Libertar a humanidade da ignorância é uma tarefa árdua. Os grandes mandatários da sociedade, os poderosos, não têm interesse que o povo adquira o conhecimento. É sobre um povo ignorante que se mantêm as religiões opressoras. É sobre um povo ignorante que se mantêm políticos mal intencionados. A humanidade geme sob o peso do fardo que está sobre seus ombros e, nós cristãos somos convidados a lutar pela libertação desse povo massificado, sofrido e oprimido, que vive nas trevas, sem voz e nem vez.
Sabemos que a sociedade, basicamente, é constituída de escravos e livres, oprimidos e opressores, pobres e ricos. É contra essas desigualdades que devemos lutar. Esse foi, e continua sendo, o grande desafio lançado por Jesus a todos os que desejam ser cristãos. Só construiremos uma sociedade fraterna, alicerçada na justiça e com igualdade, se formos verdadeiros em nossas ações e coerentes em nossos discursos. Ser luz para todos os que vivem nas trevas é nossa grande missão. Os verdadeiros cristãos não podem permitir nunca que a ignorância vença a inteligência. Não podem permitir jamais que a tirania, a desonestidade, a depravação assolem a sociedade. Por isso essa luta exige coragem e desprendimento. O tirano, escravo do dinheiro e prepotente, não pode ser cristão, a menos que se converta ao evangelho. Ao se converter, ocorre uma abertura no coração do homem pela qual a luz de Deus pode entrar e torná-lo homem novo, capaz de ser iluminado e iluminador.
Mais do que nunca o cristão precisa estar atento à voz de Deus e aos sinais dos tempos. Deus diz que "o povo está sendo destruído, porque lhe falta conhecimento." (Oséias 4, 6) Se Deus nos fala e não lhe damos ouvidos, estamos sendo trevas para os homens e a luz não habita em nós. Quando nos tornamos apenas ouvintes da Palavra de Deus e não a colocamos em pratica, estamos rejeitando o conhecimento e nos desviando do caminho do bem. E Deus é bem claro com relação a tal atitude: "Tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei...; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos". É através de nós que Deus age no mundo. Quando rejeitamos o conhecimento, que vem de Deus, nos tornamos pedra de tropeço para os homens. Malaquias fala sobre isso. Ele diz: "Mas vós vos tendes desviado do caminho e, por vossa instrução, tendes feito tropeçar a muitos; não guardastes os meus caminhos e vos mostrastes parciais no aplicardes a lei". (Malaquias 2,8-9)
Basta parar um pouco, deixar as inquietações de lado, para percebermos o quanto somos falhos no cumprimento de nossos deveres de cristão. É muito fácil estar na igreja, cantando e louvando a Deus com nossos hinos de louvores e nossos gestos, muitas vezes até exagerados. Difícil é colocar em prática o que nos pede a Palavra de Deus. Ser cristão dentro da igreja é fácil. Difícil é ser cristão da porta pra fora, no dia-a-dia, na convivência com nossos irmãos. Simplesmente estar na igreja não nos torna cristãos. Somente ouvir o evangelho também não nos torna cristãos. Precisamos ser evangelho vivo para o mundo de hoje. Na correria em que vivem os homens, talvez sejamos nós, com nossos gestos e atitudes, o único evangelho que eles possam de fato ler. Portanto, sejamos luz em meio às trevas do mundo. Levando o conhecimento ao homem que vive oprimido pela ignorância, estaremos, de fato, sendo fermento na massa e luz para o mundo.


João Vitor Mariano
jvmariano.blogspot.com
Uraí - Paraná