FNC - FACULDADE NOSSA CIDADE

 

aluna.:  ALBA CRISTINA DOS SANTOS DE LIMA

 

ORIENTADORA.: PROFª. ESTHER COSSO

O artigo sobre consumismo infantil e suas conseqüências, vem de  encontro com a realidade do mercado brasileiro e mundial.

A autora descreve a problemática de forma ampla e busca através de uma pesquisa qualitativa para poder mensurar o quanto o publico de adolescentes são vulneráveis ao consumismo.

Dados da pesquisa revelam que os adolescentes ficam mais de cinco horas por dia no Brasil em frente a um televisor, recebendo idéias prontas e limitando a sua criatividade e pior sendo bombardeado por um MKT agressivo de produtos e serviços, muitas vezes desnecessários.

No texto pode se observar a frase “Ninguém nasce consumista”, parece um tanto utópico, se partimos do principio que vivemos em um mundo capitalista, onde infelizmente mede-se a classe social das pessoas pelos seus bens materiais, os jovens convivem com isto desde cedo, nas escolas, meios sociais, internet.

Abre se uma discussão sobre a participação deste público alvo em relação a influencia do consumo familiar pode afirmar de forma clara que os jovem direcionam os pais ou tutores na compra de em alguns seguimentos, como por exemplo, a área digital( celulares, Computadores, Tabletes, etc.).

Outro seguimento citado no texto e na área de alimentos, tipo Fast Food as grandes redes de alimentos rápidos buscam cada vez mais direcionar seus comerciais demonstrando jovens praticando esportes e comendo lanches, um tanto contraditório porem vendável ou simplesmente nas gôndolas de alimentos que são disponibilizadas estrategicamente nos supermercados para atrair os seus consumidores, salgadinhos e chocolates próximos aos caixas.

Porem, como conseqüência temos adolescentes menos criativos, por consumir idéias prontas e ate obesos por não praticar esportes a não ser o virtual ,nos vídeos games.

Outro ponto é o meio ambiente, ou seja, do descarte dos produtos considerados ultrapassados, para consumo de novos modelos.

Para podermos mudar este cenário devemos fazer a seguinte pergunta: estamos preparados para isto, ou seja, a sociedade esta preparada para o consumo sustentável temos que partir do principio que a família e órgãos governamentais formadores de opinião estejam direcionados para isto, no entanto, será que a maioria escolas atuais tem proposta e estão preparadas para está problemática?