Satanás nos tenta a não perdoar as pessoas que nos ofenderam. A pessoa que não consegue perdoar está debaixo de influências satânicas, e muitos crentes estão caindo nessa armadilha do diabo, guardando ressentimentos, ira e ódio de alguém. Não se coloque debaixo de forças espirituais malignas, deixando de perdoar. Se você recusa a perdoar, isto dará oportunidade para o atormentador perturbar a sua vida.  Mt. 18: 34 - E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. Os atormentadores são espíritos de opressão que atuam sobre aqueles que não conseguem perdoar.

1 - Toda pessoa que guarda ressentimentos não está caminhando na luz do Senhor, e sim nas trevas. As trevas são forças espirituais em plena atividade.  I João 2: 9 a 11 - Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas. Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço. Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.

2 - Os ressentimentos ampliam espaços para o diabo operar nas vidas, e quando achamos que isto não tem nada haver, está demonstrado claramente que essa pessoa está alienada (cega) por ele.  II Cor. 2: 10,11 - A quem perdoais alguma coisa, também eu perdôo; porque, de fato, o que tenho perdoado (se alguma coisa tenho perdoado), por causa de vós o fiz na presença de Cristo; para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios.

_

3 – O plano do inimigo é fazer com que permaneçamos amargurados e infelizes, passando a contaminar outros cristãos.  Hb. 12: 15 - atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados.

4 - Quando guardamos ressentimentos em nosso coração, estamos nos identificando com os filhos do diabo que não conseguem amar o próximo de verdade e viver em plena comunhão permanente com Ele.  I João 3: 10 a 12 - Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão. Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros; não segundo Caim, que era do Maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas. I Ts. 2: 18 - Por isso, quisemos ir até vós (pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas); contudo, Satanás nos barrou o caminho.  (obs. Do texto) Esse verso não fala que Paulo estava debaixo de influências satânicas, porém o texto diz que o inimigo impediu que Paulo estivesse próximo de seus irmãos. Essa é uma estratégia ainda hoje usada por satanás.

5 – O ressentimento foi a causa do endemoniamento de Saul, quando queria destruir a vida de Davi.  I Sm. 19: 9, 10 - o espírito maligno, da parte do SENHOR, tornou sobre Saul; estava este assentado em sua casa e tinha na mão a sua lança, enquanto Davi dedilhava o seu instrumento músico. Procurou Saul encravar a Davi na parede, porém ele se desviou do seu golpe, indo a lança ferir a parede; então, fugiu Davi e escapou. Nos anos 80 quando ainda era novo na fé, fui solicitado para expulsar um demônio na vida de uma pessoa que era cristã. Quando fomos enfrentá-lo em nome de Jesus, eu lhe perguntei qual era o motivo pelo qual ele se apossou aquela pessoa, sua resposta de imediato foi: por causa do ódio e ressentimento em seu coração contra o seu esposo.

            Você é filho de Deus, e foi salvo para expressar o amor de Deus que já está em seu coração, você é filho de Deus, e foi salvo para expressar o amor de Deus que já está em seu coração, você precisa apenas expressar com palavras e atitudes.  Rm. 5:5  - Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.