Vários fatores têm contribuído para as ocorrências desses eventos, dentre eles estão: a globalização, o capitalismo exacerbado e a ansiedade do consumo, e a desestruturação da família.

Com a globalização, a transito de pessoas está se tornando cada vez mais facil no mundo. As fronteiras estão sendo minimizadas à medida que o país melhora suas relações comerciais, tais "facilidades" tendem a ser utilizadas pelo crime organizado. Demostrando que não é só a economial mundial que é afetada por ela, mas também as ilícitas atividades.

É nítido que a globalização tem influenciado nas vendas e no consumo de drogas, porém não se pode atribuir somente a tal fenômeno a responsabilidade destas práticas. Desta forma, destaca-se também o capitalismo exarcebado e a ansiedade do consumo.

O consumo sem limites e as várias possibilidades de escolhas aumentam o nível de ansiedade.

Uma pessoa encontra no "Discurso do Capitalismo" rejeição. "...Isso acontece quando a sociedade funciona cada vez mais sem limites,na qual parece existir uma pressão constante em direção a algum tipo de jouissance (deleite,gozo) sem fim. Esse empuxo em direção a jouissance a, todo custo é especiealmente visível em todas as formasde toxicomania ? no excessivo consumo de alcool, drogas, shopping, trabalho etc." (Salecl 2005:26)

Dentre tantos motivos que levam ao consumo de drogas, não se pode deixar de mencionar a desestrutura familiar.

Muitos somente se encontram no mundo do crime, e tomam como referencia os criminosos, delinquentes, contrabandista, traficantes etc. Verifica-se então que, quando a casa, o lar possui pais presentes no crescimento dos filhos, a possibilidade de sucesso no que diz respito ao afastamento do consumo de drogas, aumenta.

A globalização, o capitalismo exacerbado e a ansiedade do consumo, e a desestruturação da família, têm contribuído de forma exagerada no aumento de consumo de drogas. E para combater esse consumo é preciso também a presença do Estado com seus órgãos de Segurança Pública, promovendo paléstras e programas de combate as práticas ilícitas dizendo não ao consumo de drogas e a venda de drogas.