Débora Rodrigues Dantas Honorato 1
Maria José de Oliveira Santos 2
Allyne evellyn Freitas Gomes 3

Resumo - Este artigo, “O corpo e seu desenvolvimento, um estudo neuropsicomotor na aprendizagem”, aborda a psicomotricidade e a neurociência nas suas origens. Fundamentada em autores como: Le Boulch (1983), Assunção e Coelho (1997), Rato e Caldas (2010) e Carvalho (2010), a ação conjunta da psicomotricidade e da neurociência promove melhorias na aprendizagem, ampliando várias áreas do conhecimento. A psicomotricidade, ciência em grande destaque, une-se à neurociência através de vários questionamentos. Conhecendo-as separadamente e abordando-as simultaneamente, temos como objetivos: 1-o ato de reconhecer o desenvolvimento do corpo e da mente; 2-entender o desenvolvimento da psicomotricidade através do corpo da criança; 3-compreender o desenvolvimento neurológico e suas especificidades para a aprendizagem; 4-analisar a psicomotricidade e a neurociência, o que pode contribuir para o entendimento do desenvolvimento infantil. Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, aborda a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento do corpo humano como “a porta” para novos aprendizados. Na primeira infância, as crianças estão conhecendo o mundo ao seu redor, estando assim abertas ao novo, sempre pronta para aprender. Explorando essa fase, pode-se desenvolver um melhor aproveitamento nos processos cognitivos. Atualmente, ter o conhecimento em neurociência é um ponto de partida para entender o desenvolvimento cerebral. Em conjunto, essas ciências auxiliam o profissional em sua atuação com o público alvo, tendo o corpo como objeto de estudo e aplicando o conhecimento adquirido ao desenvolvimento infantil.

1.  INTRODUÇÃO  

Esse trabalho é baseado através de estudos e questionamentos levantados no decorrer do curso de psicomotricidade. Ressaltando a necessidade de ter um olhar dirigido para o corpo, compreendendo eixos neurológicos refletidos nas suas ações. Estudamos o desenvolvimento corporal e neurológico embasados por conceitos baseados na neurociência e na psicomotricidade.

Onde neurociência vem a consiste no estudo sobre o sistema nervoso e suas funcionalidades, além de estruturas, processos de desenvolvimento e alguma alteração que possa surgir no decorrer da vida. É uma análise minuciosa sobre o que manda e desmanda em nossa vida.  E psicomotricidade é a ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interior e exterior, podendo ser definida como a capacidade de determinar e coordenar mentalmente os movimentos corporais. 

 “a psicomotricidade é a otimização corporal das potencias neuro, psico-cognitivo funcionais, sujeitos as leis de desenvolvimento e maturação, manifestada pela dimensão simbólica corporal própria, original e especial ao ser humano”(LOUREIRO apud ISPE-GAE, 2007)

Conceitos que estas ciências estudam na sua particularidade, mas que se interligam, entendendo o indivíduo no seu âmbito global. A aprendizagem, a neurociência e a psicomotricidade estão inteiramente ligados ao desenvolvimento cerebral, o qual se molda aos estímulos do ambiente. Encaixando seu estudo em cada faixa etária que será estudada, tendo estímulos ou não. 

A partir do que foi visto no decorrer do curso estudado, onde o corpo tem suas necessidades, seu desenvolvimento neurológico e motor, isso reflete na aprendizagem.

Debatemos hipóteses sobre o assunto, na fala de Suzana Herculano que diz “que ao nascermos realizamos 2,500 sinapses e aos 8 meses de vida essa quantidade dobra chegando a 600 bilhões de sinapses. 

Essas informações refletem na vida do indivíduo levando a compreender suas expreções e suas ações a parti de um porque até chegar em um para que. Como afirma Le Boulch (1983, p. 37 apud. MELLO,1993, p.37-38) esquema corporal é a consciência que o sujeito tem do seu próprio corpo, de suas partes com movimentos corporais estáticos ou dinâmicos, na relação com os espaços e os objetos que o rodeiam nas posturas e nas atitudes. 

Onde entendemos que “o corpo fala” frisando que o desenvolvimento corporal e neurológico é continuo e refletido nas ações, involuntariamente e aprimorado com estímulos adequados para cada área cerebral e corporal de cada um.

Uma pesquisa bibliográfica, baseadas em estudos já realizados e a correlação dos temas, existindo uma ponte em ambos que os ligam em determinado momento do presente artigo. Indagamos como problema a necessidade de entender o corpo em seu desenvolvimento com foco na parte neuropsicomotora da aprendizagem, o ponto de vista acadêmico e cientifico. Fazendo com que se conheça o próprio corpo e as relações com o mundo através do mesmo e a descoberta da psicomotricidade.

Nos estudos do tema sugerido, buscamos um melhor entendimento sobre o corpo, para auxiliarmos nas nossas vivencias como psicomotricistas e pedagogas, para os futuros estudantes que também se questionam sobre o tema referido.

Visamos na psicomotricidade um suporte para entendermos o desenvolvimento do corpo na criança, de forma satisfatória para um melhor aproveitamento do seu corpo, onde irá refletir na sua melhoria de vida. Nas Palavras de Nicola (2004, p.5) “condições de um estado corpo/mente. Visão global de um indivíduo, onde a base de atuação está no conhecimento desta fusão. ” Pois a psicomotricidade enxerga o indivíduo como um todo, trabalhando seu desenvolvimento global em diferentes contextos. 

Para um melhor entendimento elencamos a parte neurológica do indivíduo para novos estudos na aprendizagem. Em que queremos compreender o desenvolvimento do corpo ligado ao psicomotor e suas ações neurológicas com a neurociência, destacando suas peculiaridades e o que ambas agregam na vida do indivíduo nos aspectos relacionado a aprendizagem. Em conjunto com as sinapses (neurais) esse desenvolvimento vem a ser estimulado positivamente agregando um melhor conhecimento de si, vindo a abrangi o seu meio e o seu espaço.

 Baseados em alguns autores vimos a indagação do reflexo do corpo e da mente na aprendizagem. Temos por objetivo o ato de reconhecer o desenvolvimento do corpo; entender o desenvolvimento da psicomotricidade através do corpo da criança; compreender o desenvolvimento neurológico e suas especificidades para a aprendizagem; analisar a psicomotricidade e a neurociência o que pode contribuir para o entendimento do desenvolvimento do corpo infantil...