As atividades industriais e o crescimento urbano no Brasil e em Timbaúba-PE 

   Abrangendo o período entre 1930 a 1954, destacamos que: o crescimento das atividades urbanas eleva a população urbana, são 50.000.000, sendo 38% urbana e 62% rural, ainda éramos essencialmente rurais.

  Esse período teve uma experiência ditatorial (Ditadura do Estado Novo), com uma forte tendência fascista, exemplificada no militarismo, voluntarismo e nacionalismo, se afirmava um governo voltado ao desenvolvimento industrial e urbano, a criação de sindicatos garantia várias melhorias trabalhistas: Carteira de Trabalho, criação de salário mínimo, criação do repouso semanal, isso deu ao trabalhador uma evolução enorme.

   Foi um período compreendido pela 2º guerra mundial e o Brasil, aliado dos Estados Unidos (Capitalistas e Democráticos), lutou contra o eixo Roma, Berlin e Tóquio, e como foram vencedores, o Brasil beneficiou-se com as exportações para a Europa, período em que o Brasil desenvolveu sua economia e indústria.

   Por aqui em Timbaúba, houve o crescimento econômico, com a produção do algodão e sua indústria de beneficiamento, principalmente a Beneficiadora de Algodão (a popular Algodoeira), era a SANBRA, (sociedade algodoeira do nordeste brasileiro), impulsionou o comercio, garantindo sustentabilidade aos cidadãos Timbaubense.

   Embora a produção de cana-de-açúcar predominasse o cultivo de lavoura branca: a macaxeira, o inhame, a mandioca, a fruteira e especialmente o Algodão diversificou a produção na região.

   Também a indústria de fiação de algodão denominada labortêxtil, garantiu durante décadas o desenvolvimento de Timbaúba, sendo desativada no início da década de 1990 do século passado.

   A tecelagem de redes e tapetes, que já é secular e tradicional, garante o emprego de diversos tecelões e sua sustentabilidade.

   E a indústria de açúcar e de álcool, gerando milhares de empregos e desenvolvendo o comércio da cidade e região.

   Com o declínio da indústria de calçados e couro em Timbaúba, passou por um período de desemprego e enfraquecimento do comércio, o período de “aurora” que fez brilhar nossa cidade ficou na memória e na esperança dos jovens, onde possa despontar um desenvolvimento para todos.