas empresas é o grande desafio dos gestores para conseguir um clima organizacional, não tem como ficar isolado dos supervisores e outras pessoas que exercem algum cargo na organização, qualquer contato é uma relação interpessoal e as ações pessoais refletem dentro da organização de forma positiva ou não.

            Falar sobre relações nas empresas tem sua importância porque faz parte do nosso cotidiano e afeta diretamente nos resultados da empresa. É necessário ter espírito colaborador e saber os direitos e deveres que geralmente é passado na integração do funcionário sobre a empresa sua missão, visão e os valores. Quando um funcionário é contratado  ele traz consigo a sua  vivência,  suas aptidões, com suas habilidades mas também as experiências de vida pessoais que podem interferir nas ações, emoções e sentimentos. No ambiente organizacional é necessário ter um autocontrole para não chegar a situações conflitantes, mas somos humanos e nem sempre racionais, apesar de ser um ambiente corporativo, às vezes,  o lado pessoal acaba atrapalhando essa relação de trabalho, esquecendo da ética.

              A ideia de que as relações interpessoais são de suma importância nas empresas estão cada vez mais interferindo no relacionamento intrapessoal, como está o meu funcionário? Como ele lida com suas emoções? Porque, interfere o modo de falar, com os colegas de trabalho e os relacionamentos interpessoais muito mais, como ele trata o cliente, o chefe ou líder, e os parceiros da organização como fornecedores? É necessário ter cautela em todos os segmentos da vida, saber se comunicar e se expressar, porque se uma má reputação ou conduta pode acarretar no mau conceito  e será um trabalho difícil conseguir reverter. 

Segundo Francisco Lacombe (2011, p 164), “é necessário satisfazer as necessidades pessoais de cada pessoa que é a autorrealização: o colaborador precisa de um trabalho motivador, desafiador e criativo; do desejo de obter reconhecimento do que realiza; ser aceito pelos grupos e ter relações harmoniosas; ter benefícios que tragam segurança como assistência médica, seguro, investimentos e básicas como água, comida, roupa, conforto, remuneração e condições de trabalho.” E inserir todos esses conceitos na organização precisa ser visto e revisto pelo gestor, incluindo sempre a mudança se necessário, priorizando o colaborador e não se esquecendo de que as insatisfações pode ser um sinal para priorizar outra necessidade e dessa forma conseguir harmonizar o clima na empresa.

Então é um desafio para o gestor ficar sempre acompanhando todo o ambiente e descobrir os obstáculos quando percebe um fato que desfavorece a integração do grupo. As pessoas estão em constante mudança e fica a critério de um bom gestor se adequar as mudanças mas visando sempre o bem estar dos colaboradores e propiciar um ambiente de produção eficiente.

                       

CONCLUSÃO:  Fazemos parte de uma sociedade e a organização é um ambiente onde existe a necessidade de constantes mudanças mas a boa relação nesse ambiente é de extrema importância para uma boa desenvoltura do colaborador que resultará em bons resultados na empresa. Um colaborador que vive num ambiente harmonioso consegue trazer boas ideias, desempenhar de forma produtiva e trazer resultados consideráveis para a empresa.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS: LACOMBE, Francisco. Recursos Humanos Princípios e Tendências. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.