Passamos por conflitos de relacionamentos em todas as áreas de nossas vidas e no ambiente de trabalho não poderia ser diferente.  Uma distinção importante é caracterizado o que são conflitos com causas reais e com causas emocionais. Segundo Richard Walton (1972, p.28), os conflitos com causas reais envolvem divergências acerca de polìticas, normas, prioridades, recursos, papéis e relações formais entre as partes. Os conflitos com causas emocionais compreendem sentimentos negativos entre as partes, como os de desconfiança, desprezo, ressentimento, medo, rejeição... A distinção entre esses dois tipos de conflito é importante, pois será fator determinante para orientar a intervenção. O conflito baseado em causas reais exige negociações e soluções de problemas pelos participantes e até mesmo intervenções de terceiras partes neutras.

    Assim, faz-se necessário reconhecer que o conflito existe e precisa ser enfrentado. Negá-lo impede o grupo de buscar uma solução. É preciso evitar os deixa disso, isso não é admitido aqui, esqueçam as diferenças e vamos trabalhar. Dentre as tantas inteligências emocionais que uma pessoa possui, a relação interpessoal é uma de grande destaque, pois é a forma como o indivíduo lida com o seu meio social, seja na família, na escola ou no trabalho. Segundo Pissurno (2008, p.9) ``as pessoas gastam muito mais energia para esconder e camuflar o conflito, do que para enfrentá-lo e resolvê-lo, e ainda correm o risco de vê-lo, se agravar com o passar do tempo``. O relacionamento interpessoal é mais comum no mundo dos negócios e das empresas. Envolve as habilidades e capacidades, inteligências e estratégias em comum de um grupo para que haja um crescimento geral. Segundo Heráclito (2010, p.26) ``para um bom relacionamento interpessoal entre uma equipe  de trabalho, existem três pontos fortes para desenvolver um bom relacionamento é saber ouvir, saber falar e saber respitar``.

     As causas dos conflitos acontecem justamente por causa do preconceito, grosseria, teimosia, sensibilidade exagerada, diferença de valores, diferença de interesses, mas nem sempre encontramos pelo caminho pessoas que somente nos agrandam, tendo aqueles que de forma ou outra causam sensações que não queríamos viver, afastando-nos dos  mesmos.

Mediação de conflitos, http.//www.gestaoerh.com.br/visitante/artigos/gead_030.php.