O Desafio do Marketing nas Pequenas e Médias Empresas
No mercado de hoje as grandes empresas estão cada vez mais utilizando o marketing e suas estratégias para se diferenciarem no mercado.
Já não é o caso das pequenas e médias empresas do Brasil. Em algumas regiões do País é possível ver o esforço de algumas empresas que utilizam o marketing como estratégia de mercado, mas isso é muito tímido principalmente em mercado em que a concorrência ainda é amadora.
Nas regiões menos desenvolvidas do país, em que o mercado ainda é amador, o marketing não é visto com bons olhos.
Podemos observar isso nos dados do SEBRAE que aponta 82% das pequenas empresas abrem falência antes mesmo de completar 02 anos. Em muitos casos essa falência pode ser dada por falta de investimento, mas a sua grande maioria é por falta de planejamento.
O marketing é a espinha dorsal de qualquer empresa seja ela pequena, média ou grande, onde para sobreviver ela vai precisar de todo o aparato que o marketing pode lhe dar.
As empresas que já estão com certa estabilidade no mercado, principalmente as quais os gestores não tiveram nenhuma formação acadêmica, não enxergam no marketing seu aliado. Muitos o vêem como despesa, onde não utilizam seus mecanismos, pois isso lhe gerará despesa.
Outros até tentam em suas empresas utilizarem o profissional de marketing, mas esse profissional muita das vezes se vê engessado em relação à hierarquia da empresa, não tendo muita voz para opiniões e sugestões.
Entre esses e outros motivos muitas das pequenas e médias empresas brasileiras, estão deixando de ganhar e lucrar em suas atividades. Muitos dos que estão à frente dessas empresas, os gestores, precisam entender que o marketing é um de seus maiores aliados para a conquista da sua estabilidade e diferenciação que o manterá na mente dos consumidores.
O marketing não deve ser visto como gerador de despesas e sim como investimento futuro que lhe gerará retorno em médio prazo. Ou seja, o gestor que ainda não entendeu o benefício que o marketing pode lhe dar, precisa urgentemente conhecê-lo, senão fatalmente não lhe restará muitas outras estratégias para sobreviverem no mercado.

Amadeu Barroso Neto é formado em Marketing Estratégico, possui MBA em Marketing Estratégico e Comunicação e trabalha como Analista de Marketing. Contato: e-mail: [email protected]