Curso De Prevenção Por Uso De Drogas Para Educadores De Escolas Públicas

Escola Estadual de ensino fundamental e médio Casimiro de Abreu

INEP 11003979

 

 

 

 

 

 

 

O consumo de drogas na escola

 

 

 

Cursista:

Izaltina Vital dos Santos

 

 

 

 

 

 

 

 

Nova Mamoré, setembro/2014

SUMÁRIO

1-CONTEXTUALIZAÇÃO...........................................................................................03

2-QUADROS E GRÁFICOS.........................................................................................04

3-REFERENCIAL TEORICO.......................................................................................07

4-OBJETIVOS (geral e específicos)...............................................................................09

5-SUJEITOS DA INTERVENSÃO..............................................................................10

6-JUSTIFICATICA.......................................................................................................10

7-METODOLOGIA......................................................................................................11

8-REFERENCIAS........................................................................................................12

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1-Introdução

Trabalhar pela educação é de grande valia, principalmente em se tratando de assuntos tão interessantes como é o caso desse projeto que será desenvolvido com vários alunos em varias situações. A escola necessita da colaboração de todos, pois somente assim poderemos transmitir melhor a aprendizagem no curso com a interação do alunado. A estrutura da escola é a seguinte:

A escola tem como estrutura física: 15 salas de aula, 01 as dos professores, 01 sala de direção, 01 sala de informática, 01 sala de mídias, 01 sala de supervisão, 01 biblioteca, 002 dispensas para guardar materiais pedagógicos, merenda e material de limpeza, 01 da orientação, 01 secretaria, 01 sala de musica, 01 sala da rádio, 01 cozinha ampliada, 01 sala de leitura, 06 banheiros femininos, 06 banheiros masculinos, 01 pátio, 01 refeitório, 01 quadra coberta com banheiros e sala para guardar matérias.

A escola citada conta com 1005 alunos matriculados divididos nos três turnos: Manhã, tarde e noite. Os alunos têm idades variadas que começam com 6 anos assim em diante.

A escola conta com 90 servidores divididos em diversos serviços, sendo que 40 são professores formados em diversas áreas. A maioria dos professores trabalha na conscientização quanto ao uso das drogas e os malefícios que a mesma trás para eles.

O trabalho realizado com a parceria de alunos e orientadores e supervisores são de grande proveito, pois os mesmo se entusiasmam com esses projetos na escola ou fora dela. Os pontos fortalecidos pelos orientadores são de valorização familiar e profissional, sempre buscam aconselha os que eles tem conhecimento sobre casos isolados e oferecem ajuda tanto ao aluno quanto a família. Os professores precisam passar mais confiança para os alunos para que haja uma interação mais segura e confiante com os mesmos. Nas salas durante a aula precisam trazer no conteúdo textos onde citam mensagens, noticias e noções das pessoas que fazem usos indevidos de drogas e a que situação chegam. Produção de cartazes e passeatas realizadas nas ruas para sensibilizarem a sociedade para esse grande vilão que atacam os adolescentes nos momentos de suas fragilidades e que quando à família e a escola percebe, o mesmo já está detonando os alunos com suas promessas de ilusões, que são fantasias de adolescentes. Isso tudo tem que haver acompanhamento correto com pessoas capacitadas e aplicadas nesse tipo de trabalho.

Os pontos desfavorecidos são: A venda de bebidas alcoólicas para menos adolescentes, sabemos que tem punições, no entanto não há denuncia desses casos que também podemos considerar isolado. Por morarmos em um país de fronteira onde a droga é vendida de forma ilegal para nós e para eles não tanto, basta ter dinheiro e atravessar o rio de barco. Isso chega ser constrangedor para as famílias que ficam indignadas com essa situação. A falta de estrutura familiar e respeito também trás muitas consequências e com isso os adolescentes deixam o lar cedo e caem no mundo da prostituição.

2-Os Quadros E Gráficos 

Gráfico da rede interna da escola

 

Gráfico da rede externa da escola

 

 

No âmbito escolar tem que haver certa cumplicidade entre alunos e professores para que haja o ensino e aprendizagem no contexto desse sistema educacional que tanto oferece aos mesmos, oportunidade para realização de tarefas difícil de serem aplicadas e terem ótimos resultados, como é o caso de falar abertamente ao uso indevido das drogas dentro e fora da escola. Sabemos que há fatores que ajudam para que essa fase da vida seja vencida, no entanto há fatores que prejudicam e muito a vida dos alunos nessa idade de transição de comportamentos até a vida adulta.

Um dos fatores principal e que mais ajudam uma criança ou adolescente a não se envolver e cair no mundo das drogas é uma família bem estruturada e com ensinamentos de valores. Isso muitas famílias perderam e não conseguem retornar, ficou difícil buscar o aprender e transmitir o que devemos realmente ser como ser humano. Segundo Sudbrack (2003, p. 63) há adolescentes que apresentam maior comprometimento com o consumo de drogas e/ ou outras problemáticas, em geral, atreladas a conflitos de ordem familiar que os colocam em situações de risco.

Situações preocupantes é a parceria entre escola e sociedade. Hoje a escola está esquecendo-se de passar os verdadeiros direitos e deveres dos alunos quanto o que realmente irão buscar na vida estudantil deles. As participações dos alunos nos projetos da escola estão isoladas, os professores preferem realizarem as tarefas que pedir aos alunos que a pratique, que a estude e descubra através da prática o verdadeiro valor do seu desempenho quanto produtor de seus próprios esforços e dedicação. Mostrar o caminho colocando regras e limites, onde todos participam e ficam orgulhosos do seu produto final.

Respeito e humildade devem ser apresentados a classe de alunados para que todos se tornem capazes, no entanto tem que haver cobranças, combinados entre outros para que esse meio de convivência se torne possível e agradável. A confiança que podemos passar para os alunos nos deixa mais próximos deles para saber como anda a sua vida dentro e fora do âmbito escolar. O trabalho para o sucesso não depende do professor e muito menos do aluno, essas duas classes tem que andar juntas. Sendo assim no final a vitória sempre serão de ambas as partes. Somente dessa forma é que vamos trabalhar centrada no desenvolvimento humano e não nos sentir culpados pela má formação da futura geração de profissionais.

Para a Organização Panamericana de Saúde (OPS, 2005, Apud, RODRIGUES E PAIVA, 2008) a escola é o local adequado para a criação de programas preventivos envolvendo a qualidade de vida. Como agente transformador social, moral e ético, principalmente quando há baixa motivação, insuficiência no aproveitamento, desvalorização da educação. A escola oferecendo serviços especiais, em detrimento de punições pode ser o começo para a prevenção. (RODRIGUES E PAIVA, 2008)

O foco principal do trabalho da escola deve ser a reflexão, contribuindo para a visão críticas das situações e dos problemas e para o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de escolha dos adolescentes. (ALBERTINA; SCIVOLETTO; ZEMEL, 2004. p. 83).

Para que haja melhores desempenhos sobre o estudo devemos apresentar os fatores de risco e proteção.

Fatores de risco são aquelas circunstâncias sociais ou pessoais que a tornem vulneráveis a assumir comportamentos arriscados, como usar drogas.

Fatores de proteção são aqueles que contrabalançam as vulnerabilidades, tomando as pessoas com menos chances de assumir esses comportamentos.    

Quadro 1 - Fatores de proteção e de risco da escola

 


Fatores de proteção:
pontos fortes da minha escola

Fatores de risco:
pontos frágeis da minha escola

1.Uma família bem estruturada.

1. Falta de estrutura familiar.

2. Vigilância com os alunos propícios.

2.Visão dos acontecimentos com o aluno.

3.Visitas dos responsáveis na escola.

3.Falta Acompanhamento do responsável na escola.

4.Estimular o aluno a participar de projetos na escola.

4.Vulnerabilidade nas ruas.

5.Mostrar que o aluno também tem deveres.

5.Falta de estimulo para conquistas.

6.Cobrar incentiva e desenvolvimento do aluno nos trabalhos escolares.

6.Falta de atenção quanto professor/aluno.

7.Ser um reflexo para o aluno.

7.Desinteresse com algumas disciplinas.

8.Vinculo positivo com as pessoas.

8.Família que fazem uso de drogas.

9.Autoestima bem resolvida

9.Adolescentes frustrados.

10.Satisfação com a vida.

10.Críticas destrutivas.

 

 

3-DEFINIÇÃO DE REFERENCIAIS TEÓRICOS, DOS OBJETIVOS E DOS SUJEITOS DA INTERVENÇÃO.

3.1-Referencial teórico do projeto:

            O uso de substancias entorpecentes no mundo é tão antigo quase quanto a sua própria existência. Foi e é utilizada como finalidades religiosas, culturais, curativas, relaxantes, ou simplesmente para realização do próprio prazer. As drogas são produtos bem conhecidos há muitos anos neste mundo e um dos produtos mais antigo é o álcool (primeira droga licita) era usado em festividades diversas. De acordo com Moreno et al (2009) e a Federação das Comunidades Terapêuticas (2001). Sempre foi utilizado de maneira gradativa conforme o seu desenvolvimento na destilação. Para que as drogas chegassem a lugares diferentes como está até hoje, os acontecimentos foram através das viagens marítimas com base nas trocas de mercadorias. Essas descobertas foram chegando a todos os continentes. Um exemplo desses acontecimentos foi o ópio (primeira droga ilícita) da China foi um produto que chegou a todos os continentes por vias marítimas, ele era consumido através do fumar. O ópio e a coca ficaram mais apurados sobre a forma de heroína e cocaína.

            Como as drogas chegaram a toda a parte do mundo, no Brasil não foi diferente, aonde primeiramente veio o consumo do álcool, que eram e são feitos até hoje através de um processo de fermentação, sendo que no inicio era um produto feito manualmente, no entanto com o aumento do consumo a industrialização reforçou e desenvolveu mecanismo para maior produtividade.

            A partir dos anos de 1960 e 1970, começaram as preocupações políticas, educacionais e sociais, pois o consumo não estava se restringindo somente no álcool e sim em todos os consumos de drogas a nível mundial. Através dessa situação começaram os trabalhos de conscientização ao desenvolvimento acelerado das pessoas com dependência no uso excessivo das drogas. O grande mal estava aos poucos adentrando e crescendo nas famílias, escolas e trabalhos. Brasil (2010)

            As drogas licitas e ilícitas são e podem ser utilizadas para combater e até controlar a saúde das pessoas, mas não devem ser administrada por conta própria, e sim, com a consulta dos profissionais da saúde. As drogas licitas são: As bebidas alcoólicas, o cigarro e os remédios, pois são comercializados e aparados por lei. Tão prejudicial à saúde quanto às drogas ilícitas. As drogas ilícitas são: Alucinógenos, chá de lírio, cogumelo, santo daime, barbitúricos, maconha, cocaína, ópio, heroína, Haxixe, ecstasy, LSD, crack, lança-perfume, speedball, metadona, GHB, quaalude, ketamina, peyote, mescalina e charas.

                    Os dados a seguir são de Boa Saúde (2006, p. 03) Segundo Boa Saúde a tolerância, é um estado caracterizado pela necessidade do uso de drogas em maiores quantidades para se obter os mesmos efeitos. Evidência cientifica do uso contínuo ocorre pelo envolvimento neuropsicológico do usuário. Há risco de morte súbita, paranóia, agressividade, parada cardíaca. Na abstinência provoca depressão. Cada droga utilizada exerce um efeito no organismo. O conhecimento destes é de grande importância na prevenção. Os jovens devem ter conhecimento desses dados antes de se aventurar a experimentar induzido pela curiosidade.

A relação entre os dados obtidos nos Levantamentos Domiciliares nos anos de 2001 e 2005, enfatizam algumas prevalências de uso de drogas na vida, como demonstra abaixo BRASIL (2008, p. 60):

 

DROGAS

2001 (%)

2005 (%)

MACONHA

6,9

8,8

SOLVENTES

5,8

6,1

COCAÍNA

2,3

2,9

CRACK

0,4

0,8

HEROÍNA

0,1

0,09

Fonte: CEBRID/SENAD – I e II Levantamentos domiciliares sobre Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil 2001 e 2005.

Assim, uma outra análise se faz importante, sobre a tendência do consumo na vida de vários psicotrópicos entre alunos da 5ª série do ensino fundamental ao último ano do ciclo médio, em dez capitais do Brasil, em diferentes anos, conforme descrito abaixo por BRASIL (2008, p. 61):

DROGAS/

1987

1989

1993

1997

2004

ANO

         

SOLVENTES

14,7%

17,3%

15,45

13,4%

15,5%

MACONHA

2,85

3,45

4,5%

7,6%

5,9%

COCAÍNA

0,5%

0,75

1,2%

2,0%

2,0%

Fonte: CEBRID. V Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública nas 27 Capitais Brasileiras

Em nossa sociedade observa-se por meio das estimativas que uma enorme parcela dos indivíduos consome algum tipo de droga lícita ou ilícita. BRASIL (2008, p. 67), retrata o perfil das drogas mais usadas na vida pela população brasileira, a partir dos dados obtidos entre 2001 e 2005, pela Secretaria Nacional Antidrogas – SENAD, por meio de Levantamentos domiciliares:

DROGAS

2001

2005

ÁLCOOL

68,7

74,6

TABACO

41,1

44,0

MACONHA

6,9

8,8

SOLVENTES

5,8

6,1

COCAÍNA

2,3

2,9

ESTIMULANTES

1,5

3,2

Fonte: Secretaria Nacional antidrogas – SENAD e o Centro Brasileiro de Informações sobre drogas – Levantamentos Domiciliares realizados em 2001 a 2005.

4-Objetivos do projeto de prevenção

4.1-Objetivo Geral:

            Realizar junto com o grupo das turmas mencionadas trabalhos como: palestras, confecção de cartazes, dinâmicas em grupos, apresentação de seminário, sobre os riscos e os fracassos que as drogas trazem para o ser humano que se envolve com esses produtos, deixando claro que as drogas afetam o nosso organismo físico, mental e também o nosso convívio social.

4.2-Objetivos específicos:

*Estimular os educandos ao consumo de produtos que beneficie a saúde e também a realização de exercícios físicos e mentais para que não haja envolvimento com produtos derivados das drogas;

            *Oportunizar os debates em sala de aula sobre os malefícios que as drogas poderão trazer para a vida das pessoas que vivem no mundo das drogas;

            *Despertar nos alunos o interesse por uma vida saudável através da explicação de conteúdos que podem ser pesquisados em livros ou através da internet;

            *Possibilitar reflexões sobre o que devemos pensar sobre o próprio futuro, os limites que devem ter e as possibilidades que a vida há de oferecer aos educandos;

            *Fortalecer que por meio das redes sociais os alunos poderão divulgar a sua maneira de pensar e ajudar no combate ao uso indevido das drogas.

 

5-Definição dos sujeitos da intervenção

Este projeto terá como sujeitos da intervenção os professores e os alunos do ensino fundamental II, especificamente as turmas de 6º, 7º, 8º e 9º ano dos turnos manhã e tarde, sendo que os mesmos são alunos na faixa etária de 12, 13, 14, 15, 16 e 17 anos. Em sua maioria alunos que não tem trabalho fixo, o que nos possibilita a sua presença não somente neste projeto, mas em quase todos os projetos realizados na escola.

 

6-Justificativa

           

Todas as drogas que são consumidas sem consulta a especialistas na saúde poderão ser prejudiciais a saúde. Mas em se tratando de todos os tipos de drogas, as lícitas são as mais procuradas pelos adolescentes em inicio de consumo sendo assim o envolvimento mais rápido. Além da problematização do vicio é impossível ignorar que o usuário terá grande dificuldade de levar a vida normal sem danos a saúde e as pessoas que convivem juntos a ele. Quando o usuário já envolve com as drogas ilícitas fica complicado reverter a situação. Como desenvolver trabalhos que empresa essa situação? Fazendo o uso de palestras, cursos e divulgações de como prevenir com ação em conjunto: escola, pais e sociedade.

Assim a Escola deve criar estratégias que possam envolver toda sociedade no enfrentamento coletivo dos problemas relacionados ao consumo de drogas lícitas e ilícitas. “O consumo de drogas na escola” é um tema transversal e multidisciplinar, o que implica que a abordagem dessa questão tem que se de forma integrada entre as disciplinas, os projetos educacionais e os diferentes departamentos da unidade escolar.

7-Metodologias

O projeto em questão tem como tema central a prevenção ao uso indevido de todos os tipos de drogas na escola, hoje os adolescentes em idade escolar, estão vulnerais a esse encontro com as drogas a caminho da escola ou próximo a ela. Este projeto terá como apoio o desenvolvimento de palestras, aulas em varias disciplinas e confecções de cartazes representando a realidade do uso das drogas no âmbito escolar. Nas aulas serão abordadas teorias de autores diversos que permitirão análises e reflexões críticas no tocante a temática do uso indevido de drogas. Nas aulas os alunos,  professores e palestrantes poderão expor seus problemas e aspectos relevantes que precisam ser discutidos com maior ênfase.  Assim, o estudo sistemático de diferentes obras, tais como livros, jornais, revistas e materiais disponibilizados na internet proporcionará a fundamentação teórica e científica que dará suporte a toda argumentação desenvolvida no trabalho. Contudo, o Projeto de Pesquisa será desenvolvido por meio de análises teóricas bibliográficas que sustentará a argumentação da concretização de um novo olhar sobre o trabalho preventivo do uso de drogas por adolescentes e jovens em idade escolar, bem como na maneira de como os educadores, gestores escolares e diversos segmentos sociais da comunidade irão se envolver com o processo preventivo do uso indevido de drogas na escola e até mesmo fora dela.

 

8-Referencias Bibliográficas

            Boa Saúde. Os efeitos do abuso de drogas ilícitas na saúde. Junho/2006.

BRASIL, Prevenção ao uso indevido de drogas: curso de capacitação para conselheiros municipais. Presidência da República, Secretaria Nacional Antidrogas, 2008.

BRASIL. Presidência da Republica. Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas: cartilha sobre tabaco/Secretária Nacional de políticas sobre drogas.– Brasília:Previdência da Republica, Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas 2010.

_______,Cartilha para educadores. SENAD, Brasília: 2005. Série: Por dentro do assunto.

_______,Cartilha sobre cocaína, maconha e inalantes. SENAD, Brasília: 2005. Série: Por dentro do assunto.

Federação das Comunidades Terapêuticas. Drogas e álcool, Prevenção e tratamento. Campinas: Komedi, 2001.

MEC, Ministério de Educação e Cultura.  Curso de prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas/Secretaria Nacional Antidrogas, Ministério da Educação, Universidade de Brasília; Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.