O CRISTÃO E A PARTILHA!

Prof. Me. Ciro Toaldo

 

Essa é uma reflexão a respeito da PARTILHA. Vivemos numa sociedade que não sabe partilhar e busca o isolamento. Na verdade, vivemos no mundo, onde a máxima é cada um só para si; entretanto, Jesus, no Evangelho que ouvimos, mostrou-nos que não é possível amar os irmãos, caso não soubermos dividir com eles o nosso pão e os nossos dons.

Deus nos ensina que não se multiplicam pães do nada; é preciso o gesto do ser humano de querer dividir e, esse foi o gesto generoso de muitos profetas do Antigo Testamento que ofereciam os frutos de seus trabalhos, não tinham medo de dividir e partilhavam os dons recebidos com todos os que se encontram necessitados. Jesus Também divide cinco pães de cevada e dois peixes com uma multidão.

O evangelho da multiplicação dos pães é um bom convite para se descobrir o sentido profundo da vida missionário de Jesus. Essa multiplicação dos pães não é apenas uma imagem da Eucaristia, mas também do banquete messiânico, no final dos tempos, quando todos serão saciados e a morte será vencida.

O milagre da multiplicação dos pães é o gesto de Jesus para a fraternidade, para a participação, para a renúncia de possuir e guardar as coisas só para si; somos chamados a colocar à disposição dos irmãos tudo aquilo que possuímos, mas para isso é preciso que abandonemos o nosso egoísmo, a ganância de possuir e guardar para si; meus irmãos - devemos aceitar a lógica do Reino de Jesus, que é a lógica da PARTILHA e do milagre em PODER REPARTIR.

Reflitamos e conseguiremos perceber quantas famílias destruídas, quantos lares e casamentos desfeitos pelo fato de apenas se buscar a ganância do ter. Se desejarmos que o “mundo novo” aconteça em nossas vidas, precisamos - a exemplo de Jesus – renunciar a tentação de se viver no egoísmo, na competição, na ganância de domínio e de superioridade sobre os outros; precisamos nos esforçar mais e pedir para Jesus que mude nosso coração de pedra para que possamos partilha, não apenas bens materiais, mas, sobretudo os dons que Espirito Santo nos impulsiona.

            Por falarem Espírito Santo, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima está em festa, pois, nesse final de semana, 162 jovens estarão recebendo de nosso bispo diocesano - dom Redovino, o Sacramento da Crisma. Durante três anos esses jovens se prepararam para receber o Sacramento da Crisma; por meio desse Sacramento, esses jovens vão ser despertados, por meio do Espírito Santo, a participar da Igreja de Cristo e ser sinal de Deus nesse mundo, por isso que o Sacramento da Crisma exige compromisso do cristão e a sua participação na comunidade.

Não podemos esquecer que um Sacramento é o sinal visível e eficaz da graça, instituído por Jesus Cristo, para nossa santificação; portanto, Crisma é o sacramento que, confere os dons do Espírito Santo e põe o fiel no caminho da perfeição cristã. Crisma é o Sacramento da maturidade Cristã.