A quantidade de oportunidades que o mercado oferece e são perdidas pelas  empresas para financiamento  do seu  capital de giro , compra de equipamentos e de seu crescimento ,  a taxas interessantes   é significativa.

Não basta ir a instituição financeira ,  pedir emprestado e dar as garantias  , é necessário a preparação de um plano vendável, de argumentações bem estruturadas , da defesa do potencial da empresa, do fortalecimento da relação comercial.Um trabalho que deve ser feito constantemente  e não apenas no momento em que há o interesse na tomada de recursos.

Não estou tratando aqui da série de formulários para solicitação de recursos ,  mas de deixar claro aos seus parceiros no mercado financeiro o que representa  a empresa no mercado , para a  comunidade , tecnologicamente, como empreendimento de futuro . 

Pergunte a si mesmo : Se você não consegue enxergar onde que ir como pode pedir a alguém para acreditar nos seus planos?

Você é o maior defensor de sua empresa e de suas idéias , portanto antes de pedir a alguém que acredite no seu projeto você deve faze-lo, divulgando seus planos, reunindo sua equipe , ouvindo-os , delegando , adicionando competência, fazendo com que a sua voz chegue ao mercado.

O primeiro produto que você vende não é o material que fabrica, mas a imagem de seu empresa .

Semana passada aproveitei que tinha que cotar e  comprar um determinado material e   fiz uma leitura em alguns pontos de venda sobre a percepção de um determinado produto , de uma empresa conhecida minha.

A resposta crítica não veio em relação ao produto , mas em  relação a empresa.O produto é considerado bom, apesar de ser um dos mais caros do mercado, contudo não me recomendaram compra-lo pois a empresa está prestes a fechar.

Fato que sei não é verdadeiro, mas para o mercado a noticia plantada  dessa forma gera desdobramentos.

Não perdi oportunidade e nos contatos com meus pares financeiros aproveitei para falar sobre o produto que estava comprado e claro verificar o desdobramento das noticias.

Sem entrar em muitos detalhes deixaram escapar  certa  preocupação por ouvirem o mercado e não um posicionamento mais efetivo da empresa.

Não e necessário dizer que as taxas de risco imputadas a essa empresa tem um peso maior , que suas operações custam mais caro, que não há apresentação ao mercado de uma visão  de  futuro , mas simplesmente negociações para tomada de recursos afim de equacionar o desequilíbrio do caixa diário .

Posso dizer com  a experiência de décadas tratando desse assunto : O custo invisível para obtenção de recursos para organizações que descuidam da imagem é substancialmente elevado.Os profissionais tem que cavar em busca do ouro que lhes são recusados , ao passo que para empresas melhor posicionadas essas oportunidades são oferecidas.

Esse é um argumento difícil de defender junto a empresas que não tem organização e não estão estruturadas para defender seu posicionamento junto ao mercado financeiro, estas já receberam negativas diversas   e seus gestores tem a impressão de que determinadas oportunidades não é para seu segmento de negócios .

Ë fundamental que os gestores tenham em mente que os recursos oriundos do governo para financiar as empresas tem as instituições financeiras  como fiéis depositárias   e são estas que devem estar convencidas a lhes dar o crédito, a mesma instituição que por insegura aumenta suas taxas de risco .

Você gestor poderia pagar menos pelo capital de terceiros que coloca na sua empresa, basta divulgar suas idéias , dentro e fora da empresa.

Acredite nisso e reduza seus custos financeiros substancialmente.

 

Ivan Postigo

Economista,  Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP

Autor do livro: Por que não? Técnicas para  estruturação de carreira na área de vendas

Postigo Consultoria de Gestão Empresarial

Fones (11) 4526 1197  /  ( 11 )  9645 4652

www.postigoconsultoria.com.br

[email protected]