A História nos ensina que grandes coisas podem ser realizadas por intermédio de pessoas que “não possuem habilidades”. Um rápido olhar sobre as realizações de leigos ou pessoas comuns vai inspirar você a usá-los para fazer sua igreja crescer. 

Estou escrevendo este artigo para apresentar-lhe uma alternativa ao conceito tradicional de pregadores de tempo integral que passam seu tempo com Deus apenas permanecendo no templo. O ministério leigo é a chave para o crescimento da igreja.

1. Pessoas leigas foram os pilares da grande reforma da igreja

A tradução da Bíblia feita por Martinho Lutero para a língua do povo comum mudou o mundo. Em vez de ser publicada apenas em latim, a Bíblia tornou-se assim mais acessível às pessoas comuns.

Uma vez que as pessoas leigas/comuns tiveram o conhecimento da revelação em suas mãos, elas mudaram o mundo. Percebendo que a salvação estava disponível para todos os homens por meio da graça de Deus, levantaram-se e lutaram pelo que hoje conhecemos como a Reforma.

2. Pessoas leigas são os pilares da grande igreja metodista

Em meados do século 20, o Metodismo era a maior denominação protestante nos Estados Unidos. A grande Igreja Metodista galopou sobre as costas dos leigos, por assim dizer.

Um modo tradicional muito antigo de pregação nas igrejas meto- distas era o da nomeação de um pregador leigo para conduzir cultos de adoração e pregação para um grupo de igrejas chamado de “circuito”.

O pregador leigo andava ou cavalgava em lombo de cavalo em um circuito prescrito de lugares de pregação de acordo com determinado padrão e agenda.

Após a nomeação dos ministros e pastores, essa tradição da pregação leiga continuou com os “Pregadores Metodistas Locais”, que eram nomeados por igrejas individuais, e por sua vez aprovados e convidados pelas igrejas próximas, como um auxiliar para o ministro ou durante suas ausências planejadas. 

3. Pessoas leigas foram os pilares da maior igreja independente do mundo

Um dos princípios fundamentais sobre o qual a Igreja do Evangelho Pleno de Yoido está edificada é o princípio de trabalhar com os leigos.

A Igreja do Evangelho Pleno de Yoido, fundada por David Yonggi Cho e sua sogra, Choi Ja-shil, ambos pastores da Assembleia de Deus, realizou o seu culto inaugural em 15 de maio de 1958 com quatro outras senhoras na casa de Choi Ja-shil.

Em 1977, o rol da igreja tinha alcançado 50 mil pessoas, um número que duplicou em apenas dois anos. Em 30 de novembro de 1981, a adesão superou 200 mil. Naquela época, era a maior congregação individual no mundo e foi reconhecida como tal pelo Los Angeles Times.

Em 2007, os membros participantes já somavam 830.000, com sete cultos aos domingos traduzidos em dezesseis línguas.