Referencia Bíblica: Mt 7:24-27
24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.
25 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.
26 Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.
27 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.

Introdução

Cristo no seu ministério terreno sempre preocupou em deixar bem claro nos seus ensinos que no reino de Deus não existe uma terceira opção como, por exemplo, ficar em cima do murro, para Cristo e assim. Mt.12. 30 Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha. Essa foi a Tônica de sua doutrina em todo o evangelho. E agora deparamos mais uma vez com cristo definindo a condição do Cristão dizendo que ele pode ser prudente ou insensato.
Frase de transição: A partir de agora faremos uma analise do texto supracitado para saber que tipo de cristãos é prudente ou insensato.

I . Características dos cristãos prudentes.

Jesus ensinou que o cristão que ouve a palavra de Deus e põe em pratica e prudente (Mt 7.24) porque tua vida espiritual esta sendo edificada em bases solidas que é Cristo. E importante salientar que a vida cristã autentica e lutas andam de mãos dadas. IITm 2. 12 E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições. Nota bem que Paulo usa a expressão os que querem viver piamente, isso implica em dizer que a grande questão de ser prudente,parte de um coração que ama a cristo, e que esta disposto a sofrer em prol de dELE. Foi exatamente isso que aconteceu com a maioria dos apóstolos, eles eram tão prudentes, ou seja, não só pregava a palavra de Deus, como praticava a mesma, e por esse motivo eles sempre passaram por perseguições. E elas fora se intensificando tanto na vida deles que por amor a cristo foram impiedosamente martirizados. (Tiago Maior filho de Zebedeu decapitado). (Tiago Menor filho de Alfeu apedrejado até a morte). (Bartolomeu surrado, esfolado e, depois, crucificado). (André crucificado). (Mateus perfurado com lanças até a morte). (Pedro crucificado de cabeça para baixo). (Filipe crucificado)( Simão Zelote crucificado). (Matias apedrejado até a morte). (Paulo Foi decapitado em Roma por ordem de Nero). (Judas Tadeu Morreu como mártir pregando o evangelho na Síria e na Pérsia). Sabe por que eles não negaram a cristo? A resposta e simples, suas vidas foram edificada sobre a rocha que e Cristo. E louvado seja Deus, porque nos dias de hoje, ainda continua existindo cristão que desce a chuva, correm as torrentes, sopram os ventos, e batem com ímpeto contra eles e eles continuam indo aos cultos adorar a Deus, participam das reuniões de oração, são amantes da escola Bíblica dominical, evangelizam e permanecem firmes, porque tua vida esta edificada sobre Cristo.

II . Características dos cristãos insensatos.

Com tristeza na alma Cristo explicou porque existem cristãos insensatos. O grande problema e que ele não passa de um religioso, ele muitas das vezes participa de um culto onde se prega a palavra de Deus, às vezes vão à escola Bíblica dominical, mas vão por hábito, por mero costume, mas em relação à palavra de Deus, ele ouve, mas não pratica, veja o que Tiago falou acerca dessas pessoas. Tg1. 23 Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural;24 porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era. Pelo fato de não praticar a palavra de Deus também não tem a vida transformada, não passa de um cristão nominal que na verdade não ama a cristo. Jo 14. 15 Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. Não sabe perdoar, ama os prazeres do mundo. Infelizmente essa e a realidade de muitos cristãos em cada canto deste mundo. A grande verdade e que ser cristão esta na moda, principalmente entre os chamados celebridades, muitos advogam para si o nome de cristão, mas a pratica de vida continua a mesma, não a mudança nenhuma de vida. Como todos os seres humanos estão sujeitos a passar por algumas dificuldades, quando desce a chuva, correm as torrentes, e sopram os ventos, e batem com ímpeto contra esses cristãos, manifesta- se publicamente o que eles sabem que são interiormente, uns perdidos e derrotados , então eles caiem; é e grande queda deles.

III . Qual dos dois você é?

Essa e a pergunta que Deus lhe faz através desta mensagem, com qual dos dois cristãos você se identifica? Com o prudente? Ou com o insensato. Se tua vida estiver sendo edificado sobre cristo, saiba que você e mais que vencedor, porque cristo e contigo em todos os momentos da tua vida. Mt 28.20 e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Mas se por outro lado tua vida se identifica com a do cristão insensato, você tem duas opção. Ou você continua sendo um cristão apenas nominal que ouve a palavra de Deus e não a põem em pratica e continua sendo um eterno derrotado destinado à perdição. Ou entenda que cristo e o da segunda, terceira oportunidade e quanta vezes mais você precisar do seu perdão, arrependa-se passa ser ouvinte praticante para que Deus possa derramar Bênçãos sem medida sobre tua vida. Oro a Deus para que você faça a escolha certa. Deuteronômio 30. 19 O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,

Conclusão

A beleza do cristianismo e que ele não tem meio termo, nele o homem pode escolher entrar na porta estreita ou na porta larga, ser por cristo ou estar contra ELE, ser prudente ou insensato, ser virgem louca ou virgem prudente, ajuntar com crista ou espalhar. Sempre a decisão fica para o homem, pois ele e dotado de livre arbítrio. Se você que estiver lendo esta mensagem ainda não tiver feito tua escolha eu quero de ajudar, decida ? se sempre por Cristo só ele pode te da a vitoria.Que Deus nos ajude.

Autor: Antonio Eugenio Fortes Pacifico