Há uns dias atrás atrevi-me a fazer, finalmente, um belo de um corte de cabelo. Adepta das franjas, como sempre fui, atrevi-me a cair nesta mesma tentação novamente. Não me interessa que digam que custa a pentear (apesar de saber os minutos que tenho que acordar mais cedo para a alisar um bocado o cabelo antes de sair de casa) mas acho que o trabalho que dá compensa. Gosto de ver, simplesmente. Uma franjinha ali e o facto de cortar as belas das pontas (que já estavam um bocado espigadas) deram ao meu cabelo um ar muito mais leve (até porque pareço mais velha, naturalmente e infelizmente) e, principalmente, um ar muito mais saudável.

Antes de me dirigir ao meu cabeleireiro de eleição passei um bom bocado a ler diversos artigos sobre cortes e penteados. Apaixonei-me por alguns, outros achei simplesmente demasiado estranhos. Mas o que é um facto é que, por mais diversos que sejam, os penteados não ficam bem a toda a gente; há que ter noção de que a forma do rosto e até a maquilhagem e roupa que se usa no dia-a-dia podem e devem influenciar, e muito, na escolha de um corte/penteado que tenha tudo para ficar bem.

Se temos uma testa comprida ou parecemos simplesmente mais velhas do que realmente somos (como é o meu caso) uma franja vem sempre a calhar: pode optar por uma mais curtinha se quer parecer mais original e espetar o resto do cabelo. Se gosta de cabelos compridos pode sempre optar por escadear normalmente (dá menos volume ao cabelo) ou simplesmente cortar as pontas e optar por comprar uma máscara de acordo com as suas necessidades, o cabelo fica sempre mais brilhante e atraente. Pode, finalmente, optar por cortes curtos para isso tem também a imensa diversidade de cortes, muito optado por grande parte das celebridades (pode optar por algo mais simples como teve, por exemplo, a actriz norte-americana Halle Berry, ou até por um corte mais extravagante como a cantora pop Rihanna). Estas são algumas ideias base para tomar as suas decisões mas ninguém melhor que a sua cabeleireira ou cabeleireiro para a aconselhar da melhor maneira possível.

Enquanto investigava também os penteados mais "in" li outro artigo sobre penteados que estão na moda para as noivas. Reparei que, grande parte dos penteados vão buscar ideias ao passado. Desde os looks vintage (cortes clássicos como as celebridades de Hollywood da década de 50), aos cortes direitos e curtos com franja, aos penteados mais modernos escadeados simples mas muito elegantes ou, finalmente, pode também optar pelos "apanhados" que, apesar de ser uma escolha muito comum, podem sempre se tornar actuais e cada vez mais modernos ao excluir, por exemplo, alguns adornos, ficando com um ar muito mais simples. De qualquer das formas e independentemente do look pelo qual irá optar o que interessa é que se sinta feliz e ache que lhe cai bem, pois tem de estar perfeita para entrar "no seu grande dia" com o vestido de noiva perfeito e toda a gente lhe "cair aos pés".