Entrevista de Emprego

           O conhecimento gera a segurança. 

Quantas vezes após uma entrevista de emprego  saímos com a sensação de que poderiamos ter respondido certas questões de uma maneira mais concisa, mais "firme", demonstrando segurança?

Quando não somos chamados para a vaga essa sensação aumenta, mas logo esquecemos e vamos para a próxima entrevista e no final da mesma, aquela sensação volta novamente.

No curso Planejamento e Gestão de Carreira descobri que isso ocorria comigo devido a insegurança que ia  pendurada no meu ombro bem confortável até a sala do entrevistador (a), geralmente um chefe (a) de RH que estava a minha espera com um sorriso largo pronto a me ajudar e acabar com meus dias de desemprego. 

Isso pode até ser parte da verdade. 

No entanto quando você demonstra insegurança na resposta, o RH passa a viver no nivel energético da sua insegurança e começa  questionar no seu interior se você daria conta do recado, porque na verdade ele ou ela serão cobrados caso você e mais cinco ou seis escolhidos na entrevista não correspondam  na produção, "tempo é dinheiro" o capitalismo funciona assim. 

Aquele mocinho de cabelinho lambido (padrãozinho) ou aquela mocinha loirinha sorridente estão com um tremendo abacaxi nas mãos. A produção da empresa e o lucro dela começam ali ou terminam ali, uma escolha bem feita ou mal feita faz muita diferença.

Aprendi que para aumentar a segurança numa entrevista de emprego devemos ter os seguintes cuidados : 

  • escolher área de atuação que tem a ver conosco, nesse caso a chance de ir bem é maior porque vou estar falando do que gosto portanto do que entendo. ( a entrevista é um bate- papo formal) mas, é um bate-papo.
  • Conhecer qual é a atuação da empresa e como ela está rankiada no mercado do qual faz parte.(pesquisinha básica).
  • Conhecer a missão da empresa (a marca registrada da mesma).
  • Montar um roteiro prévio  de questões, mas não tentar decorar-las e sim fazer relação com o mercado que a empresa atua e o conhecimento que você tem sobre a profissão que a complementa.
  • Olhar-se no espelho e atuar como o RH que irá te entrevistar, não tenha pena de você, faça questões pertinentes e até impertinentes.
  • A vida é um teatro por isso precisa de ensaios constante, isso pode ser confundido com falsidade, mas faz parte do protagonismo que devemos exercer no nosso dia-a-dia. 
  • Entre sorrindo e saia sorrindo da entrevista, mostre para o RH que ele ou ela pode ter um grande aliado ou aliada nas fileiras da produção seja administrativa,de produtos ou de vendas. 

     Como tudo na vida essas dica não são garantias de um vaga de trabalho, mas com toda certeza e experiência, quando aprendemos algo novo nos sentimos mais capazes e independentes da escolha alheia. Com isso aumentamos nossa segurança e confiança pessoal, passamos o bastão da dúvida para quem está nos entrevistando. 

 Portanto a dúvida agora é :

- Será que  se eu não contrata-lo (la)  a concorrente contrata?

  Somos um produto e não há mal nenhum nisso, se nossa embalagem estiver bonita e nosso interior tiver conteúdo, só temos a ganhar.  

            Abraço a todos e todas!