A paixão por cozinhar leva muita gente a pensar em trabalhar com isso. Estudar Gastronomia é uma das maneiras de preparar-se para o mercado e obter o conhecimento necessário. O curso de gastronomia ensina tudo que é necessário para trabalhar em um restaurante, desde as habilidades manuais até a parte de gerenciamento de um estabelecimento comercial. Portanto, são desenvolvidas as habilidades motoras necessárias para a cozinha, técnicas de conservação e preparação de alimentos, criação de cardápios, entre outras coisas.

O mais comum para quem faz o curso é trabalhar como chef de cozinha em um restaurante. Trabalhar na parte administrativa de um restaurante também é uma opção, mas com menos oportunidade de trabalho. Trabalhar como chef de cozinha requer muita concentração e disposição, pois é um trabalho feito em pé, que requer agilidade e muitas vezes é estressante. Por esse motivo, muitas das pessoas formadas em gastronomia desistem da profissão após começar a trabalhar.

Existem diversos cursos técnicos no Brasil, como os do SENAC, que são de ótima qualidade. O ideal é o interessado visitar o curso e conversar com quem trabalha na área para saber o que esperar do curso e do trabalho.