INTRODUÇÃO 

“A eficácia do Sistema de Saúde está fortemente ligada à qualidade do relacionamento humano estabelecido entre os profissionais e os usuários no processo de atendimento”.  (BARJAS NEGRI) 

Nos dias de hoje, desenvolver um trabalho de forma eficaz em uma Instituição de Saúde não é tarefa fácil; requer dos profissionais o maior número de conhecimento na área de atuação e experiência possíveis. E o estágio, oferecido por muitas instituições durante a formação profissional, vem sendo um meio muito eficaz, rico e de grande importância para contribuir na formação dos mais variados profissionais no campo da saúde, nas diferentes áreas de atuação.

Com efeito, pretendemos, no presente artigo, relatar a partir da nossa observação, um pouco da experiência e do conhecimento adquiridos durante o período de estágio, discutir a respeito do desafio do estágio e do trabalho em uma instituição de saúde.

O estágio a se relatar teve início no ano de 2009 e fim no ano de 2011. Ele aconteceu em um Centro de Atenção Psicossocial I – CAPS I, no setor de psicologia, em um dos municípios do interior de Minas Gerais.

O artigo vem apresentar um pouco do desenvolvimento desta nova modalidade de serviço em saúde, os CAPS, que se caracterizam como instituições substitutivas aos hospitais psiquiátricos. Bem como pretende descrever, a partir de uma Análise Institucional, o trabalho em equipe que vem sendo desenvolvido e focar também no modelo atual de gestão. Contudo, pretendemos ressaltar o que o serviço vem oferecendo de positivo e negativo aos seus usuários, e possíveis formas de intervenção.