O CONTEXTO TRIBUTÁRIO POR SETORES ECONÔMICOS E A RESPONSABILIADDE DOS FUNDOS DEPREVIDÊNCIA COMO CONTRIBUIÇÃO ÀS POLÍTICAS DE RH

RESUMO 

Esse trabalho tem como tema o contexto tributário por setores econômicos e a responsabilidade dos fundos e previdência como contribuição às políticas de RH e teve como objetivo a inclusão dos assuntos aprendidos em sala de aula num ambiente real de empresas presentes no mercado de trabalho brasileiro. O grupo abordou em principal a gestão fiscal/tributária e previdenciária da sociedade Cemig Geração e Transmissão S.A. - CEMIG, apresentando conceitos sobre isenções tributárias, substituições fiscais, possibilidade e continuidade de parcelamentos, além dos programas utilizados pela empresa para beneficiar e motivar seus funcionários através de planos de previdência complementar, sendo a entidade de previdência complementar da empresa estudada a Forluz, além de outros benefícios como na área da saúde, e também os conceitos de entidades de previdência complementar.

As Demonstrações Contábeis são uma das grandes preocupações de uma sociedade empresária, e nas demonstrações da CEMIG pudemos encontrar sua gestão tributária, com informações analisadas entre a controladora e suas controladas. Utilizamos também de valores referentes ao estado de Minas Gerais com suas atividades econômicas exploradas e os quantitativos simulados, a confrontação da despesa com a receita tributária e a destinação da arrecadação desse Estado com uma análise das informações da LDO 2010, focando a destinação dos recursos em educação e saúde que tem mais características sociais, sendo todas estas informações alcançadas através de pesquisa e leitura textual.

O que se pode ver nesse trabalho foi de forma sintética um pouco de como a CEMIG S.A. age no mercado de trabalho e em sua atividade econômica, visando maior rentabilidade e um trabalho responsável e de qualidade para seus clientes.