O educar, o brincar e o cuidar na prática pedagógica das instituições de educação infantil.

 

Livro relacionado:

Brincar é experimentar-se, relacionar-se, imaginar-se, expressar-se, compreender-se, confrontar-se, é negociar, e se transformar, é de extrema importância no desenvolvimento e aprendizagem (pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade) na educação infantil. E como sabemos as mudanças da sociedade e das práticas sociais atualmente andam extinguindo o brincar da vida do homem e tais mudanças foram incorporadas à infância, antes brincar era uma coisa que típica hoje é rara, é nossa responsabilidade, enquanto adultos e enquanto sociedade não deixar que o brincar desapareça. Para isso temos que elaborar a organização de tempo e espaços para a brincadeira, pois se não o fizermos a criança não o fará sozinha, temos que colocar a brincadeira na rotina das crianças na escola (no planejamento), organizar o ambiente para que a brincadeira aconteça,  brincadeira é o processo de educação da criança e temos que reconhecer o brincar  em toda a sua possibilidade e o seu potencial educativo. É necessário que os educadores infantis realizem um vasto trabalho para informar à sociedade que o “brincar” não é uma perda de tempo, mas um processo pelo qual a criança deve passar.

O papel do professor de educação infantil na brincadeira é essencial na estruturação, na oportunização, na intervenção, na observação, no favorecimento do brincar da criança na escola. A brincadeira é, sem dúvida, uma ação educativa para infância e deve ser considerada com todos os seus atributos na Educação Infantil e sem a participação do professor, ela não encontrará a sua total realização, o educador deve propiciar o brincar todos os dias, em formatos diferenciados e de forma livre ou dirigida, observando e participando.

Mas a realidade é que em muitas escolas de Educação Infantil o ato de brincar não está sendo feito como deveria. Muitos educadores estão preocupados em repassar os conteúdos programáticos em sala de aula e não permitem que as crianças brinquem de forma natural, pois acreditam que a brincadeira e aprendizagem não podem viver o mesmo espaço. Ultimamente, há uma influência da sociedade para que as crianças aprendam cada vez mais cedo os conteúdos pedagógicos. Com isso o tão divertido ato de brincar não tem encontrado espaço na escola como deveria. Muitos professores dirigem os momentos lúdicos a fim de alcançarem determinados objetivos. Desse modo, não permitem às crianças explorarem e criarem sua própria maneira de brincar de forma espontânea.  Assim, as crianças acabam brincando, não pelo prazer e a alegria que o ato lúdico lhes dá, mas para alcançar e cumprir os objetivos e as regras estabelecidas pelo professor. O professor de Educação infantil deve reconhecer o ato de brincar como um recurso pedagógico em sala de aula, com isso terá uma aula mais produtiva, prazerosa, terá a maior participação dos educandos, além de estar respeitando o direito deles.

A prática pedagógica é o fio condutor do cotidiano, englobando todas as rotinas e períodos que compõem o fazer diário das instituições de educação infantil, por isso veremos no quadro a seguir como deve ocorrer e como acontece atualmente o educar e o cuidar, na prática pedagógica nas instituições de educação infantil.

Como deve ocorrer o educar e o cuidar, na prática pedagógica nas instituições de educação infantil

 

- As situações de educar remetem às situações de cuidado, auxiliando o desenvolvimento das capacidades cognitivas infantis, bem como das potencialidades afetivas, emocionais, sociais, corporais, estéticas e éticas;

- Deve ocorrer com:

- afetividade;

- Com respeito às singularidades infantis;

- Com respeito aos sentimentos;

- Com compreensão das múltiplas e particulares linguagens das crianças;

- Com objetivo de requerimento do desenvolvimento integral das crianças;

- Com interesse dos educadores, tanto nas questões incluídas à aprendizagem, como nos cuidados necessários para o desenvolvimento infantil;

- o ato de educar inclui automaticamente a função de cuidado;

- o cuidar e o educar enfocam a criança pequena, e um conclui o outro, envolvendo a afetividade, a exploração de ambientes de diferentes maneiras e a construção de significados pessoais e coletivos;

- educar e cuidar na Instituição de educação infantil significa respeitar e garantir os direitos de todas as crianças ao bem-estar, à expressão, ao movimento, à segurança, à brincadeira, ao contato com a natureza;

- significa respeitar as peculiaridades de cada criança e oportunizar situações de aprendizagem significativas e prazerosas.

- O educar e o cuidar na Educação Infantil ocorrem simultaneamente à organização de atividades que garantam os direitos das crianças;

- O cuidar e o educar são praticados nas rotinas diárias, desde o momento da entrada na sala com um bom dia alegre; depois na hora do café da manhã- cuidando a forma que se alimentam e ensinando o que pode e o que não pode; no momento em que se troca a fralda; auxilia na atividade, ajuda no almoço, instrui a fazer a higienização na hora do banho- ensinando as partes do corpo, na hora do sono, enfim, todas as atividades realizadas nas instituições de educação infantil estão ensinando/cuidando as crianças;

- Alimentar, dar segurança, brincar, gerar interação, mediar o convívio coletivo, estabelecer vínculos afetivos, a estimulação, o faz de conta, o desenho, todas as atividades ligadas à proteção e apoio necessários ao cotidiano de qualquer criança: limpar, trocar, proteger, enfim cuidar, todas fazem parte do que se entende por educar.

- resumidamente pode-se dizer que o cuidar é uma união do educar, ou seja, o educar envolve o cuidar, de forma que os cuidados físicos, emocionais, sociais e cognitivos se façam presentes no educar; por isso o cuidar na Educação Infantil está ligado com o educar a todo o momento das práticas realizadas nas instituições de educação infantil.

Claudinéia Roque Maciel Santos

Referências:

ANDRELO, Danielly Cristina. A importância do brincar no ambiente da educação infantil. Disponível em: http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/danielly%20cristina%20andrelo.pdf Acesso em: 14 de outubro de 2013 às 23h58min.

CAVALCANTE, Andreza Emicarla Pereira. O cuidar e o educar nas instituições de educação infantil: um olhar investigativo. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/36e729ec173b94133d8fa552e4029f8b.pdf Acesso em: 16 de outubro de 2013 às 23h34min.

FOREST, Nilza Aparecida. Cuidar e educar perspectivas para a prática pedagógica na educação infantil. Disponível em:  http://www.posuniasselvi.com.br/artigos/rev03-07.pdf Acesso em: 15 de outubro de 2013 às 15h44min.

NAVARRO, Mariana Stoeterau. O brincar na educação infantil. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2693_1263.pdf Acesso em: 13 de outubro de 2013 às 20h45min.

NONO Maévi Anabel. Organização do Tempo e do Espaço na Educação infantil. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/297/1/01d13t08.pdf Acesso em: 12 de outubro de 2013 às 23h00min.

OLIVEIRA, Renata Imaculada de. Inclusão na educação infantil, infância, formação de professores e mediação pedagógica na brincadeira da criança. Disponível em:  http://www2.fc.unesp.br/cbe/i_cbe/pdf/eixo-6/035.pdf Acesso em: 15 de outubro de 2013 às16h41min.                                                                                                                      

OLIVER, Gabriella Chaves. A importância do brincar na Educação Infantil. Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/edinf04.pdf Acesso em: 15 de outubro de 2013 às 00h00min.

ONOFRE, Márcia Regina.  Reflexões sobre o educar/cuidar de crianças na educação infantil e suas relações com a docência e o fazer pedagógico. Disponível em:  http://www2.unimep.br/endipe/2647c.pdf Acesso em: 16 de outubro de 2013 às 23h39min

___________________ Prática pedagógica na educação infantil. Disponível em: http://www.gestrado.org/pdf/329.pdf Acesso em: 15 de outubro de 2013 às 16h52min.