Maria das Graças André Rodrigues Freitas

Psicopedagoga pelo Unasp campus São Paulo – SP.

[email protected]

  

 

Introdução

 

Sabemos que os princípios e valores humanos, morais e éticos são regras essenciais para o bom convívio em grupo, na sociedade e nos espaços sociais, uma vez que espelham nossas emoções e sentimentos, tanto positivamente quanto negativamente. Enquanto que a musica tem semelhante papel, pois representa: gosto, classe social, sentimentos, apelos, emoções e ultimamente o sexo e a pornografia, e, ainda a incitação e apologia ao crime. Cantada livremente, esse tipo de música, tem colocado a sociedade em situações vexatórias. O que nos leva a crer, que se trata de uma resposta a falta de uma educação fincada no campo dos valores.

Os princípios e valores humanos, morais e éticos, assim como a música  fizeram parte da vida dos seres humanos em todas as épocas, nações e culturas distintas. Portanto, a influência da música na formação dos valores humanos é de grande relevância, uma vez que esta se apresenta tanto positivamente como negativamente. Fato esse que irá contribuir com profissionais da área de psicopedagogia e educadores, para que possam ter mais um opção de ferramenta como auxilio, na questão do déficit de valores humanos, morais e éticos relacionados a deformação da musica, que pode vir a influenciar a um desvio de comportamento.

Em vista do exposto, esse tema tem um grande valor social, pois, tem como proposta, resgatar os valores humanos, morais e éticos, os bons sentimentos e a valorização da boa musica, que acompanham gerações, e reaproximam as pessoas e contribui para o seu bem-estar. O interesse por essa pesquisa se deu em primeiro lugar devido o constrangimento causado pelo apelo sexual e erótico cantado livremente nos espaços sociais. Esse, portanto, é um forte indicativo da perda dos valores que rege nossa sociedade. Depois, também por oferecer novas maneiras e estratégias que contribuirão para o avanço do trabalho educativo e psicopedagógico. Assim, essa pesquisa aborda assuntos que podem contribuir positivamente com a qualidade do processo da Educação de crianças, jovens e adolescentes brasileiros.

 

Educação fincada em valores

 

A infância e a adolescência é um período da vida com características pertinentes. Nessa fase as crianças desenvolvem-se em todos os aspectos: emocional, social, afetivo e cognitivo, e apresentam suas necessidades e interesses, solicitando uma dedicação quase que exclusiva da família. No processo educacional da criança e do adolescente, pais e educadores devem buscar trabalhar em parceria, a fim de promover um desenvolvimento emocional saudável em suas relações humanas. Pois as raízes de nossa vida emocional estão fincadas no terreno da infância.

Para Piaget valores são investimentos afetivos. No entanto, apesar de se apoiarem em conceitos, estão diretamente ligados as emoções e sentimentos, tanto positivamente quanto negativamente. Veja o que nos diz Martinelli (1999, p.32):

 

A estruturação do caráter começa pelo equilíbrio do temperamento, que é o meio de expressão das emoções, modos de sentir e reagir diante de fatos e situações. As emoções são vividas subjetivamente; elas não seguem padrões fixos e definidos. O temperamento determina a maneira de sentir, agir e reagir às emoções provocadas pelas experiências vividas durante a vida

 

Para a autora (1999), assim como para Piaget as emoções são de fato as respostas aos valores, isto é, quando a criança e o adolescente recebem a devida educação, seja ela no campo dos valores ou nas diversas áreas inerentes, terão maior equilíbrio em situações vexatórias. No campo da comunicação, os padrões e atitude das famílias são regulados por normas e valores. Os educadores estabelecem regras, normas e valores e desenvolvem atividades que promovem atitudes pautadas nos valores e nas características da cultura na qual o individuo esteja inserido. Enfatizando suas relações e emoções nos aspectos da pessoa contextualizada e em suas adversidades. Com a integração família- escola são agregadas as funções de proteção e continuidade de valores familiares, morais, e éticos. Tais valores tem sido fortemente influenciados pelas políticas educacionais implementadas no Brasil nos últimos anos.

Os valores humanos, morais e éticos, são para a sociedade como uma bóia que não permite que esta venha a imergir na decadência desses valores, contudo, é fato que somos bombardeados por fortes influencias todos os dias. Para Santos é impossível não sermos influenciados. Mas, é totalmente possível escolher a influencia a que nos sujeitamos. (SANTOS, 2004, p.40)

 

A música e sua contribuição no desenvolvimento humano

 

Assim como os valores são revelados através das emoções e sentimentos. A música também é um canal direto as emoções humanas, uma vez que, a música canta e embala o ser humano desde canções de ninar até a música fúnebre. Assim sendo, é relevante dizer que, a música vasculha a alma e explora os mistérios de suas emoções. Portanto, a música é um dos principais meios de persuasão existente na sociedade, pois através dela é possível transmitir não somente palavras, mas também sentimentos, valores, idéias e emoções.

O Salmista nos diz que “tudo quanto tem vida louve, louve ao Senhor” (Salmo, 150).

A música, segundo Ellen G. White (1997) teve origem no céu. Lúcifer anjo de luz (antes de sua queda pecaminosa) era o regente do coro angelical. A música era, portanto, um instrumento de adoração.

Para a autora (1997, p. 25):

 

A hora dos alegres e felizes cânticos de louvor a Deus e Seu amado Filho chegará. Lucífer (Satanás) tinha dirigido o coro celestial. Tinha ferido a primeira nota; então todo o exército angelical havia-se unido a ele, e gloriosos acordes musicais haviam ressoado através do Céu em honra a Deus e Seu amado Filho.

 

A música para Ellen G. White (1989) apresenta dois pólos. No primeiro: a música é benéfica e de grande utilidade para o desenvolvimento humano. No segundo: a música é extremamente maléfica e avassaladora a os princípios e valores morais. A música é um presente de Deus, parte de sua criação. Sobre a importância da música e a Sra. White fala muito, tanto em seu sentido positivo, como em seu sentido negativo. Portanto ela afirma.

A música, muitas vezes, é pervertida para servir a fins maus, e assim se torna um dos poderes mais sedutores para a tentação. Corretamente empregada, porém, é um dom precioso de Deus, destinado a erguer os pensamentos a coisas altas e nobres, a inspirar e elevar a alma.

Assim sendo, penso que o mínimo que deveríamos fazer era sermos extremamente cautelosos e principalmente criteriosos em nossas escolhas no que se refere a qualidade da música. Uma vez que temos consciência que a música pode nos influenciar fortemente, tanto para o lado positivo como para o negativo. Pois, em ambos os casos a música tem um grande poder de persuadir.

Para o poeta, a música eleva a alma e a conduz por todo universo até diante do supremo criador. O cantor Vicente canta e encanta com sua musica, com uma mensagem apaziguadora. Assim nos diz a música:

 

De vez em quando eu agradeço a Deus

Porque as estrofes dos poemas meus

São feita por Ele e cantadas por mim,

O vento é maestro é autor dos arranjos

Meu vocal são feitos por vozes de anjos

No primeiro verso, no meio e no fim

Meus colegas músicos são os passarinhos

A sombra das árvores me servem de ninho

Algo que eu reúno milhares de fãs

A lua me beija o sol me inspira

A terra me aplaude o céu me admira

Porque as estrelas são minhas irmãs.

A fé me dar força pra que suba a serra

Digo sim a paz, digo não a guerra

Canto com as aves junto com as crianças

Brinco com as ondas quando o mar se assanha

Oro ajoelhado ao pé da montanha

A fera me segue, mas não me alcança.

A brisa me encontra a chuva me molha

A noite me acolhe um anjo me olha

Assim eu acordo muito mais feliz

Me calo pro mundo e com Deus me confesso

Faço uma oração e depois lhe peço

Fé pra todo mundo e paz pro meu país.

Nasce um novo dia meu caminho eu sigo

Eu não tenho dúvida que Deus vem comigo

Me mostrando a letra da nova canção

A primeira árvore que eu chegar me escoro

Boto a melodia e na letra decoro

Canto com a voz do meu coração.

Se é da paz que eu vivo é a paz que prego

Sem falar do peso da cruz que carrego

Furado de espinhos dos caminhos meus

Não vivo sem Deus sequer um segundo

A canção que canto é dizendo ao mundo

Que sou o poeta inspirado em Deus.

Obrigado meu Deus!!!!!

 

A musicaterapia

 

A música tem apresentado excelentes resultados quando utilizada em ambientes clínicos. Surtido efeitos em: diminuir a ansiedade e aumentar a sensação de bem-estar; reduzir a dor em pacientes geriátricos com artrite; controlar a expectativa ansiosa num exame de angiografia coronariana; tratamento de crianças com enxaqueca; tratamento do estresse. A musicaterapia conta com um vasto repertorio Indicado para cada necessidade do paciente.

Indicações de musicas terapêuticas para cada temática: para relaxar – concertos de oboé, de Vivaldi; clarão da lua, de Debussy; adágio, de Albinoni. Para acalmar a ansiedade – concerto de aranjuez, de Rodrigo; as quatro estações, de Vivaldi; sinfonia de Linz, de Mozart. Para dormir – canção de ninar, de Brahms; meditação de Thais, de Massenet; noturno, (autores vários). Músicas estimulantes – o lago dos cisnes, de Tchaikovsky; marcha de pompa e circunstancia I, de Elgar; marcha triunfal, de Verdi; sonho de uma noite de verão, de Mendelssohn; musica aquática, de Haendel.

Mas, recorrer à musica como recurso terapêutico, não é algo tão novo como se pode pensar. Segundo relatos bíblicos, Saul, rei de Israel (por volta do ano1000 a.C.) apresentou sérios sintomas de transtorno mental, devido sua desobediência à Deus. Por esse motivo foi então aconselhado a ouvir boa música, afim de que lhe acalmasse. Convidaram então, o jovem Davi para ajudar a Saul com sua música. Conforme relato “Davi apanhava sua harpa e tocava. Então Saul sentia alívio e melhorava” (I Samuel,16: 14-23). Neste campo da música, pesquisadores continuam estudando seus efeitos positivos para o bem – estar humano. Como nos relata Chamat (2008, p. 136)

 

Assim, esse tipo de música é especialmente indicado para aqueles que quiserem relaxar o corpo e a mente. Existe uma lei orgânica que faz o coração e o biorritmo humano entraremem sintonicidade. Ouvindo– se música barroca e outras cadenciadas especialmente de movimentos lentos, não há necessidade de se ordenar aos músculos para que relaxem e se soltem.

 

A deformação da musica

 

É inegável a importância da musica no desenvolvimento humano. Mas, o que fazer? Como lidar com a música que degrede e vulgariza a sexualidade, causando constrangimento às pessoas em toda faixa etária que circula nos espaços públicos. Este é um apelo forte que pode inclusive vir a despertar o desejo sexual precoce em crianças e adolescentes. Podendo inclusive induzir à alguns a prostituição infantil. Estar atentos a fatos como esse, é papel de grande importância para pais e educadores. Uma vez que há enorme interesse de ambas as partes no bem estar de seus filhos e alunos.

 Veja o que nos diz a música de Tati Quebra Barraco

 

 

No melô que ta na moda, com seu gato eu vou meter.

Te boto de quatro, de lado, por trás, mete tudo eu vou gemer.

O tempo já é moderno, e sexo tem que variar

Se eles quer que você mame, manda eles te chupar

Canguru perneta, de quatro, de lado, linguinha na bu...

 

A música como incitação e apologia ao crime

A utilização de deferentes tipos de armas são usadas por criminosos para cometer os mais variados tipos de crime e aterrorizar a sociedade. Mas como se não bastasse. Eis que surge uma espécie de aliança entre criminosos e “músicos” cantores que utilizam a música como “arma” para agredir, insultar e para incitação ao crime e apologia ao tráfico, enaltecer os criminosos, incentivam os jovens a roubar motos, carros, e ameaçar cidadãos que devem se fazer de surdas e mudas diante das ações de tais criminosos. Esses grupos, quando apanhados pela justiça. São autuados sob acusação de fazer apologia ao tráfico de drogas e incitação ao crime.  Sujeito a pena – detenção, de 3 (três) a 6 (seis) meses, ou multa. O delito de “apologia ao crime” surgiu na legislação brasileira com o Código Penal de 1940, art.287 permaneceu inalterada até hoje: “fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime”. Um crime que si contra põe a liberdade de manifestação de pensamento garantida pela Constituição de1988. Aliberdade de expressão protege o direito de quem quer se expressar, mas também o direito de quem quer ouvir a expressão do pensamento. O que não si pode confundir com expressões chulas que insulta os seus cidadãos com um verdadeiro bombardeio de irresponsabilidade moral e ética. Colocando crianças, jovens e adolescentes, para ouvir opiniões que possam persuadi-los a adotar convicções perigosas ou ofensivas a seu desenvolvimento. Como nos mostra a letra da música do grupo, Facção Central

É uma guerra onde só sobrevive quem atira
Quem enquadra a mansão quem trafica
Infelizmente o livro não resolve
O brasil só me respeita com um revolver ae
O juiz ajoelha o executivo chora
Pra não sentir o calibre da pistola
Se eu quero roupa comida alguém tem que sangrar
Vou enquadrar uma burguesa e atirar pra matar
Vou fumar seus bens e ficar bem loco
Seqüestrar alguém no caixa eletrônico
A minha quinta séria só adianta
Se eu tiver um refém com meu cano na garganta
Ai não tem gambé pra negociar
Liberta a vítima vamos conversar
Vai se ferrar é hora de me vingar
A fome virou ódio e alguém tem que chorar
Não queria cela nem o seu dinheiro
Nem boy torturado no cativeiro
Não queira um futuro com conforto
Esfaqueando alguém pela corrente no pescoço
Mais três cinco sete é o que o brasil me da
Sem emprego quando um prego de audi passa
Aperta o entra cuzão e digita
Esvazia a conta agiliza não grita
Não tem deus nem milagre esquece o crucifixo
É só uma vadia chorando pelo marido
É o cofre vs a escola sem professor
Se for pra ser mendigo doutor
Eu prefiro uma glock com silenciador
Comer seu lixo não é comigo moro
Desce do carro se não tá morto
Essa é a lei da daqui a lei do demônio
Isso aqui é uma guerra

[Eduardo]:
Não chora vadia que eu não tenho dó
Da bolsa na moral não resiste o b.o.
Aqui é outro brasileiro transformado em mostro
Semi-analfabeto armado e perigoso
Querendo sua corrente de ouro
Atacando seu pulso atacando seu bolso
Pronto pra atirar e pronto pra matar
Vai se foder descarrega essa pt
Mato o filho do boy como o brasil quer ver
Esfrega na cara sua panela vazia
Exibe seus direitos com o sangue da vadia
É lei da natureza quem tem fome mata
Na selva é o animal na rua é empresário inconseqüente
Insano doente
O Brasil me estimula a atirar no gerente
Aqui não é novela não tem amor na tela
A cena é triste é solidão na cela
Nem policia pega boi deita escrivão
Abre a cela carcereiro liberta o ladrão
É M10 de alvará pra liberdade
Seu oitão é uma piada gambé covarde
Cala a boca e aplaude o resgate
He cala a boca e aplaude
Foi quem te protege do oitão na cabeça
Sua policia no chão do dp sem defesa
Rezando pro ladrão ter pena que pena
Seu herói pede socorro nessa cena
Quer seu filho indo pra escola e não voltando morto
Então meta a mão no cofre e ajude nosso povo
Ou veja sua mulher agonizando até morrer
Por que alguém precisava comer
Isso aqui é uma guerra

 

 

O que teria levado jovens e adolescentes a adotar esse tipo de “música”? A indisciplina, rebeldia de crianças, jovens e adolescentes tem contribuído para insatisfatórios níveis de conduta referente aos valores morais e éticos o que contribui também para um possível desequilíbrio emocional, podendo levar a defasagem  de aprendizagem entre outros prejuízos e estão entre as reclamações mais comuns das famílias e das escolas. A pergunta que fica é como chegamos a esse ponto? Sabemos que a realidade de hoje é conseqüência das transformações que marcaram o ultimo século, como a perda do papel da religião como fonte de moralidade, desestruturação da família, a mudança ocorrida na maneira de educar baseado no castigo físico para a educação ficada em valores é provável que tenha deixado pais e educadores um tanto despreparados e inseguros. Uma que, educar para os valores e princípios é transmitir aos filhos ou alunos idéias em que realmente acreditamos, mesmo que não sejam verdades absolutas.

Como educadora entendo bem a importância dos valores e os efeitos da musica como ferramenta na educação. Mas, como psicopedagoga, percebo que o déficit de valores embaraça as emoções e o equilíbrio, podendo causar prejuízos como: dificuldades de aprendizagens, falha na construção do caráter e até mesmo o fracasso escolar. O que irá acarretar uma intervenção psicopedagógica.

 

A música na educação

 

A música é sem dúvida, uma valiosíssima ferramenta didática. Sua inserção na prática pedagógica possibilita ao educando o desenvolvimento sócio – afetivo, motor e cognitivo, alem de proporcionar o lúdico, a motivação, a criatividade e a alegria. Por se tratar de um ser que compreende razão e sensibilidade, a música vem justamente debulhar suas emoções. Presente em todas as fases da vida, a música exerce forte influencia na vida dos indivíduos. Está presente nas brincadeiras, em situações de perda, decepção, escolhas, afirmação ou dúvida.

Contudo, White (1989) afirma sobre o propósito da música “a música deve possuir beleza, poder e faculdade de comover”. Estes requisitos eram até alguns anos, presentes nas músicas, inclusive na música popular. Lamentavelmente a música passa por uma terrível deformação. O que tem colocado pais e educadores e, até mesmo a sociedade a observar a queda dos valores morais e éticos relacionado a música.

 

Metodologia

 

Esta pesquisa está classificada nos critérios de pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico.

Partindo da pesquisa realizada, os dados foram analisados a partir de leitura crítica e redação dialógica a partir dos autores apresentados. Assim como analise de letra de música

 

Considerações finais

 

A transmissão de valores é uma das preocupações que pais e educadores têm ou deveria ter ao educar seus filhos/alunos. Como fazer isso no dia-a-dia, quais valores precisam ser passados e a escola pode ajudar? É natural que dúvidas acabem surgindo. O assunto é um tanto complexo. Sem transmitir os valores humanos universais, não há como formar cidadãos éticos e preparados para viverem sociedade. Apesarde não existir respostas simples, é possível apontar caminhos a serem seguidos.

É claro que família e escola estão juntas nessa empreitada, mas a influência que elas exercem tem pesos diferentes. A escola pode dar um apoio fundamental aos pais, mas está longe de substituí-los na tarefa de educar. A família vem em primeiro lugar, pois os laços afetivos entre pais e filhos são mais fortes. Hoje, sabe-se que o ambiente moral da casa tem grande importância na formação das crianças. Uma vez que os filhos acabam assumindo a maioria dos valores da família.  Vale ressaltar que o papel da escola é fundamental, mas não pode ser comparado ao da família. Na escola a criança e o adolescente estão em um ambiente de grupo, e precisam se adequar a um conjunto de regras bastante diferentes das que têm em casa e caminham em direção a ideais mais universais.

Pais e professores podem procurar mostrar aos filhos/alunos o quanto os Valores morais, éticos e princípios exercem influencia na formação do caráter. A escola pode ser um braço-direito nessa questão. Família e escola precisam definir muito bem os seus códigos de conduta e têm o dever de fazer com que sejam seguidos por seus filhos/alunos. Contudo convêm  dar o exemplo! Isso mesmo, além de conhecerem bem os seus valores, os adultos precisam praticá-los em seu dia-a-dia, nas pequenas e nas grandes atitudes. O mesmo nas escolas. Se não for assim, crianças e adolescentes ficam sem ter onde se segurar, onde apoiar suas crenças. Caso contrario, pode abrir caminho para a formação de pessoas que dão mais valor à imagem que à palavra. Abrindo assim, vazão as influencias negativas, como podemos constatar no que se refere a deformação da música. Que agride sem nenhum pudor toda sociedade independente de sua faixa etária. Contudo, é incontestável as influências benéficas da musica que contribui ricamente no desenvolvimento humano, tanto no alento, na educação, na demonstração de afeto, na terapia, em suma no grande teatro que é a vida, entre lágrimas e sorrisos aí está ela, a música.

Considerando os fatos em questão, concluímos que os valores morais e éticos, assim como a música são relevantes para a formação do caráter e o equilíbrio das emoções. Propomos portanto, que os professores sugiram  uma parceria entre família e escola. A fim de buscar um objetivo comum, a saber: o desenvolvimento relacionado aos valores morais e princípios éticos de crianças e adolescentes sob suas responsabilidades, formando a partir daí cidadãos capazes de participar e atuar numa sociedade em constante desenvolvimento. Assim esperamos que esta pesquisa contribua significativamente para que haja novos estudos, debatendo e repensando a relação entre valores e música/deformação da musica e a educação como fatores relevantes para o desenvolvimento humano e formação do caráter de crianças e adolescentes brasileiros.

 

Referencias bibliográficas

 

 

CHAMAT, Leila Sara José. Técnicas de intervenção psicopedagógica: para dificuldades e problemas de aprendizagem. São Paulo: Vetor, 2008.

 

FACÇÃO, Central. CD Versos sangrentos. Isso aqui é uma guerra. São Paulo. Sky Bluee music. 2000

 

MARTINELLI, Marilu. Conversando sobre educação em valores humanos. São Paulo: Petrópolis, 1999.

 

MELGOSA, Lulián. Mente positiva: como desenvolver um estilo de vida saudável. Tatuí-SP: Casa Publicadora Brasileira, 2009.

 

RONALDO, Duska. O desenvolvimento moral na idade evolutiva. São Paulo: ed. Edições Loyola, 1994.

 

SANTOS, Miguel Bispo dos. Livre das garras do sucesso. Tatuí – SP: ed. Casa Publicadora Brasileira, 2004.

 

TATI, Quebra Barraco. CD Boladona: Album Gênero Fank. Rio de Janeiro. 2004

 

VICENTE, Nery. DVD vol 2; música: poeta inspirado em Deus. Gravadora Som Livre.  2008

 

VADE, Mecum. Compacto/obra de vários autores. 5ª ed. São Paulo. Saraiva, 2011.

 

WHITE, Ellen G. Conselhos Sobre a Música. São Paulo: Centro de pesquisas Ellen G. White, 1989

 

______.Orientação da criança. Tatuí – SP: Ed. Casa Publicadora Brasileira, 1996.

 

______. História da Redenção. Tatuí – S.P: ed. Casa Publicadora Brasileira, 1997.

 

______.Mente, caráter e personalidade. Tatuí – S.P: ed. Casa Publicadora Brasileira, 2011.

 

www.educador.brasilescola.com/orientações/musica-educação.htm.2010.. Acesso em maio de 2011.

 

 



[1] Artigo redigido para Conclusão de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia – Centro Universitário Adventista de São Paulo- Campus 1, na cidade de São Paulo, 2011, sob a orientação da Profa. Dra. Marinalva Imaculada Cuzin.