O CRESCIMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA PROFESSORES

             THE VIOLENCE AGAINST TEACHERS GROWTH

 

                                   Marcos Espíndola Macedo

 

Resumo

Temos visto nos jornais e na televisão todos os dias e em todos os lugares, a violência contra professores. Violência esta que muitas vezes é assistida pelos pais e pela sociedade com indiferença, os tempos são outros e a nossa sociedade não sabe como lidar com este problema. Esperamos com esse trabalho analisar quais os principais motivos do aumento da violência em nosso país.

Abstract

We have seen in the newspapers and on television every day and everywhere, violence against teachers. Their parents and society often assist this violence with indifference, times have changed and our society does not know how to handle this problem. We expect this work to analyze what are the main reasons for the increase in violence in our country.

 

Introdução

Glaucia da T. da Silvano ano de 2009, por um motivo banal foi espancada por uma aluna de uma escola pública em Porto Alegre, ela teve traumatismo craniano e ficou quinze dias no hospital e seis meses em casa se recuperando.

Em outubro de 2010 a professora Maria L. de Araújo, atravessava a rua quando um homem avançou sobre ela e a empurrou, ela acabou caindo de cabeça no meio-fio e sofreu traumatismo craniano e um edema cerebral. O seu agressor era um pai de aluno que estudava na instituição, onde ela lecionava.

Estes são apenas dois casos entre milhares que acontecem de norte a sul de nosso país, um país onde falta professores capacitados, escolas com ambiente digno de estudo, materiais para que os professores e alunos possam trabalhar de forma mais digna e assim, ter uma melhor educação, não obstante, agora os professores têm que lidar com o aumento da violência. Os professores em minha opinião são aqueles que realmente podem causar uma revolução na vida das crianças, uma revolução para o bem, ensinando o caminho e mostrando a eles que sim, é possível mudar de vida mesmo nascendo em uma família pobre e desestruturada.

Alguns motivos para o crescimento da violência nas escolas

Poderíamos aqui iniciar a nossa classificação de quais problemas têm dado início à violência nas escolas, entre elas seria a diminuição da autoridade dos pais sobre as crianças e adolescentes. Hoje em dia os pais não sabem como criar seus filhos pois, qualquer modo de repreensão pode ser motivo para que eles sejam chamados para prestar depoimentos junto aos órgãos de proteção às crianças e adolescentes.

Obviamente que não se trata aqui dos espancamentos realizados contra crianças e jovens, os quais devem sim ser denunciados por familiares e vizinhos. Trataremos aqui da dificuldade que os pais têm em educar seus filhos hoje em dia, é lícito a um pai dar uma palmada em seu filho?

Muitos estudiosos dizem que não, dentre eles o Dr. Benjamin Spock pois segundo ele, as crianças estariam em uma época de formação e isso as constrangeria, prejudicando assim seu futuro como cidadão. Esse perito em criação de jovens teve um incidente em sua família: seu filho se suicidou!

Mas em uma sociedade onde os próprios pais não têm autoridade em educar seus filhos, como o faria o professor? Esse seria o segundo motivo do aumento da violência na escola.

Ele tem perdido no decorrer dos anos o respeito perante a sociedade e isso, motivado por pessoas que não conhecem o papel fundamental do mestre na construção de uma sociedade mais justa.

Uma pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico-OCDE, ligada às nações unidas, feita em 2014 com 100 mil professores de 34 países colocou o Brasil no topo do ranking da violência nas escolas do mundo.

Outro ponto que deveríamos aqui salientar é que nessa sociedade realmente injusta, vemos que os delinquentes menores de idade (muitos deles frequentam as escolas) são de certa forma privilegiados e a lei está a seu lado; ou seja; se um professor for agredido, ele não poderá sofrer nenhuma penalização (Justa)por ser jovem.

Considerações finais

Temos visto o aumento da violência em nosso país contra os professores que são aqueles que fazem o máximo possível para dar uma educação digna a seus alunos, mesmo tendo diversas dificuldades financeiras, sem apoio do governo, sem carreira promissora e agora sem garantias de poder dar suas aulas sem ser prejudicado psicologicamente ou fisicamente.

Creio que estamos engatinhando em nossa educação pelo motivo de a população não ter discernimento do que fazer para ajudar seus filhos e os professores por estarem de mãos atadas frente a um problema que tende a crescer mais e mais.

Referência

 Acesso em 05 de nov. de 2015 http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/violencia-contra-professores/

Acesso em 05 de nov. de 2015

http://www.sinpro-rs.org.br/cepep/Violencia_contra_osprofessores.

Acesso em 05 de nov. de 2015

www.professorisrael.com.br