O COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA COM CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS

1-    INTRODUÇÃO 

Nos dias atuais muito se tem discutido sobre a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais nas escolas de ensino regular. Porém o que se vê nas escolas, talvez por falta de orientação e formação por parte dos gestores, coordenadores e educadores, não é a inclusão e sim a integração ou até mesmo a exclusão dessas crianças nas escolas brasileiras.

Sem falar na estrutura física que deve existir nas escolas e que requer muito investimento por parte dos órgãos públicos, pois não são as crianças portadoras de necessidades especiais que devem se adaptar as escolas e sim as escolas que deve se adaptar as essas crianças.

Com isso esse projeto objetiva proporcionar na escola um ambiente agradável, sem discriminação, capaz de possibilitar um aprendizado adequado as crianças com necessidades especiais do ponto de vista educativo, oferecendo total apoio aos professores regentes para transformar não só a escola, mas também o currículo, a avaliação e principalmente as atitudes em sala de aula.

Neste contexto cabe ao coordenador pedagógico mediar e orientar as ações pedagógicas dos professores em sala de aula.

Portanto, este projeto pretende apresentar qual o papel do coordenador pedagógico no contexto da escola inclusiva, voltada para as questões pedagógicas e de apoio aos educadores.