Tânia Martins Ferreira da Silva¹
Gilvanete Nogueira da Silva Gonçalves²

RESUMO

A cada dia que passa o mercado contábil vem se tornando mais competitivo, pois constantemente vários profissionais estão sendo inseridos no mercado de trabalho. Jovens saindo das universidades com a sede de aprendizagem e retorno financeiro. Devido a isto, surgiu à necessidade de organizar a classe e criar políticas de valorização para esta categoria que se auto desvaloriza para conseguir manter-se competitivo. O presente artigo trata do atual comportamento do contador perante a sociedade e a classe contábil, da forma como ele atua dentro das empresas e até que ponto ele exerce a sua função de auxiliar nas tomadas de decisões. Discorre também sobre as várias áreas que o profissional pode desenvolver diminuindo as possibilidades de desemprego. Embora haja muitos profissionais o mercado contábil ainda tem capacidade para absorvê-los. O principal objetivo deste artigo é mostrar o perfil dos contabilistas da região Centro Sul do Estado do Ceará e mensurar o grau de relacionamento e confiabilidade entre o contador e o empresário e se ele está se preparando para usufruir da concretização das expectativas que se criam em torno de tal profissional. Foi realizada uma pesquisa de campo com empresários e contadores da referida região, com o intuito de comparar os dados e verificar, sobretudo, se há diálogo entre ambos e auxiliar a análise da situação na ótica do empresário e do contabilista.

Palavras-chaves: Mercado Contábil. Valorização Profissional. Absorção no mercado de trabalho.


1 INTRODUÇÃO

O Constante avanço econômico e tecnológico tem levado a uma unificação na linguagem contábil, o que por sua vez tem aproximado o contador do empresário, tendo em vista que é o contador o detentor das informações sobre as mudanças e o responsável em repassá-las para o empresário, com o escopo de auxiliá-lo nas tomadas de decisões.



_____________________________
¹Graduanda do curso de Bacharel em Ciências Contábeis da Faculdade Vale do Salgado-
[email protected]

²Professora Orientadora do curso de Bacharel em Ciências Contábeis da Faculdade Vale do Salgado-
[email protected]
Tamanha deve ser a prudência do profissional contábil ao manusear essas informações, pois conforme dispõe o Novo Código Civil Brasileiro em seus artigos 1.177 e 1.178, a responsabilidade do contador é solidária, ou seja, responde pelas informações geradas em seus relatórios do mesmo modo que o empresário ? o fornecedor dos dados - o que ele chama de preposto ou preponente.
Além de fornecer as informações para as empresas-clientes, o contador presta informações ao governo de todas as esferas: federal, estadual e municipal; abastece os dados estatísticos, servindo de base para os planejamentos orçamentários e tributários. Costuma-se qualificá-lo como um elo entre o Fisco e o Contribuinte.
Tratar da importância do contador na gestão empresarial é tentar de alguma forma evidenciar uma realidade ainda não constatada por muitos, embora esta profissão esteja passando por um processo evolutivo de conscientização da sua real importância para as empresas. Ainda há muito a conquistar para então alcançar a sonhada valorização da categoria, pois muitos ainda não dão o devido valor a este profissional, não compreendem o valor da informação contábil, a sua relação custo benefício, pois a importância da informação se dá basicamente pela sua finalidade, pois quanto mais ela trouxer benefícios para a empresa e for real e fidedigna mais relevante e influente será no processo decisório em qualquer fase: planejamento, execução ou controle.
O contador limita-se a apenas calcular e emitir os impostos para seus clientes pagarem ou ele está preocupado em adequar-se às exigências do mercado, que requerem dele uma nova postura profissional? Conhece a importância e a responsabilidade dos seus atos? Preocupa-se em investir em tecnologias que os auxiliem na rapidez e na qualidade dos serviços prestados?
O objetivo geral deste artigo é mostrar o novo perfil do contador e as necessidades das reformulações da contabilidade para a inserção no mercado competitivo. Já os específicos são: aduzir as expectativas da profissão no Brasil; mostrar a importância do contador no apoio ao processo decisório; verificar se o contador está se preparando para atender as expectativas que se criam em torno de tal profissional.