O CULTO EVANGÉLICO ATUAL NO BRASIL

Autor: Gilson Rezende P. Júnior

Resumo

O presente e humilde artigo de opinião têm como objetivo fazer com que os amados irmãos e leitores façam uma reflexão e pensem a respeito do culto que estão prestando a Deus. Será que Deus gosta de ser adorado de qualquer forma? Ou será que a bíblia ensina como adorar a Deus? É de suma importância dizer que não é a intenção deste autor causar contendas, mas, que o irmão medite sobre como prestar um culto bíblico e fiel ao nosso Deus que é soberano e digno de toda honra e glória.

Introdução

Em meados do século xx precisamente pelos anos 50 surgiu o movimento que hoje é uma grande “potência” no meio evangélico brasileiro, os chamados NEOPENTECOSTAIS. Movimento que trouxe grandes inovações no meio cristão, com marcas próprias como ênfase em revelações diretas, curas, batalha espiritual e principalmente com grande ênfase de serem especialistas na doutrina do espírito santo ou como dizem serem “íntimos” com o espírito santo.

Analisaremos neste humilde artigo, em específico o culto realizado pelas igrejas neopentecostais no brasil. O culto evangélico atual principalmente das igrejas que se dizem Pentecostal.

Das Práticas No Culto Neopentecostal

Algumas práticas vêm sido adotadas nos cultos evangélicos e estão sendo cada vez mais comuns nas igrejas brasileiras que dizem ser pentecostais, vejamos algumas delas: o emocionalismo que já é rotina, os gritos dos pastores estão cada vez mais alto, já não basta o amplificador e os caixas de som no ultimo volume? Os irmãos na sua maioria não são surdos. Tampouco o senhor Jesus. Ou a intenção é emocionar e “ganhar” almas no grito?

Não existe mais doutrina nem fé na veracidade das escrituras, e sim as sagradas escrituras como segundo plano, porque para o culto funcionar tem que ter ingredientes, se não é de forma psicológica é sempre extraordinária, algo que impressione ou saia do normal, como por exemplo: sinais, milagres, prodígios, livramentos, exorcismos e curas.

É assim que vive um “pentecostal” na sua vida diária, tendo como sua forte doutrina para enchimento da igreja, milagres e a tal das profecias que prefiro chamar de profetada. É claro que não estou dizendo que crer em milagres seja errado ou que Deus não possa realizar milagres. O que estou dizendo é que, na hora em que a crença em milagres contemporâneos e diários passa a ser a característica maior da igreja evangélica, algo está errado.

Então se você crer que tem dons apostólicos de milagres e cura como o apóstolo Pedro tinha, não tenha medo de pegar em serpentes venenosas ou de tomar veneno, pois, não irão te fazer mal algum, ou se você tem a mesma autoridade de cristo e dos apóstolos de impor as mãos sobre enfermos e curá-los tem que ser infalível, pois sempre que Jesus e os apóstolos decidiam curar tal pessoa ficava curada de imediato (Marcos 16:18 ) caso contrario você é um tremendo charlatão.

E a tal das profecias? Que são feitas o tempo todo no culto como se o que estivesse escrito na bíblia fosse menos valioso. A palavra nos mostrar que ela é suficiente e tudo o que quisermos aprender sobre Deus e o nosso Senhor e Salvador Jesus cristo temos de recorrer a ela.

Ainda existe palavra extra bíblica em caráter profético que seja direto de Deus? Será mesmo que essa profecia dos cultos atuais chamando atenção como uma forma de atrair, como se Deus e o espírito santo só se apresentassem daquela forma, é a profecia que os grandes profetas da bíblia recebiam de Deus? Será que ainda existe propósito de revelação direta uma vez que a bíblia é completa, perfeita e suficiente? Prefiro aprender à profecia que está contida nas sagradas escrituras, porque aquilo que a bíblia me ensina eu quero aprender, onde ela se cala prefiro me calar. Lembre-se de (apocalipse 22:18) se alguém fizer algum acréscimo da palavra deste livro, Deus lhe acrescentará todas as pragas escritas nesse livro. Por isso caro irmão tome muito cuidado.

Será que essas práticas são os ensinamentos bíblicos? Será que a conversão e crença no evangélio de cristo vêm por esses sinais? Vejamos então o que diz as escrituras (Romanos 10:17) a fé vem pelo ouvir, e o ouvir da palavra de cristo, ou seja, não vem por milagres ou sinais estranhos, e etc.

Até porque em outras religiões não cristãs acontecem curas. Vejamos o que o senhor Jesus nos ensina em (Mateus 22:29) Errais não compreendendo as escrituras, nem o poder de Deus.

Podemos citar também a carta aos (Hebreus 4:12) a palavra de Deus é viva, e eficaz, mais afiada do que qualquer espada de dois gumes, penetra ao ponto de dividir alma e espírito , juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Ou seja, é a bíblia que irá nos ensinar como devemos agir como crentes verdadeiros, não essas praticas estranhas de gritos, dança ou emocionalismo, enfim sempre devemos aprender o que as escrituras nos dizem.

Poderíamos citar vários textos de que a escritura é a única regra de fé e prática do crente como por ex. o salmo 119:97-112 e Gálatas 1: 8-9. Foi assim que a igreja e os grandes teólogos reformados dos séculos passados sempre confessaram e creram.

Homens que dedicavam suas vidas estudando a palavra de Deus fazendo o máximo que podiam para serem fieis na forma de adorar ao senhor.

Vejamos o que o próprio senhor Jesus nos ensina em (Lucas 4:8) como diz a escritura: Ao senhor teu Deus adorarás e só a ele prestarás culto. Esta passagem refere-se à tentação que o senhor Jesus sofreu de satanás. Observe que o próprio Cristo citou as escrituras. Está claro que só devemos nos basear na bíblia não nas experiências trazidas aos cultos da atualidade.

Influências Nas igrejas Históricas

Muitas dessas práticas neopentecostais tem influenciado o culto das igrejas mais históricas tais como: Batista, congregacional, e até mesmo as igrejas presbiterianas que sempre zelaram por uma boa teologia e doutrina reformada.

É na verdade uma pena que práticas neopentecostais tenham penetrado com certa influência em igrejas tão históricas que amavam e se dedicavam no ensino da palavra defendendo sua confissão de fé, ou seja, sabiam no que acreditavam.

Então que problema tais práticas traz para o nosso meio? Em primeiro lugar a ausência de conteúdo teológico, pois os cultos atuais neopentecostais, preferem sempre experiências, testemunho de terceiros, músicas, visões etc.. Praticamente não se vê pregação da palavra de Deus. Em segundo lugar uma coisa muito séria, reavivamento das seitas medievais que tinha um modelo de espiritualidade falsa e mística buscavam a Deus sem a mediação das escrituras estando aberto a novas revelações.

Você ainda prefere crer em um estilo de culto ou movimento que tem apenas algumas décadas? Pare e pense a respeito dessas práticas que ocorrem na sua igreja, você ainda pode ser membro de uma igreja bíblica que confessa sua fé através das escrituras. Como fez por anos e anos. Não permita que o culto perca aquilo que é mais importante, Que é a pregação do evangelho de cristo. Dando prioridade ao entretenimento, misticismo, piadas, show gospel, danças, e prosperidade. Agora você é livre para abrir sua bíblia e verificar se tal pratica condiz com o texto sagrado. Não estamos, mas na inquisição da igreja católica romana na qual ninguém podia questionar.

Conclusões

Será que as práticas neopentecostais têm base bíblica? Deixando-se levar por experiências e práticas místicas e pagãs.

Porém não é a experiência que nos leva as escrituras, mas sim as escrituras que nos leva a experiência. Que este humilde artigo possa te trazer uma nova perspectiva da vida cristã e que possas aprender a adorar ao Deus santo e poderoso de forma correta.

Se você leu este artigo e quer aprender sobre como adorar a Deus de forma correta e prestar um culto bíblico, pesquise sobre quem foram os reformados e puritanos quem foram os grandes homens que dedicaram suas vidas estudando a palavra do senhor de forma minuciosa e fiel na historia da igreja, combatendo as heresias do mundo pagão e incrédulo.

Que este artigo possa te abençoar e que você a partir dele irá começar a ler bons livros de teologia para se firmar em uma boa doutrina bíblica.

Sugestões

Leia livros de teologia reformada e pesquise mais sobre quem foram os puritanos eles sim eram cheios do Espírito Santo, leia o grande reformador da igreja João Calvino suas obras e ensinamentos sobre vários aspectos da bíblia.

Contato: [email protected]