O DESAFIO DE SER PAI

Prof. Me. Ciro José Toaldo

            O segundo domingo de agosto é o dia dos pais, essa data deve estimular a reflexão a respeito dos desafios que os pais devem ter para com suas famílias. É preciso entender: não basta apenas proporcionar os bens materiais para nossos lares, o essencial é a atenção, o carinho e o amor que podemos proporcionar para a família.

Vivemos numa sociedade onde tudo é permitido e, dessa maneira, antes de dizer algo aos filhos, os pais (a mãe e o pai) precisam pensar como em casa anda a educação e os bons exemplos. Sim, educação e exemplo. Primeiro deve ficar claro que o processo do educar não pode ser delegado única e exclusivamente a escola. Na verdade, educar é a arte de conduzir os filhos, sejam crianças, adolescentes, jovens ou adultos para que tenham um padrão de comportamento bom, é o que os estudiosos chamam de excelência. O segundo é o exemplo: se um filho nunca vê diálogo, entendimento, serenidade e compreensão em sua família, como poderá acreditar nesses valores?

Ser pai é um dom recebido de Deus e, deve ser estimulo para se pensar nessa missão recebida, tendo coragem de perceber se estamos proporcionando bons exemplos aos nossos filhos. Não se trata de perfeição, mas no mundo que enaltece a liberdade, não podemos esquecer: livres são aqueles que podem fazer opções e os que conseguem aspirar às coisas boas da existência. Eis os desafios que nós pais deveríamos estar transmitindo aos nossos filhos. Não devemos esquecer que as ações desenvolvidas na vida são frutos das escolhas.

Desde os tempos do seminário aprendemos que quando as palavras são seguidas da ação, tornam-se ingredientes fundamentais em qualquer relação, especialmente entre pais e filhos. Contudo, no mundo das aparências e do faz de contas que em estamos inseridos, muitas vezes, o melhor filho é aquele que mais ‘agrada' o pai, este é o que acaba recebendo imediatamente sua recompensa. Infelizmente, nesse mundo das representações feitas em muitas famílias, assim como nos programas televisivos, em especial nas novelas e nos comportamentos de muitos políticos (estamos no tempo da propaganda eleitoral): quem melhor emociona torna-se o vencedor e conquista a estima e admiração de seu público. Na busca do desafio e do compromisso, os pais devem buscar a autenticidade, tudo deve ser ponderado, pois a vida ensina que a pior ferida para ser curada é a da mágoa e ressentimento familiar, sobretudo aqueles ligados com pai ou mãe.

Dessa forma, dentro dos desafios de ser pai para valer encontra-se a educação dos filhos e o exercício da liberdade. Não podemos deixar de lembrar que educar é conduzir para fora o melhor que cada um tem. Os pais devem ajudar os filhos a descobrir o que há de melhor e estimulá-los a cultivar seus melhores dons, essa missão é bíblica e estimula a descobrir os talentos, aquilo de bom que os filhos trazem dentro de si. Os pais devem saber arrancar de dentro dos filhos suas aspirações para que juntos possam cultivá-las.

Estimados pais, nós estamos juntos nesse barco: somos pais e precisamos orientar nossos filhos para que possam viver com liberdade e que levem a vida por conta própria. Essa exigência não é fácil, pois cada filho é diferente. O importante é nossa orientação e, devemos ir soltando aos poucos a nossa rédea até que um dia eles possam enfrentar o mundo sozinho, com segurança e confiança. Mas, atenção: é preciso orientar, não largar na solidão ou então deixar que o mundo cuide deles.

Nos desafios de ser pai para valer está a conversa séria e franca com os filhos e a orientação de quem já tem experiência de vida. Não há uma bola de cristal que assegure o futuro de nossos filhos, em muitos casos o rumo que eles tomam não é responsabilidade dos pais, mas nada exime a obrigação de educá-los.

Ser pai no mundo atual não é tarefa fácil. Aos pais que ajudam os filhos a ter vida própria nossa homenagem e nossa consideração. Não poderíamos deixar de expressar uma gratidão e o afeto especial ao nosso pai, Brenno José Toaldo, residente em Capinzal, Santa Catarina, pelo brilhantismo e exemplo que tem dado a toda sua família; nosso pai sempre nos mostrou que o importante é lutar, acreditar e trabalhar. Seu Brenno  sempre nos afirmou que o importante é erguer a cabeça e ter mérito e prosperidade pela nossa crença na honestidade e no trabalho árduo e diário. Hoje, entendemos, valorizamos e somos gratos a esse magnífico  exemplo. Obrigado meu pai por tudo o que senhor fez e continua fazendo por nós, seus filhos, por sua esposa e agora por seus netos.

Que Deus abençoe meu pai Brenno e, todos os pais do mundo. Que os pais nunca se esqueçam: ser pai é algo nobre, gratificante e maravilhoso. Sejamos gratos a Deus por essa vocação de sermos pais, mas é uma vocação que exigente renuncia, dedicação, carinho, confiança e, acima de tudo, um pouco de exemplo, principalmente para os filhos. Devemos ter a consciência dessa nobre missão para que o mundo possa continuar acreditando que vale a pena seguir a prazerosa e fascinante vocação de ser pai.