O que é o mundo para Deus?
A palavra de Deus, define como mundo o sistema que é contrário a Deus, como o comportamento, o jeito de se vestir, o jeito de falar, o estilo de vida e os estilos musicais dos que são infiéis a Deus.
O espírito do mundo, que é Satanás, é quem está por trás do modo de pensar e de agir das pessoas que não aceitaram a Cristo, ou não aceitaram verdadeiramente a Cristo, como seu salvador.
Deus através da sua palavra nos aconselha a não seguir o rumo desse mundo, não copiar o comportamento, o estilo de vida, o jeito de pensar, de falar e de se vestir dos que estão sob o domínio do espírito desse mundo.
A batalha entre as trevas e a luz é pelo coração do ser humano, a pergunta é: Vamos amar mais a luz, ou as trevas?
Se seguirmos o rumo desse mundo amaremos mais as trevas. Porém se seguirmos o rumo que palavra de Deus nos dá, amaremos mais a luz.
A palavra de Deus nos diz:
(I João 2:15) - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
(I João 2:16) - Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
(I João 2:17) - E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
Amar as coisas do mundo é um perigo constante que cerca os cristãos. Isso significa, que o cristão não pode amar o sistema moralmente corrupto desse mundo, ou seja: gostar, querer, praticar, se igualar e fazer o que a sociedade, que está sob o domínio do espírito do mundo faz.
(Efésios 2:1) - E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
(Efésios 2:2) - Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
(Efésios 2:3) - Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Nos andávamos nos desejos da carne e dos pensamentos, agora não fazemos mais isso, porque não somos mais filhos da ira, e não somos mais filhos da desobediência.
Todos os que amam esse sistema estão fora do amor de Deus, porque não é filho de Deus, e sim filho da desobediência.
O mundo oferece:
A concupiscência da carne: representa toda a esfera de prazer, entretenimento, diversão e conforto, inclui os vícios, filmes, televisão, dança, musica, e todas as espécies de atividades nas quais as pessoas se envolvem.
A concupiscência dos olhos: descreve o desejo intenso de uma pessoa ter o que ela vê. Geralmente gira em torno do desejo de possuir uma mulher, ou um homem, um carro novo, etc.
A soberba da vida: E a característica de quem tem ambição exagerada, buscam a riqueza a qualquer preço, ter status e ser bem sucedido.
Essa é a árvore maligna, com os três ramos principais: a concupiscência da carne, dos olhos e a soberba da vida, tudo isso pode ser descrito por um único termo, a cobiça.
A maioria dos itens mencionados é permitida por Deus, o problema é o cristão ficar se divertindo, se ocupando com as coisas dessa vida, deixar Deus de lado, e só lembrar dele no domingo.
Buscar as riquezas e posição social por cobiça, para o seu próprio prazer e satisfação intima é errado, devemos deixar que Deus nos coloque onde ele quer, e não onde você deseja chegar.
(Tiago 4:3) - Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
O cristão busca as riquezas para satisfazer o seu prazer, já Deus dá as riquezas para que ele ajude os necessitados.
Todas essas concupiscências do mundo vão passar, portanto o apostolo João quer dizer que ser consumido por essa vida é estar despreparado para a vida vindoura. É uma tragédia investir tempo e recursos no que não vai durar. Temos que investir o nosso tempo e recursos fazendo a vontade de Deus, porque dessa forma permaneceremos para sempre.
O espírito do mundo provoca e induz as pessoas as suas concupiscências, porque cada pessoa e atraída por aquilo que ela gosta e que chama a sua atenção.
(Tiago 1:14) - Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
O espírito do mundo procura seduzir a todos com os seus prazeres enganosos, seja o conforto, a diversão, o sexo, o dinheiro, televisão, etc. Todas essas concupiscências tem como finalidade manter o cristão desligado de Deus, desviar a atenção do cristão para outras coisas que não sejam estudar a palavra de Deus e fazer a obra, fazer o cristão esfriar na fé, e não ter uma vida de oração séria e alimentar-se com todo o tipo de carnalidade.
O pecado é uma escolha, ou você dá ouvidos a Deus é se firma na sua palavra, rejeita a tentação, ou se deixa seduzir pelos prazeres da carne. Os desejos pelas coisas do mundo obstrui a busca pela verdade.
(Mateus 13:22) - E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;
Jesus deixa claro que os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera, ou seja, os cuidados deste mundo inclui a concupiscência da carne, dos olhos, a soberba da vida e a busca das riquezas.
Todos os cristãos que se deixam seduzir pelos prazeres do mundo, tornam-se inimigos de Deus.
(Tiago 4:4) - Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
Não tem como ser a noiva de Cristo e ser amigo do mundo ao mesmo tempo, ou seja, se deixar levar pelos prazeres do mundo. Seria a mesma coisa que uma mulher ter seu noivo, e quando ele não está com ela , ela sai com outro homem, isso é adultério.
Hoje os cristãos permitem que as concupiscências do mundo façam parte de suas vidas.
Mas Jesus disse:
(Mateus 6:24) - Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Não é possível servir a dois senhores, não dá para ficar um pouco no Reino de Deus e um pouco no inferno. Infelizmente muitos cristãos se recusam a crer nisso, mesmo estando escrito na palavra de Deus. Esses cristãos estão cegos e não conseguem ver que o caminho que eles estão trilhando é o espaçoso, e não o estreito.
(II Corintios 4:3) - Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto,
(II Corintios 4:4) - nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.

(Mateus 7:13) - Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
(Mateus 7:14) - E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
Esses cristãos estão sob o domínio do espirito do mundo e não conseguem ver, lêem a palavra mentalmente, mas a palavra não entra no seu coração, porque já estão tão acostumados com o mundo que perderam a noção do que é errado.
O amor é uma questão de dedicação a alguém ou alguma coisa. O nosso coração é o alvo dessa grande batalha e uma coisa é certa: no decorrer da nossa vida, seremos conduzidos pelo que mais gostamos, e o primeiro e o maior mandamento é:
(Mateus 22:37) - E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
O significado de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento é que temos que amar a Deus por inteiro e não pela metade. Deus tem que ser o recebedor de toda a nossa dedicação, essa é a demonstração de amor que Deus quer de nós.
Amar o mundo significa que o homem vai se dedicar, empregar tempo, esforço e recursos a si mesmo, buscando as coisas que gratificam a carne, e o que este mundo tem para lhe oferecer. Quem se dedica ao que o sistema do mundo oferece, simplesmente não ama a Deus.


Evangelista Rogério Reis.
www.evangelistarogerioreis.com.br
twitter.com/evrogerioreis