O cristão e a partilha!
 
O cristão e a partilha!
 


O CRISTÃO E A PARTILHA!

Prof. Me. Ciro Toaldo

 

Essa é uma reflexão a respeito da PARTILHA. Vivemos numa sociedade que não sabe partilhar e busca o isolamento. Na verdade, vivemos no mundo, onde a máxima é cada um só para si; entretanto, Jesus, no Evangelho que ouvimos, mostrou-nos que não é possível amar os irmãos, caso não soubermos dividir com eles o nosso pão e os nossos dons.

Deus nos ensina que não se multiplicam pães do nada; é preciso o gesto do ser humano de querer dividir e, esse foi o gesto generoso de muitos profetas do Antigo Testamento que ofereciam os frutos de seus trabalhos, não tinham medo de dividir e partilhavam os dons recebidos com todos os que se encontram necessitados. Jesus Também divide cinco pães de cevada e dois peixes com uma multidão.

O evangelho da multiplicação dos pães é um bom convite para se descobrir o sentido profundo da vida missionário de Jesus. Essa multiplicação dos pães não é apenas uma imagem da Eucaristia, mas também do banquete messiânico, no final dos tempos, quando todos serão saciados e a morte será vencida.

O milagre da multiplicação dos pães é o gesto de Jesus para a fraternidade, para a participação, para a renúncia de possuir e guardar as coisas só para si; somos chamados a colocar à disposição dos irmãos tudo aquilo que possuímos, mas para isso é preciso que abandonemos o nosso egoísmo, a ganância de possuir e guardar para si; meus irmãos - devemos aceitar a lógica do Reino de Jesus, que é a lógica da PARTILHA e do milagre em PODER REPARTIR.

Reflitamos e conseguiremos perceber quantas famílias destruídas, quantos lares e casamentos desfeitos pelo fato de apenas se buscar a ganância do ter. Se desejarmos que o “mundo novo” aconteça em nossas vidas, precisamos - a exemplo de Jesus – renunciar a tentação de se viver no egoísmo, na competição, na ganância de domínio e de superioridade sobre os outros; precisamos nos esforçar mais e pedir para Jesus que mude nosso coração de pedra para que possamos partilha, não apenas bens materiais, mas, sobretudo os dons que Espirito Santo nos impulsiona.

            Por falarem Espírito Santo, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima está em festa, pois, nesse final de semana, 162 jovens estarão recebendo de nosso bispo diocesano - dom Redovino, o Sacramento da Crisma. Durante três anos esses jovens se prepararam para receber o Sacramento da Crisma; por meio desse Sacramento, esses jovens vão ser despertados, por meio do Espírito Santo, a participar da Igreja de Cristo e ser sinal de Deus nesse mundo, por isso que o Sacramento da Crisma exige compromisso do cristão e a sua participação na comunidade.

Não podemos esquecer que um Sacramento é o sinal visível e eficaz da graça, instituído por Jesus Cristo, para nossa santificação; portanto, Crisma é o sacramento que, confere os dons do Espírito Santo e põe o fiel no caminho da perfeição cristã. Crisma é o Sacramento da maturidade Cristã.

 

 
Download do artigo
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Ciro Toaldo
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Professor Me. Ciro José Toaldo. Graduado em História pela UNOESC. Mestrado em História pela UFMS. Professor no Ensino Superior. Foi Diretor de Escola Pública, Presidente do Conselho Municipal de Educação, Membro do Conselho do FUNDEB. Faz parte da Associação Naviraiense dos Poetas e Escritores (A...
Membro desde fevereiro de 2009
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: