Este artigo foi elaborado a partir do programa "Motivação e Sucesso" do Professor Marins exibido em 30/08/2009 na Rede Vida de Televisão e traz conceitos de um livro que acabadeserpublicado (Julho de 2009)nosEstadosUnidos, umlivro chamado"O Custo do Mau Comportamento- Como a falta de civilidade pode prejudicar sua empresa e o que fazer para resolvê-la", das autoras Christine Pearson e Christine Porath, que fala sobre as conseqüências do mau comportamento para as empresas e como estas se transformam em custos.

Nos dias de hoje onde as empresas estão revendo os seus custos ou devido à crise do ano passado ou em consequência da competitividade no mercado, se faz necessário que este tipo de custo seja considerado. A falta de civilidade e polidez nas empresas podem se tornar um problema porque podem repercutir em áreas como: atendimento ao cliente , colaboradores, qualidade de produtos e fornecedores.

Estes comportamentos podem gerar custos e estes custos podem ser mensuráveis basta pensar na perda de um cliente pelo mau atendimento é o primeiro ponto que causa problema para a empresa pois é sabido o quanto custa para empresa conquistar e manter um cliente e ele não pode ir embora motivado pelo mau comportamento de um vendedor ou uma equipe de vendas co problemas de relacionamento

O segundo ponto que deve ser observado é a qualidade do produto, pois uma área de produção com operários mal humorados que tem problemas de relacionamento com colegas de trabalho podem querer fazer intrigas ou "fofocas" um dos outros prejudicando assim a produção e a qualidade do produto.

O terceiro ponto que precisa ser observado é perda de um bom colaborador para a concorrência motivado pelo mal ambiente de trabalho na empresa, Segundo Marins, o livro mostra que 12 por cento dos trabalhadores afirmam ter deixado empregos porque foram mal tratados e que uma pesquisa feita com 1000 executivos constatou que eles gastam cerca de sete semanas por ano resolvendo conflitos no ambiente de trabalho e surpreendentemente 95 por cento dos americanos dizem que já experimentaram rudeza no trabalho. Estas relações podem ser entre colega x colega, chefe x subordinado ou subordinado x chefe.

A relação com fornecedores é o quarto ponto que deve ser levado em consideração, pois, se nos comportamos mal com eles podemos gerar atraso na entrega de matérias primas, queda de qualidade o falta de comprometimento.

Uma das ameaças mais presentes é que no Brasil faz parte de nossa cultura não se separar "o pecado do pecador", ou seja, atitude é diferente de comportamento, deve-se repreender a atitude e não a pessoa, ter consciência que e que não é certo o ter ou esperar o comportamento tipo "não vou fazer isso porque quem me pede não é uma pessoa legal comigo", "se fizer isso ela vai fazer aquilo.

Como as empresas podem se preparar para enfrentar essa ameaça? Em resposta a esta pergunta podemos dizer que a empresa deve realizar um treinamento para todos os níveis corporativos do continuo ao presidente, deve-se separa o pessoal em grupos e listar com eles o que é deve ser considerado um mau comportamento para cada um dos pontos acima se deve enumerar os comportamentos irritantes tais como mau uso da copa, uso de expressões que não condizem com o ambiente de trabalho, falar alto ao telefone ate mesmo o quando vai se pegar o papel da mão de uma pessoa (as pessoas têm a mania de arrancar o papel da mão de uma pessoa quando o certo é esperar que ela lhe entregue).

Depois desse exercício a empresa deve elaborar um "Código de Bom Comportamento" onde devera estar contemplado tudo aquilo que deve ser encarado como um bom e um mau comportamento um código do tipo "Isso é que a empresa quer".

A verdade é que temos que enfrentar, com tolerância zero, a falta de educação e civilidade no ambiente de trabalho para que a empresa não venha ter prejuízos devido a mau comportamento.